Logo O POVO+
Literatura: livros digitas e audiobooks promovem acessibilidade
Vida & Arte

Literatura: livros digitas e audiobooks promovem acessibilidade

Responsável pelo setor de leitura acessível da BECE, o escritor Igor Girão promove acessibilidade cultural por meio do livro "Além do Véu", disponível também em audiobook
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Igor Girão é 
formado em 
Biblioteconomia 
e mestre em Ciência 
da Informação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Igor Girão é formado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação

 O guarda florestal Samuel morre repentinamente durante um acontecimento sobrenatural na floresta amazônica e, subitamente, se torna um anjo. Além de proteger as riquezas naturais da região, ele deve defender uma jovem de Fortaleza com os novos poderes adquiridos. Este é o enredo de "Além do Véu", primeiro livro do bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Igor Girão, disponível em versão física, digital e audiobook.

A narrativa revela o dilema deste protagonista ateu que se depara com os mistérios do divino. Ele também experimenta novos sentimentos oriundos das relações presentes entre romance e autoconhecimento, enquanto se adapta à realidade única e diversa. "De uma hora para outra acontecem várias questões na vida do Samuel de autoconhecimento, uma jornada de reposicionamento de bússolas", detalha o autor.

Apesar de ter sido escrita em meados de 2018, a história surge a partir da inspiração reunida desde o mundo excêntrico das animações da TV na década de 1990. A ligação com a literatura foi fortalecida a partir de 2005, quando o autor tinha 17 anos e desenvolveu uma doença neurológica que o deixou com baixa visão e cadeirante. O processo criativo se tornou, então, método para explorar o que identifica como "eu-escritor" e criar novas possibilidades. "Para escrever esta história eu fui juntando a criatividade, junto com o meio científico, aliado com o RPG".

Com apreço por gêneros literários como fantasia, biografia e romance, Igor aposta na ficção para gerar mais identificação com o leitor. O realismo fantástico, explica o profissional, tem um poder de volumoso alcance. Desenvolver materiais que possam atingir um grande número de pessoas é, inclusive, uma das missões do mestre em Ciência da Informação. Ele atua na defesa da acessibilidade cultural por meio de suas produções e do setor de leitura acessível da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).

"Eu costumo dizer que as pessoas têm potencialidades e, no caso das pessoas com deficiência (PcD), elas precisam botar em prática as percepções, dizer onde dói, propor soluções e se expressar. O grande palco do mundo da vida são as pessoas", informa. A literatura, portanto, atua como uma das diversas pontes para conectar vivências por meio da escrita. "Na BECE a gente abriga muito a inclusão das pessoas com deficiência, independente do que elas têm. A gente pega essa interlocução e promove diálogos de conscientização. A gente faz essa curadoria da acessibilidade, ligando com acessibilidade cultural, porque temos certeza que quando você mostra sua diversidade, você pode modificar o mundo e ser modificado".

Em um panorama que retrata a acessibilidade cultural dentro do Estado, Igor menciona que houve um avanço com a idealização do Plano Estadual de Acessibilidade Cultural do Ceará, apresentado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult - CE) durante evento realizado na BECE em dezembro de 2022. O documento propõe a discussão e reflexão acerca de políticas e ações sobre o tema. "Hoje em dia o acesso está muito mais democratizado. A gente tem que entender como passar conteúdos de forma que permita a melhor compreensão para a pessoa que pode, eventualmente, ter deficiência", considera. Ele menciona que "antes de colocar o carro na rua", há um extenso plano por trás da viabilização de projetos que cumpram a função de acessibilidade. "A gente tem que ter uma série de etapas de pré-produção, que devem ser pensadas antes da execução".

Uma amostra desta transição exitosa entre teoria e prática é a versão em áudio de "Além do Véu", disponibilizada gratuitamente na plataforma de streaming Spotify. Cada capítulo do livro será lançado semanalmente. "Começou a ser produzido enquanto o livro estava sendo escrito, muita coisa foi alterada para parecer mais real. A gente tem a preocupação com a qualidade, porque muito produto perde muito na qualidade quando você tenta acessibilizar", ressalta. Deste modo, o público tem acesso à trajetória de Samuel por meio de distintos elementos sonoros. "Nós temos uma cultura muito rica, tanto a nível de Brasil,como a nível do Ceará. Eu penso em uma sequência, na qual pretendo entrar mais na cultura cearense, nos causos. Tem muito pano para manga", arremata.

"Além do Véu"

Quanto: R$15 (e-book) e R$70 (impresso)
Como adquirir: Amazon e por encomenda pelo e-mail (igor.peixoto310@gmail.com)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?