"Não sabia que precisava ir num show da Sandra de Sá até ir num show dela, que energia, que coisa maravilhosa", escreve um internauta. "Vocês já foram num show da Sandra de Sá? É um hit atrás do outro e um carisma, uma voz. Meu Deus, eu fui muito feliz", publica outro usuário, identificado como Gustavo Braun. Os relatos, publicados em uma rede social, não são isolados. Veterana de carnaval, a cantora carioca Sandra de Sá, de 67 anos, tem show eclético e é apreciada por diferentes gerações. Neste sábado, 11, às 18h, realiza show gratuito no Pré Carnaval de Fortaleza, na Praia de Iracema.
"Faço show para o povo, fico feliz em ver pessoas de vinte anos cantando músicas que foram gravadas e elas nem nascidas eram", comemora. "Estou preparada para cair na folia!".
Com agenda carnavalesca lotada, desembarca no Ceará após uma série de shows no Rio de Janeiro e se prepara para os próximos destinos: Pernambuco e terras cariocas. Ela também se apresenta na abertura do Carnaval de Recife, no próximo dia 16 de fevereiro.
E a história com o Carnaval vai além do fato de ser carioca. Em 2010, a cantora viveu uma verdadeira maratona, se desdobrando entre ensaios da Mangueira, Escola de Samba do Rio, e Leandro de Itaquera, escola de São Paulo. No mesmo ano, agremiação carioca a homenageou com Sandra ao lado de Milton Nascimento no carro alegórico que representa os Festivais de Música e a Tropicália. Chegou a compor um samba-enredo intitulado "Elza Deusa Soares" para o Carnaval de 2020.
Negra, bissexual e periférica, Sandra é diversa. Durante a carreira, passeou por ritmos como MPB, Soul e Samba ao Funk. Com carreira iniciada nos anos 1980, vê de forma positiva a nova cena de música brasileira. "Tem muita gente boa por aí… Por esse motivo que hoje além da val produções, de Jorge de Sá e Beto Coutinho, que são os gestores da minha carreira, eu tenho um selo que é justamente pra gravar essa rapaziada que tá chegando", conta a cantora.
Mas Sandra Cristina Frederico de Sá ou Sandra de Sá, seu nome artístico, nem sempre pensou na música como atividade profissional. Foi graças a amiga, Fafy Siqueira, e o Festival da Nova Música Popular Brasileira de 1980 que seu caminho se cruzou com a arte.
Na mostra, performou a canção "Demônio Colorido" chamando a atenção do público e possibilitando seu primeiro disco. O episódio, de mais de quatro décadas, foi o pontapé inicial de uma carreira de sucessos solo e parcerias. "Olhos Coloridos", "Retratos e Canções", "Bye Bye Tristeza", "Solidão" e "Joga Fora" estão entre os hits da artista que marcaram a música brasileira. "Vou Festejar", do álbum Samba Book, em que Sandra participa com Jorge Aragão e outros artistas, é um exemplo de contribuições musicais.
Em 2021, a artista participou do reality show The Masked Singer Brasil, da Rede Globo, e estreou no cinema no filme "Barraco de Família" em 2022. No mesmo ano, lançou o single "Não Adiantou Saber", uma versão brasileira de "I Might Be Cryng", da cantora Tanita Tikaram. A releitura, que já tinha sido um sucesso em 1995, anuncia novos tempos "essa é só a primeira, vou comemorar muito e vem outras regravações por aí", promete Sandra.
Em 20 de novembro de 2022 esteve em Fortaleza pela última vez para um show no Cineteatro São Luiz. Voltar à Capital em fevereiro, mês do Carnaval, é motivo de alegria. "Amo Fortaleza, amo o Ceará Me sinto sempre muito honrada", define. Para surpreender o público, esconde o jogo sobre o setlist. "O repertório, hum....", faz suspense.
Pré Carnaval em Fortaleza
- Praça do Ferreira
18 horas: Maracatu Solar
20 horas: Luxo da Aldeia
- Mercado dos Pinhões
19 horas: Batuque de Mulher
20 horas: Banda 14 Zero Meia
- Praça do Ferreira
18 horas: Concentra mas não sai
20 horas: Superbanda
- Mercado dos Pinhões
17 horas: Caravana Cultural
19 horas: DJ Ada Porã
20 horas: Lidia Maria e Bloco do Prazer
- Polo Mocinha
18 horas às 22 horas: Bloco Num Ispaia Sinão Ienche
- Aterrinho Praia de Iracema
16 horas: Baqueta + convidado
16h40min: Bonde Batuque
17h20min: Camaleões do Vila
18 horas: Unidos da Cachorra
18h30min: DJ Silas Costa
20 horas: Bloco Mambembe
21 horas: Sandra de Sá
- Benfica
18horas: Orquestra Solar de Tambores
19h30min: Ercilia Lima
20h30min: Renato Black
- Barra do Ceará
17 horas:Batuque Baobab
18h30min: Diana Franco
- Parque Rachel de Queiroz
17 horas: Banda Pacote de Biscoito
19 horas: Andrew Devis
- Benfica
10 horas: Maracatu Nação Palmares
11h30min: Afoxé Omorisa Odé
12 horas: Superbanda
14 horas: Yana Caracas
- Polo dos Queijos
10 horas: Luiz da Viola
12 horas: Cris Malagueta
14 horas: Grupo DTF
- Passeio Público
9 horas: Tia Samila e sua Turma
10h30min: Bloquinho da Aquarela
- Praça Do Ferreira: rua Floriano Peixoto - Centro
- Mercado Dos Pinhões: Praça Visconde de Pelotas
- Mocinha: rua Padre Climério com Rua João Cordeiro
- Aterrinho Praia De Iracema: avenida Beira Mar, 1680 - Meireles
Cortejo saindo do antigo Boteco Praia até o Aterrinho
- Benfica: Praça João Gentil (rua João Gentil - Benfica)
- Polo Dos Queijos: Raimundo dos Queijos (próximo à Rua General Bezerril, 151 - Centro)
- Parque Rachel De Queiroz: avenida Gov. Parsifal Barroso - Presidente Kennedy
- Passeio Público: Praça dos Mártires (rua Dr. João Moreira - Centro)
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui