Logo O POVO+
Netflix: "Hajime no Ippo" surpreende com lutas quentes e história envolvente
Vida & Arte

Netflix: "Hajime no Ippo" surpreende com lutas quentes e história envolvente

Animação clássica de George Morikawa "Hajime no Ippo" entra na Netflix falando sobre força de vontade, coragem e amadurecimento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Anime
Foto: Reprodução Anime "Hajime no Ippo" chega ao catálogo da Netflix

Adicionado recentemente na Netflix, o anime clássico "Hajime no Ippo" (algo como "o primeiro passo em português) é um anime temático de boxe. Baseado no mangá homônimo do autor George Morikawa, a animação oriental conta a história de Ippo Makunouchi, ou simplesmente Ippo, um estudante tímido do ensino médio. Retraído e com poucos amigos, o jovem é alvo de bullying de alguns colegas de classe. Filho de uma mãe viúva, Ippo apesar de retraído, possui um físico acima da média, devido ao dia a dia no negócio de aluguel de barcos da família, de onde vem o sustento de sua casa.

Apesar de seu físico, Ippo não costuma reagir fisicamente quando sofre bullying, e coincidentemente é isso que o faz se aproximar do boxe. Enquanto é agredido fisicamente por colegas de escola, Ippo é salvo pelo boxeador profissional Takamura Mamoru. Depois do incidente Ippo insiste para que Takamura o ensine boxe, mas o mesmo diz que ser um boxeador exige muito mais do que uma simples vontade. A partir daí Ippo se esforça ao máximo para convencer seu salvador de que realmente deseja virar um profissional de boxe. Após uma semana, Takamura finalmente leva Ippo para onde treina, a academia de boxe Kamogawa, onde Ippo irá treinar para se tornar um boxeador.

Até aí "Hajime no Ippo" poderia ser só mais um anime do jovem estudante que sofre bullying e acaba por se superar e até mesmo se vingar de seus antigos agressores, como vários outros animes fazem. Mas não, essa história vai muito além disso. Mostrando um ponto de vista extremamente realista da arte do boxe, a animação do estúdio Madhouse, famoso por suas por trabalhos com movimentações fluidas e realistas, capricha na arte, trazendo movimentos de boxe animados de forma detalhada. "Gazelle Punch", "Upercut", "Dempsey Roll", nomes que parecem ser criação apenas para a animação, mas que na verdade são golpes reais aplicados no boxe e apresentados no anime. Trazendo referência a grandes nomes do esporte internacional como o Mike Tyson, o campeão peso pesado mais jovem da história do boxe.

Durante os 76 episódios disponíveis na plataforma, que tem em média 22 minutos cada, "Hajime no Ippo" não tenta acelerar de forma alguma seu desenvolvimento, se mantendo constante episódio após episódio. Assim conseguimos acompanhar a evolução gradual de Ippo como boxeador. Além disso, também somos apresentados à dura rotina de treino de Takamura, Aoki e Kimura, também boxeadores da academia Kamogawa. O que é outro grande ponto a favor de "Hajime no Ippo", que não foca apenas em um único personagem, e isso nos faz entender ainda mais o quão dura pode ser a vida de um atleta desse esporte.

Apesar de ser um grande lutador que está a um passo de ser campeão peso médio do Japão, Takamura, por exemplo, não tem uma vida fácil em qualquer sentido. Em um episódio específico, Takamura vence uma grande luta, em um dos maiores ringues de boxe de todo japão, mas no dia seguinte nada muda. Não a glória e glamour ali, apenas um atleta que ama o que faz e luta todos os dias por isso.

Confira o trailer de "Hajime no Ippo":

Além disso, o anime apresenta muitos outros personagens cativantes, o que gera uma grande identificação pelo público, e nos faz sentir empatia até pelos maiores rivais do nosso protagonista. Isso mesmo, rivais, pois aqui, como na vida real, não existem vilões com planos maquiavélicos e sujos querendo derrubar o protagonista. "Hajime no Ippo" nos mostra que cada oponente de Ippo, é, assim como ele, um boxeador em busca de um sonho, e que, assim como ele, luta todos os dias para alcançá-lo.

Mas nem só de drama e lutas o anime se sustenta. Com grandes doses de alívio cômico, "Hajime no Ippo" consegue manter, de forma maestral, arrisco dizer, um equilíbrio perfeito que vai arrancar lágrimas e muitos sorrisos do espectador. Mas não se engane, as lutas são o ponto alto dessa animação. Cada uma das lutas, mesmo as que não são de Ippo, são intensas e emocionantes. Cada golpe no nosso personagem pode ser sentido, e não me surpreenderia se alguém se levantasse de emoção, ou até mesmo soltasse um grito de apoio ao nosso protagonista enquanto assiste.

Com uma trilha sonora impecável, que nos guia a cada momento, melhorando ainda mais a experiência de assistir essa obra prima da animação japonesa. Tudo isso somado às coreografias perfeitas das lutas de boxe, a trama nos prende do início ao fim, nos surpreendendo até o último segundo. O anime corre o risco de parecer repetitivo para alguns espectadores, devido ao realismo da animação, e algumas tramas mais demoradas. No entanto isso acaba por contribuir para o desenvolvimento dos personagens, nos ajudando a acreditar em sua evolução real, e não como algo que surgiu "do nada", na hora de derrotar oponentes cada vez mais fortes.

"Hajime no Ippo" é um excelente anime, que com certeza vai agradar, fãs de boxe ou não, já que, apesar do enorme foco nisso, a animação vai muito além. Com discussões profundas sobre amadurecimento, amizade, acima de tudo, "Hajime no Ippo" é um anime sobre a busca de um sonho, e o quão valioso é poder lutar por isso. 

Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz

Hajime no Ippo

Onde assistir: Netflix

O que você achou desse conteúdo?