Logo O POVO+
Canal FDR exibe série especial de 5 episódios sobre Rio São Francisco
Vida & Arte

Canal FDR exibe série especial de 5 episódios sobre Rio São Francisco

Série "Caravana Nordeste Potência" percorre o Rio São Francisco e mostra impactos causados na bacia hidrográfica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Divulgação "Caravana Nordeste Potência" percorreu vários trechos do Velho Chico para mostrar os impactos causados na bacia hidrográfica

Percorrendo o rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, duas influenciadoras digitais encontram histórias de quem convive com a bacia hidrográfica e que envolvem preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O resultado dessa aventura é registrado na série "Caravana Nordeste Potência".

As influenciadoras nordestinas Luiza Allan e Megh Melry guiam a jornada, visitando estados do Nordeste e entrevistando personagens que conhecem a região. Seja de carro ou de barco, a dupla passou por Piaçabuçu, foz do rio, visitou os povos indígenas Kariri Xocó e Tingui Botó, em Alagoas, passou pela barragem de Sobradinho, na Bahia, e por Petrolina, em Pernambuco.

De Sergipe, Luiza tem 26 anos e produz conteúdos voltados a causas socioambientais no Instagram (@naocomosoalface). Entre tantas pessoas que conheceu durante a produção do projeto, os Kariri-Xokó, que vivem na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, tiveram um marco especial. "Eu amei demais ter conhecido os Kariri-Xokó, pela representatividade (minha bisa era indígena de lá) e pela honra de ter conseguido adentrar naquele lugar tão sagrado! Uma menção especial a Indiane, que nos conduziu do início ao fim e tivemos um laço de troca e cuidado muito especial pra mim", declara.

"Caravana Nordeste Potência" percorre trechos do Velho Chico para mostrar os impactos causados na bacia hidrográfica
"Caravana Nordeste Potência" percorre trechos do Velho Chico para mostrar os impactos causados na bacia hidrográfica (Foto: Divulgação)

A pernambucana Megh, de 18 anos, diz que o município de Piranhas, em Alagoas, foi o que mais chamou sua atenção. "Lá conheci uma fã que ama o rio São Francisco. É uma cidade maravilhosa e cheia de histórias", explica. "A série ajuda a entender o quanto o nosso rio São Francisco é importante para o nosso presente e o nosso futuro. Ela tratou de vários temas que eu não conhecia. Espero que as pessoas aprendam assim como eu aprendi muito, como na questão da recuperação das matas e das energias renováveis", pontua.

Luiza também ressalta a importância da série ao expor problemáticas e incentivar mudanças na região. "Eu acredito que a visibilidade da série relatando tantos pontos positivos (e emergências negativas) traz inúmeros aspectos favoráveis para cobrança de fiscalizações, para mudanças benéficas ao meio ambiente. A gente tem que nominar as coisas, escancarar o que vem prejudicando, trazer relatos de nativos e ribeirinhos. Ter uma visão humanizada de quem vive ali, não só das empresas e grandes fazendeiros que os cercam", afirma.

Rodrigo Gerhardt, produtor da série, destaca que a produção difunde a necessidade de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. "Há muito desconhecimento sobre a questão das mudanças climáticas e os efeitos na vida das pessoas. Uma pesquisa da Climate Action Against Disinformation revela que 40% dos brasileiros ainda acreditam que o combustível fóssil, como gasolina e diesel, é energia limpa. No entanto, estudos sobre o clima apontam que a indústria fóssil é a principal responsável pela crise climática no mundo", pontua. "A websérie traz o assunto em uma linguagem acessível e simples para que o debate alcance mais pessoas", explica.

"Caravana Nordeste Potência" percorreu vários trechos do Velho Chico para mostrar os impactos causados na bacia hidrográfica
"Caravana Nordeste Potência" percorreu vários trechos do Velho Chico para mostrar os impactos causados na bacia hidrográfica (Foto: Divulgação)

O projeto é uma parceria da Fundação Demócrito Rocha com o Plano Nordeste Potência, que apresenta um conjunto de recomendações de modo a incentivar o desenvolvimento verde para o Nordeste, baseado na expansão das energias renováveis e na revitalização do Rio São Francisco, de modo a garantir mais água, energia, emprego e renda na região. "Compatibilizar os diferentes usos dos recursos hídricos é fundamental para garantir que todos os públicos que dependem do Velho Chico tenham seus direitos assegurados, e a revitalização é um passo urgente nessa direção", comenta a coordenadora do plano, Cristina Amorim.

O gerente do Canal FDR, Chico Marinho, destaca que a transmissão da série é uma importante parceria para difundir a cultura regional. "O Canal FDR é o braço audiovisual da Fundação Demócrito Rocha e carrega no DNA a divulgação da nossa cultura. Por isso, para nós é muito importante a parceria com o Plano Nordeste Potência. É só o começo de uma grande caravana por terras nordestinas", pontua.

Caravana Nordeste Potência

Quando: reprise do 1º episódio na terça, 4, às 14h15min, e novos episódios em todos os sábados de abril, a partir das 12h15min
Onde: Canal FDR (sinal aberto no canal 48.1 e 23 no Multiplay, 24 na Net e 138 na Brisanet)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

 

 

O que você achou desse conteúdo?