Enquanto as festas de Carnaval atraem alguns dos cearenses e turistas para o litoral, a cidade serrana de Guaramiranga chama outro público para a 24ª edição do Festival Jazz & Blues. Com parte da programação gratuita, o evento se desenrola entre 18 e 21 de fevereiro e inclui shows, bate-papos, oficinas e homenagens em diferentes pontos do município.
"As pessoas podem esperar muito amor e entrega. Pra mim, música é comunicação. Então o que eu mais quero é que o público entenda com clareza a nossa mensagem. Vai ser demais!", declara Robertinho Marçal. Há dez anos, ele participou do evento pela primeira vez, acompanhando Nayra Costa, e retornou em outras edições, mas pela primeira vez irá realizar um show solo no Festival.
"São muitas expectativas. Primeiro, porque amo esse festival. Segundo, por ser a primeira vez que vou com meu trabalho solo. Isso é a realização de um grande sonho", afirma. Marçal sobe ao palco Cidade Jazz & Blues na segunda-feira, 20, a partir das 17 horas. Além disso, o músico ministrará uma oficina de bateria no mesmo dia, às 10 horas, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA).
Esta edição do Festival será marcada por homenagens. Um dos artistas celebrados será o cantor e compositor cearense Ednardo. No dia 18, ele sobe no palco da Cidade Jazz & Blues para apresentar músicas do repertório "50 anos de Sarau Vox 72". Ele será acompanhado por Carlinhos Patriolino (guitarra), Cláudio Mendes (teclado e samplers), Luiz Miguel (baixo) e Igor Ribeiro (bateria), além de Carol Damasceno, Kellen Kristty, Régis e Rogério Soares nos vocais.
No mesmo dia, a Marimbanda homenageia Luizinho Duarte, respeitado músico de Fortaleza, com mais de 500 obras catalogadas. Fundador do grupo, o artista faleceu em abril de 2022, dois meses após sua última performance com a Marimbanda, realizada no teatro Rachel de Queiroz de Guaramiranga, durante o Festival Jazz & Blues - Edição Especial.
Atualmente, o grupo é formado por Heriberto Porto (flautas), Thiago Almeida (arranjos e piano), Pedro Façanha (baixo acústico) e o mais novo integrante, Michael da Silva (bateria e percussão). O repertório que será apresentado no show visita a discografia e reverencia as obras do mestre, incluindo novas leituras e arranjos feitos por Thiago Almeida.
Outros cearenses que integram a programação são Makem, participante da última edição do programa The Voice Brasil, o violonista e compositor cearense Cainã Cavalcante, Lorena Nunes com "Embarcação" e Silvero Pereira, com o show "Silvero interpreta Belchior".
"O Festival de Teatro de Guaramiranga é extremamente importante na minha formação artística, mas dessa vez vou subir a serra pela primeira vez para o Festival de Jazz e Blues do qual sempre quis conhecer, mas nunca coincidiu datas e agora, tenho a honra de estar me apresentando", declara Silvero.
"Silvero interpreta Belchior" já passou por diversas cidades brasileiras e agora chega a Guaramiranga. Para o multiartista, a ocasião é particularmente especial. "É lindo estar num evento cantando Belchior que tinha forte relação com Ednardo, bem como estar numa edição que traz a cena cearense com bastante protagonismo. O Ceará vem crescendo muito na cena musical e trazendo uma sonoridade inovadora e potente", destaca.
Além de cearenses, o Festival traz artistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nascido em Santos, Arismar do Espírito Santo se apresenta ao lado do carioca Gabriel Grossi. Ambos estiveram no Festival pela última vez em 2018, onde também dividiram o palco, e agora retornam para mais um show.
"Foi maravilhoso, bom de tocar, festa, encontramos amigos e foi aquela onda: você toca composições próprias para um público ávido, que é lindo. O povo que vai é um povo que tá afim de ouvir música", relembra Arismar. "Fico muito feliz em ver o Festival consolidado e firme há muito tempo, com tanta gente boa, tantas sementes plantadas e já colhendo essas sementes musicais maravilhosas", acrescenta Grossi.
Com gaita, contrabaixo e outros instrumentos, o show "Domingou" preencherá o palco no domingo, 19. A referência vai além do nome do dia da semana, porque os artistas apresentarão repertório em homenagem a Dominguinhos, com quem Arismar já dividiu os palcos.
Além de canções do pernambucano, os artistas levarão músicas próprias que são dedicadas e inspiradas pela obra de Dominguinhos. "Vai ser uma grande celebração no domingo, 'Domingou' pra Dominguinhos", declara Grossi.
A maior parte da programação do evento é gratuita. É necessário adquirir ingresso somente para os shows realizados a partir das 21 horas no palco Cidade Jazz & Blues. O valor é de R$ 40 para inteira e de R$ 20 a meia-entrada e a compra pode ser feita através do site do Festival. Para participar das oficinas, que acontecem de sábado a segunda, sempre às 10 horas na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), não é necessário fazer inscrição com antecedência, basta chegar no local no dia e horário designados.
Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio
Programação
AGUA
10h - Oficina de Violão com Cainã Cavalcante
Basilico Restaurante
11h - Café no Tom com Marimbanda
Cidade Jazz & Blues
17h - Lorena Nunes / Cainã Cavalcante
21h - Marimbanda / Ednardo
Homenagens especiais: Luizinho Duarte e Ednardo
AGUA
10h - Oficina "O ser humano por trás do ser artístico" com Cláudio Mendes
Basilico Restaurante
11h - Café no Tom com Gabriel Grossi e Arismar do Espírito Santo
Cidade Jazz & Blues
17h - Mulheres do Blues / Makem
21h - Joabe Reis / Gabriel Grossi & Arismar do Espírito Santo
AGUA
10h - Oficina de Bateria com Robertinho Marçal
Basilico Restaurante
11h - Café no Tom com Vanessa Moreno e Salomão Soares
Cidade Jazz & Blues
17h - Robertinho Marçal / Vanessa Moreno e Salomão Soares
21h - Djely Tapa / Silvero Pereira
Igreja da Gruta
9h - Matinal nas Igrejas - Miqueias dos Santos e Stênio Gonçalves
Praça do Teatro Rachel de Queiroz
10h - Dona Zefinha
Igreja Matriz
11h - Matinal nas Igrejas - Nonato Lima e Pedro Façanha
Endereços:
Cidade Jazz & Blues - rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, no Estádio Municipal Jean Bardawil - Centro
Basílico Restaurante - rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Rachel de Queiroz - Centro
AGUA - rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, ao lado do Teatro Rachel de Queiroz - Centro
Igreja Matriz - praça Frei Honório, s/n - Centro
Igreja da Gruta - Travessa Ana Felício, 1 - Centro
Festival Jazz & Blues
Quando: 18 a 21 de fevereiro
Onde: Guaramiranga, Ceará
Mais informações: www.jazzeblues.com.br