O grupo artístico-cultural Orin Asé fará apresentação nesta sexta-feira, 27, na inauguração da da Associação Cultural Ilè Ibá Asè Kpósú Aziri. Com o intuito de usar a arte como ferramenta de luta contra o racismo religioso, o evento apresentará também um memorial (des)Construindo Uma Memória Ancestral.
Orin Asé, é formado por òmorisás da casa do Ilè Ibá Asè Kpósú Aziri, que estão em processo de tombamento desde 2022. O local é o terreiro de Candomblé mais antigo em atividade em Fortaleza-CE, fundado em 1975. Atualmente, é dirigido pelo sacerdote Bàbálorisà Shell Santos.
No evento desta sexta-feira, o grupo terá repertório que passa pelas vivências de terreiro e da cultura popular e busca trazer os saberes ancestrais e suas formas de resistência, apresentando ao público a beleza da cultura negra.
O “Memorial (des)Construindo Uma Memória Ancestral”, que acontece no evento, é uma narrativa histórica do Ilè Ibá desde a fundação. Nele, há um acervo raro de indumentárias, objetos e paramentas sagradas, que será apresentado ao público pela primeira vez
Durante o evento, serão servidas comidas da tradição afro-brasileira e de candomblé, como parte da proposta da casa para apresentar seu patrimônio imaterial.
Quando: sexta-feira, 27, às 19 horas
Onde: Associação Cultural Ilè Ibá Asè Kpósú Aziri (Rua Campo Maior, 356, Parque Dois Irmãos)
Evento beneficente (serão arrecadados alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal)
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui