Nascido em Boa Vista, Roraima, Carlos Daniel Alves de Morais, de 41 anos, transformou sua paixão de fã na personagem de sua vida: Carlos Xuxinha, como se apresenta nos palcos. Recorrente em programas de entretenimento na televisão há duas décadas, Carlos vive hoje no Ceará e segue influenciado pela Rainha dos Baixinhos.
Tudo começou com uma “prenda” em 1990, quando Carlos tinha oito anos. Em uma brincadeira, seus amigos pediram que ele imitasse a artista Xuxa Meneghel a fim de “zoar” sua voz. Ao fim da apresentação, o deboche virou “aplausos eufóricos” pela semelhança do timbre de Carlinhos com a artista.
Ainda criança, ele buscou um gravador de sua casa e registrou a si mesmo para comparar com a voz da ídola. Convencido de que os amigos estavam certos, Carlos Daniel se empolgou e continuou dublando a apresentadora. “Através desse meu dom é que eu vou conseguir chegar perto dela, que era o meu sonho”, narra o artista.
A paixão por Xuxa na vida do roraimense surgiu pela ótica positiva dele sobre a artista: “O que me aproximou dela foi o carinho que ela tem com as pessoas, com os animais e com a natureza. Ela nos ensina muitas coisas boas e eu sempre me inspirei nela”.
Seguindo então suas paixões e seus sonhos, Carlos decidiu que exploraria sua voz para chegar até a Xuxa. “Eu pensei ‘vão me zoar tanto, mas vai valer a pena’”, conta. Na adolescência, ele participou de diversos programas de TV em Roraima mostrando sua voz.
Mas foi um recado da artista na TV que mudou sua vida. “Não importa o tamanho do seu sonho, não importa a distância. Acredite! Querer, poder e conseguir”, defende. Inspirado pela mensagem, ele ligou “a cobrar” na mesma noite para a produção da Xuxa e foi atendido. Sem emprego e sem dinheiro na época, ele pediu que os produtores ficassem na linha.
“‘Por favor, não desliga’, eu pedia e me apresentei como imitador da Xuxa. Na época, não sabia que a minha voz era tão natural”, explicou Carlos Xuxinha. Ele detalhou a situação: “A gente vai ligar o gravador e pedir para você imitar ela. Se você não imitá-la, vamos desligar a ligação na sua cara”. Empolgado, o roraimense cantou “Só Faltava Você” e ganhou atenção.
“Eu disse que queria conhecer a Xuxa porque eu sofria muito bullying na minha cidade, me tiravam como louco e diziam que eu nunca ia conhecê-la, que ela nunca ia ouvir falar de mim”, relata.
No dia seguinte, Xuxa ligou para o telefone de sua casa para conhecer Carlos. Os dois cantaram juntos e ele dividiu com a artista a vontade de estar junto a ela para "calar a boca" de quem dele desacreditou.
Após o telefonema, ele buscou os jornal de sua cidade, Folha de Boa Vista, para noticiar o acontecimento. O jovem conta que foi desacreditado por todos, menos por uma das colunista do veículo, que publicou seu relato.
Foi somente quatro anos depois, quando Carlos Daniel já havia trabalhado como vendedor de jornais, picolés, cachorro-quente e diversas outras formas de sustentar-se financeiramente, que a assessoria da artista retornou contato para ele. Com a ligação, um convite: participar do programa da Xuxa em uma competição de melhor imitador da apresentadora. Segundo ele, em conversa com o Vida&Arte, tudo foi um plano da produção para que a loira o conhecesse. “Eu quase perdi as esperanças”, relembra.
Ele e sua mãe, Silvana Morais, receberam passagem e hospedagem para o Rio de Janeiro. Carlos conheceu toda a produção e a mãe dele se emocionou no camarim. “Parece que eu estava sonhando acordado, parecia um filme. Passou a minha história toda pelos meus olhos. Eu vi a minha realização acontecendo, ali, no Projac”, afirma o artista.
O encontro aconteceu em setembro de 2001 e proporcionou que Carlos Daniel cantasse ao lado de Xuxa em seu programa. A apresentadora ficou impactada com a similaridade da voz com o roraimense e o programa teve recorde de audiência em seu período.
“Depois que eu passei no programa, tudo se abriu para mim. Pessoas quiseram me empresariar, outros programas me chamaram, apareceram marcas de todo lugar do Brasil… Eu tive muitas oportunidades”, diz Carlos Daniel, que recebeu o convite de Faustão, Eliana, Silvio Santos e Danilo Gentili para mostrar sua voz.
Nesse período, aos 19 anos, ele mudou-se para Fortaleza para vir morar com sua mãe, que é cearense, mas passou por Boa Vista para rever amigos e família. “A imprensa toda me procurou, todo mundo falou comigo. O bullying acabou alí, depois da Xuxa”, relembra.
Entre trabalhos em São Paulo e o retorno ao Ceará, em 2022, o artista teve a ajuda do produtor Luciano Lopes, diretor do Marmota Produções, que criou seu figurino e auxiliou na construção do Carlos Xuxinha. Hoje Carlos trabalha como radialista, dublador e influenciador digital.
Fã fiel, ele ressalta a importância que Xuxa dá aos seus admirados e ressalta a ligação com a artista: “Temos uma relação de carinho”. Carlos Xuxinha se orgulha de nunca ter desistido dos seus sonhos e finaliza a conversa mandando um recado para si mesmo quando criança: “Acredite nos seus sonhos”.
Novos voos e identidade
Atualmente, Carlos Xuxinha faz apresentações em confraternizações e animações para festas por meio da Marmotas Produções. “Nos eventos que eu faço, a galera volta a ser criança”, comemora.
Além do trabalho com a personagem, ele trabalha como influenciador digital nas redes sociais e conta que sonha em viver somente da arte com sua personagem Carlos Xuxinha.
Em relação a perguntas sobre “imitar” a apresentadora, ele afirma com orgulho: “Às vezes, as pessoas não acreditam, mas é a minha voz mesmo. Eu não quero ser a Xuxa, eu sou Carlos Daniel. Ela é ela, eu sou eu”.
Onde encontrar Xuxinha
Contatos de Carlos Xuxinha:
@carlosxuxinha
Agência Marmota Produções:
@marmotasproducoes