Logo O POVO+
Segunda temporada de "Sombra e Ossos" estreia na Netflix
Vida & Arte

Segunda temporada de "Sombra e Ossos" estreia na Netflix

Em sua segunda temporada, a série "Sombra e Ossos" se desafia ao adaptar o universo literário de Leigh Bardugo em oito episódios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Divulgação "Sombra e Ossos": novos episódios aprofundam dilemas da primeira temporada

A órfã Alina Starkov (Jessie Mei Li) conhecia a Dobra das Sombras desde criança — um espaço de pura escuridão que dividia o seu país, Ravka, em dois. Nem mesmo os Grisha, pessoas com poderes sobre-humanos, ou o seu general, conhecido como Darkling (Ben Barnes), pareciam capazes de controlá-la.

Ao lado do melhor amigo, Malyen 'Mal' Oretsev (Archie Renaux), a protagonista sempre passou despercebida em meio à guerra no Reino de Ravka. A sua primeira travessia pela Dobra, contudo, acaba revelando Alina como a esperada Conjuradora do Sol, uma Grisha capaz de controlar a luz e eliminar o trecho de sombras que separa a nação.

A aguardada continuação do universo fantástico desenvolvido pela escritora Leigh Bardugo segue a missão de adaptar a trilogia "Sombra e Ossos" e a duologia "Six of Crows", ambos parte do "Grishaverso" de Bardugo. Além das obras conhecidas, personagens descritos no livro "A Vida dos Santos" são citados, com menção especial à uma aparição na série.

Ao condensar cinco obras em oito episódios com cerca de uma hora de duração, o público encontra Alina e Mal em uma sequência direta da fuga que fechou a primeira temporada, quando descobriram o papel do Darkling na criação da Dobra e o seu desejo de usar a Conjuradora do Sol para expandir a faixa
de escuridão.

A série da Netflix busca transitar em dois núcleos principais, alternando cenas de Ravka com a cidade de Ketterdam, lar dos "Corvos". O grupo de criminosos, liderados por Kaz Brekker (Freddy Carter), faz parte da duologia "Six of Crows" e foi inserido na trilogia original já na temporada anterior, mantendo o seu espaço na continuação.

O destaque fica para a atuação de Ben Barnes, intérprete do vilão Darkling, capaz de emprestar ao personagem a complexidade necessária para deixar os fãs apreensivos quanto ao destino do general. Se a fragilidade emocional do poderoso Grisha foi um dos pontos altos na primeira temporada, na segunda o encontramos mais desequilibrado do que nunca.

O elo entre Alina e Mal também é traduzido na série de forma delicada, considerando uma narrativa que corre contra o tempo para encaixar todas as histórias e personagens queridos pelo público. A cada episódio, uma nova informação mantém o ritmo frenético da jornada da Conjuradora do Sol para salvar Ravka.

Aos fãs da obra original, o príncipe Nikolai (Patrick Gibson) e os gêmeos guerreiros Tolya (Lewis Tan) e Tamar (Anna Leong Brophy) são uma agradável surpresa no núcleo de Ravka, com interpretações que saltam das páginas escritas por Leigh Bardugo.

Os "Corvos" de Ketterdam também não deixam a desejar com a chegada de Wylan Van Eck (Jack Wolfe). O seu relacionamento com Jesper Fahey (Kit Young), um dos mais esperados no Grishaverso, se afasta do material presente na duologia, embora a conexão entre os dois personagens continue a encantar.

A mescla de enredos diferentes deixa alguns problemas de lado em meio aos múltiplos conflitos, como uma possível fuga de Matthias Helvar (Calahan Skogman) da prisão Hellgate e um olhar mais aguçado em seu relacionamento com Nina Zenik (Danielle Galligan).

Os dois personagens foram introduzidos ainda na primeira temporada, como inimigos que deixam as diferenças de lado para sobreviver e acabam se apaixonando. Nina, uma Grisha, denuncia Matthias com o objetivo de salvá-lo dos soldados do Darkling, enviando o interesse amoroso para a prisão.

Na segunda temporada, a personagem propõe uma aliança ao grupo dos "Corvos" na tentativa de libertar seu amado. O desfecho, contudo, fica em stand-by, em meio às previsões de uma batalha entre Alina e o Darkling e as breves cenas individuais de Matthias e Nina.

Sem perder a essência da obra original, a continuação de "Shadow and Bone" propõe — e entrega — uma adaptação dos eventos criados por Leigh Bardugo que surpreenderá até mesmo os fãs de longa data, apesar dos atropelos e múltiplas histórias convergentes.

O final controverso de Alina no último livro da trilogia, "Ruína e Ascensão", toma novas proporções na série e transforma a protagonista em uma possível anti-heroína que, conhecendo o peso de um sacrifício, está destinada a usar todos os seus poderes.

"Sombra e Ossos"

Onde assistir: Netflix (2ª temporada com 8 episódios completos)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?