Ícones do pop brasileiro dos anos 2000 e 2020, as cantoras Wanessa e Gloria Groove são as atrações principais da nova edição do Fica, Vai Ter Pop, projeto que reúne festa e show promovido pelo Gandaia Club. As artistas se apresentam no Centro de Eventos do Ceará neste sábado, 14, às 22 horas.
Com 22 anos de carreira e nove álbuns na discografia, Wanessa é reconhecida por diferentes fases de sucesso na trajetória, do pop romântico de "O Amor não Deixa" e "Eu Quero Ser o Seu Amor" às ousadias sonoras e estéticas de "Amor, Amor", "Sticky Dough" e "Shine It On". A artista retornou aos palcos e à música no final de 2022, após um período de pausa que foi imposta pelo contexto da pandemia de covid-19.
"Foi algo natural, que veio pós-pandemia, que foi um processo muito introspectivo", inicia a artista em entrevista ao Vida&Arte. "Passei por um processo de transformação da minha vida particular e senti que eu tinha algo a dizer a mais, que eu ainda tinha que queimar muito combustível, muita coisa a construir. Foi me dando vontade de retomar tudo isso e tem sido incrível para mim poder voltar a trabalhar em estúdio, a produzir, compor, cantar, estar nos palcos", celebra Wanessa.
Entre as músicas que devem figurar no repertório da apresentação da cantora no evento em Fortaleza, estão "Não resisto a nós dois", "Falling for U" e "Stuck on Repeat", que vem compondo os shows da atual fase de Wanessa. A reestreia da faceta cantora ocorreu em outubro de 2022, quando a artista abriu os trabalhos da turnê "Livre". É com ela que a goiana reencontrará o público do Ceará, que define como "muito carinhoso".
"O público cearense sempre foi um dos mais especiais que eu tive na minha carreira, os shows que fiz aí lembro até hoje, memoráveis, o público muito carinhoso", rememora. "Nesse retorno, estou retornando também a esses públicos que realmente eram os mais fieis, mais incríveis para mim, e Fortaleza sempre foi um lugar que me abraçou", destaca.
A artista ainda ressalta a memória afetiva e nostálgica que preenche o reencontro não apenas com o público fortalezense e cearense, mas com os fãs de todo o País. "Eu tenho playlists que faço que me lembram a minha adolescência, a minha fase adulta, que me lembram quando meus filhos nasceram. As músicas marcam etapas na nossa vida", afirma.
"Hoje, posso dizer que meu público maior é o que tem entre 25 e 35 anos, que através das minhas músicas se recorda da adolescência, que é uma fase tão especial das nossas vidas. É incrível saber que você marcou uma fase da vida da pessoa e que você traz para ela um pouco dela mesma de volta", comemora.
O período atual da vida de Wanessa é, no todo, marcado pelo simbolismos de novos ciclos, tanto na vida profissional — com a retomada dos shows e gravações — quanto na vida pessoal — com a retomada da relação amorosa com o ator Dado Dolabella. Começar 2023 nesses contextos positivos é, para a artista, uma busca pelo que "acrescenta".
"Eu faço aniversário no final do ano, então além de ter o próprio ano novo que entra, tem uma energia de ciclo novo. Completei agora 40 anos, é uma idade muito marcante e, com 22 anos de carreira, isso me fez pensar em muita coisa. Estou em um ciclo de novidades, de reciclagem", avalia.
"A cada ano e a cada ciclo novo, é tentar trazer para você aquilo que te acrescenta, que faz muito bem a você, e tentar sempre deixar para trás e desapegar daquilo que não constrói mais, que não faz mais sentido para você", ensina a artista. "Espero que esse seja um ano cheio de novidades, de viagens, de trabalho, de shows, músicas novas. É isso que eu quero para 2023", confia.
Ano de Gloria Groove
Oito meses atrás, quando Gloria Groove esteve em Fortaleza pela última vez, o 2022 da artista já estava marcado por sucessos — em especial a repercussão do álbum "Lady Leste". De lá para cá, a paulistana conquistou ainda mais com a temporada de "Música Boa Ao Vivo", o recorde mundial de ser uma das artistas drags mais seguidas e a turnê pelo País.
"2022 foi o ano que superou todas as minhas expectativas. Eu sabia da força do trabalho que tínhamos em mãos, mas não podia imaginar a dimensão que tomaria tão rápido", celebra ela em entrevista ao V&A. "Hoje, sinto que conheço muito melhor o meu processo, espero que em 2023 eu consiga desempenhar mais projetos de forma ainda mais consciente", espera.
Questionada sobre uma aposta de tendência sonora para o Carnaval 2023, Gloria é taxativa: "Independente da novidade desse verão, uma coisa é certa: o funk nunca sai de moda", afirma, sugerindo o ritmo que pode figurar nos próximos lançamentos da cantora.
Da turnê de sucesso aos hits cantados em plena televisão aberta, Gloria é um dos nomes centrais da popularização da cultura drag no Brasil e no mundo, o que deve ser reforçado no País com a estreia em 2023 da versão brasileira de "RuPaul's Drag Race", reality de sucesso com drag queens. "Acredito que desde o início a cultura drag estava destinada ao mainstream, era tudo uma questão de tempo e da propagação do que são as raízes dessa cultura. O público teme aquilo que não entende", avalia a artista.
Fica, Vai Ter Pop
Quando: sábado, 14, às 22 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Quanto: ingressos a partir de R$ 240 (inteira); é possível comprar em combo
Mais informações: @ficavaiterpop e bit.ly/FicaVaiterPopWanessaGloria
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui