É claro que no Vida&Arte, cantores, atores, pintores, bailarinos, fotógrafos, dentre outros profissionais estarão sempre em destaque. Entretanto, pensando em uma maneira de fazê-los compreender ainda mais sobre o mundo artístico e seus bastidores, o caderno foi à fundo nas pesquisas e entrevistas com Paulo Pimenta, fundador da empresa Bpmcom que assessora diversos talentos. Com mais de 18 anos de experiência no mercado de Comunicação Social, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, o empresário é o responsável pela trajetória de famosos como Anitta, Juliette e Thiaguinho.
"Quando comecei a estudar, a assessoria de imprensa ainda era mal vista. Muita gente dizia que você não era jornalista por não estar na redação. Diziam que não tínhamos compromisso com a verdade. Quando me formei, comecei a trabalhar com TV e saí colocando meu currículo no mundo. A sensação era de que o ramo da assessoria já me chamava para trilhar esse caminho. Em um certo momento, recebi o convite para fazer parte de uma agência e desde então não larguei mais a área", conta Paulo em entrevista exclusiva ao Vida&Arte.
O empresário atuou como produtor de telejornais da TV Globo, passando pela redação do escritório da emissora em Nova York. Ao longo de 7 anos, fez parte da área de Comunicação Social da Petrobras, onde foi responsável pelo atendimento à imprensa nacional e internacional da estatal. Antes de fundar a Bpmcom, Paulo coordenou a Comunicação Interna da Odebrecht.
Em entrevista, o profissional ressalta a importância dos estudos e a busca por oportunidades de trabalho desde cedo. "A comunicação te permite ousar, então você pode começar criando um blog, videocast, o que for. Se você puder ir atrás de estágios, mesmo que não tenha um retorno financeiro significativo, continua sendo importante e o ideal", diz ele.
A Bpmcom foi fundada há dois anos, uma semana antes do início da pandemia. Ele comenta que foi um processo difícil, mas não impossível. Na verdade, sua história com a empresa começou bem antes, ao lado de sua ex-mulher Juliana Mattoni, no grupo Mattoni Comunicação. Para ele, apesar de ser novidade na época, o negócio se saiu bem e virou referência no mercado mesmo com as dificuldades.
Confira outros trechos de entrevista com Paulo Pimenta:
OP: O que você acredita ter sido essencial para o crescimento da empresa em tão pouco tempo?
Paulo Pimenta: O diferencial da Bpmcom é justamente atuar com foco na estratégia. É entender que cada pessoa, projeto ou marca tem um modelo diferente e customizado a ser seguido, e não somente uma divulgação sem critério e sem direcionamento. A Anitta é um grande exemplo disso. Estamos com ela há 8 anos, já que ela veio desde a época da Mattoni comigo. Quando houve a separação, a Bpmcom assumiu a responsabilidade pelos cantores, por isso Thiaguinho, Dilsinho, Pedro Sampaio e Juliette seguiram comigo. Enfim, é importante trazer elementos da comunicação, como marketing, relações públicas, construção de imagem e estilo. Isso tudo forma uma receita incrível.
OP: Como foi pensar em diferentes estratégias para cada artista no período de pandemia ?
Paulo Pimenta: O que percebemos na pandemia é que não existia outro meio de se comunicar que fosse mais direto e intimista, até mesmo mais funcional, do que as redes sociais. Surgiram inúmeras lives. A ideia das lives da Anitta, de academia, gastronomia, política, entre outras, foi algo pensado por ela. A Anitta queria que as pessoas também pudessem aprender e dividir os conhecimentos. Isso foi muito marcante. A gente lembra muito das lives com a Gabriela Prioli, que destacou a importância do ensino político no Brasil. Foi algo que conseguiu gerar entretenimento e conteúdo ao mesmo tempo.
OP: No ano de 2022, considerando o aumento de trabalho nas redes sociais, fatores políticos do País, dentre outros fatos, o que tem sido mais difícil de trabalhar ?
Paulo Pimenta: Eu não considero nenhuma dificuldade exclusiva do ano de 2022. O que a gente viu este ano é uma cena política, de importância nacional, que foram as eleições. Vejo como algo sensível e de muita importância o posicionamento político dos artistas, por serem pessoas públicas e por terem uma grande influência no que dizem e no que falam. Vivemos um sucateamento das questões voltadas às artes. Não vejo como saudável um artista não se posicionar politicamente. Acredito que essa foi a maior dificuldade, de elaborar um discurso plausível para que aquela pessoa comunicasse a sua posição em 2022.
OP+
Confira o novo episódio do "Vida&Arte Convida" com Paulo Pimenta, na seção Filmes e Séries do O POVO+
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