Logo O POVO+
Banda Limão com Mel promete agitar Carnaval de Fortaleza
Vida & Arte

Banda Limão com Mel promete agitar Carnaval de Fortaleza

Clássica do forró, banda pernambucana Limão com Mel sobe ao palco da Praia de Iracema na terça-feira, 21
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Banda Limão com Mel está na estrada desde 1993 (Foto: Limão com Mel/Acervo)
Foto: Limão com Mel/Acervo Banda Limão com Mel está na estrada desde 1993

Um forró ora melancólico, ora apaixonado. Em "Vivendo na Solidão", uma das músicas mais marcantes da Banda Limão com Mel, o eu lírico se encontra sozinho em um apartamento, faz canções para desabafar e o violão chega a chorar com pena do coração. O grupo se apresenta nesta terça-feira de Carnaval, 21, a partir das 20h50min, na Praia de Iracema.

Em entrevista ao Vida&Arte, o vocalista Edson Lima falou sobre os trinta anos, as mudanças no mundo do forró e os novos projetos do grupo. "Não conseguimos mensurar quantas pessoas curtiram nossas canções, se conheceram, viveram paixões, se conheceram em nossos shows e formaram famílias e até hoje continuam prestigiando nossos trabalhos. Sem falar também que tem aqueles que choram e se emocionam com os relacionamentos que não deram certo", conta, entre risos. Ele considera que a essência do grupo e o legado dos anos de estrada "é cantar e falar de amor".

Como gênero musical, o forró teve um boom na década de 1950, com o lendário Luiz Gonzaga, e, em sua origem, envolvia instrumentos como sanfona, zabumba e triângulo. Ao longo dos anos foi se modificando e hoje há diversas variações, do pé de serra ao eletrônico. 

"O forró é universal. Tem espaço para todos. O ritmo se renova e rejuvenesce. Fui o primeiro cantor da Limão com Mel. Participei de todos os primeiros passos da banda e foi incrível. Passei sete anos, no meu primeiro ciclo na banda e após 20 anos, retornei para minha casa", diz Edson. 

Com projetos com nomes como João Gomes, Wesley Safadão, Tárcisio do Acordeon, Taty Girl, Mari Fernandez, Iguinho e Lulinha, a Banda Limão com Mel se mantém ao lado de nomes contemporâneos da cena musical. "O que nos deixa surpresos ao fazer o convite para cada um deles é que eles escolheram as nossas músicas para participar, ou seja, de certa forma, eles tem uma referência no nosso legado e isso é muito bacana", revela o vocalista. Para ele, a nova geração de artistas do forró e do piseiro torna o momento positivo para os gêneros. 

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

"Da década de 1990 até hoje, o ritmo passou por mudanças e adaptações e agregou renovações. Trazer os novos artistas para nossos projetos é uma forma de se inserir perante as novas gerações para que conheçam a nossa trajetória de 30 anos", enaltece.

Edson Lima classifica a banda como inovadora, à medida que incrementou shows com novos elementos. "A Limão com Mel sempre esteve à frente de seu tempo em termos de mega produções de cenários, projeções, figurinos, DVDs e produções musicais. Todos esses elementos continuam a fazer parte dos nossos shows, agregados com as novas adaptações", defende ele.

Talvez por isso o legado da banda não tenha ficado no passado e, além de agenda lotada, ela segue conquistando fãs. "Inúmeras vezes nos surpreendemos ao ver na frente do palco crianças, adolescente e jovens cantando nossas canções, sabendo que muitos deles não eram nascidos quando elas foram lançadas. Isso prova que o que fizemos até agora permanece e se eterniza. Isso é um legado que passa de pais para filhos", compartilha. Para a apresentação na Praia de Iracema, as expectativas são altas. 

"O carnaval da Limão está sendo uma mistura de ansiedade e expectativas, principalmente quando lembramos de onde viemos, nos tempos de banda baile. Naquela época tocávamos de tudo. O carnaval da Limão será eletrizante", compara Edson. "Estamos numa maratona intensa de ensaios, onde vamos trazer várias músicas do momento bem conhecidas do carnaval, clássicos da axé music, além de algumas adaptações das nossas canções no ritmo eletrizado. Serão quatro dias de folia e no dia 21, vamos contagiar e levar muita alegria para Fortaleza com o Carnaval do Limão", convida.

Programação de Carnaval de Fortaleza na PI

Terça-feira (21/2)

17 horas – Banda Borogodó
18h10min – Grupo DTF Elétrico
19h20min – Bloco Mambembe
20h50min – Limão com Mel
22h30min – Seu Jorge

Confira a programação completa em opovo.com.br/vidaearte/carnaval

O que você achou desse conteúdo?