"A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena". A frase, eternizada pelo célebre personagem Seu Madruga, da série mexicana Chaves, está no centro da trama de mais uma atração da Coreia do Sul disponibilizada pela Netflix: A Lição.
Ali conhecemos logo nos primeiros minutos de exibição a adolescente Moon Dong-eun, sofrendo as mais diversas manifestações de bullying dos colegas de escola. Não são simplesmente episódios de xingamentos ou menosprezo - o que já seria grave - mas agressões físicas e psicológicas das mais brutais (os episódios não aliviam e mostram cenas bem pesadas, assim o aviso se faz necessário).
Moon, por mais que faça apelos aos professores, funcionários e diretores não encontra guarida alguma, seja por ação ou omissão de quem poderia ajudar, e seu sofrimento deságua na fuga escolar, provocada também pelo abandono e traição da mãe, corrompida por advogados das famílias dos agressores, todas da alta sociedade, com dinheiro e poder.
Diante de um cenário desolador, mas dona de uma grande força interior, a menina (Jung Ji-so, de Parasita, em mais um trabalho notável) passa a ser funcionária de uma fábrica de tecidos enquanto luta para controlar diversos traumas e, ao menos, seguir em frente. Quando consegue, começa então a elaboração de um plano que será seu único objetivo na vida: a vingança, também cruel, contra os partícipes daqueles episódios, jamais cicatrizados, com consequências irrecuperáveis para a sua dignidade e honra. Entrando na vida de cada um, ela passa a provocar o caos.
Entra em cena, então, a atriz Song Hye-kyo. Com atuação poderosa e elegante, ela interpreta uma Moon Dong-eun adulta, professora do ensino médio (não por acaso), já com mais de 30 anos, e dona de todas as ações no meticuloso plano de destruição. Para tanto, dribla possíveis romances (especialmente com o médico Ju Yeo-jeong, que a ensina Go, um jogo de tabuleiro coreano que acaba sendo fundamental em toda a história), ou qualquer outro sentimento com potencial de tirá-la do caminho, mas mantém a inteligência para recrutar cúmplices que terão participação fundamental na execução da revanche.
Por mais que tenha alvos múltiplos, é a apresentadora de televisão Park Yeon-jin, mãe de uma menina de cinco anos e casada com um bilionário da construção civil, o principal desejo de Moon. Como a própria protagonista diz em um dos vários reencontros com os seus agressores, Park é "o seu maior sonho", justamente por ter sido a líder dos crimes que dão razão ao desejo de vingança, que é compartilhado, naturalmente, por todos os espectadores.
A condução dos oito primeiros episódios (e que já estão disponíveis, com cerca de 50 minutos cada) não é frenética e se trata de um acerto da série, porque abre espaço para ótimos diálogos em um roteiro que busca, com sucesso, tocar em questões sensíveis para a sociedade coreana que vão além do bullying, como machismo, desigualdade social, agressão contra a mulher, violência escolar e sistema de educação do país.
Nesta toada social também está a principal relação de Moon durante o seu caminho. Ela contrata como sua assistente uma mulher até então desempregada, vítima de constante violência doméstica, Kang Hyeon, interpretada por Yeom Hye-ran. Quando as duas estão juntas, a química é absoluta. Kang ganha destaque crescente nos episódios com seu carisma, algumas ações desastradas que, conforme suas descobertas, vão se tornando relevantes para a chefe. As cenas em que ambas se encontram para trocar informações dentro do carro são sensíveis.
A Lição (The Glory, em inglês) foi criada e escrita por Kim Eun-sook, já bastante conhecida do público que acompanha séries da Coréia do Sul por roteiros em Mr. Sunshine, Secret Garden, A Gentleman's Dignity e Lovers in Paris. A série foi lançada no final de dezembro do ano passado e ficou por semanas entre as mais vistas da plataforma, chegando ao top 10 em mais de 70 países. Os episódios inéditos da segunda parte estão previstos para o próximo dia 10 de março e têm tudo para mostrar que a vingança pode, sim, ser plena.
A Lição
Oito episódios da primeira temporada disponíveis na Neflix. 2ª temporada em março.