Ao abrir os caminhos de seu segundo álbum, Tagua Tagua não esconde: os passos dados não são os mesmos que percorreram o disco anterior. Era necessário, sem dúvidas, trilhar novas sonoridades e, de algum modo, se distanciar das marcas deixadas em "Inteiro Metade". Não à toa, o novo trabalho é iniciado com a canção "Pra Trás", que nos dois primeiros versos anuncia: "Já anda em paz / Já deixou pra trás".
A música, na visão de seu criador, provoca um sentimento de nostalgia e é embalada por um ritmo de neo soul que se estende pelas dez faixas que compõem "Tanto". Recém-lançado, o álbum é resultado de dois anos de mergulho em uma produção atravessada pelo conceito de "se apaixonar por se apaixonar" e a continuidade de uma trajetória iniciada há seis anos.
Formado em 2017, Tagua Tagua é o projeto solo do compositor e produtor gaúcho Felipe Puperi. Ele esteve à frente da banda de rock Wannabe Jalva, que chegou a participar do reality televisivo SuperStar em 2015 e a abrir um show da banda americana Pearl Jam. Como Tagua Tagua, lançou os EPs "Tombamento Inevitável" (2017) e "Pedaço Vivo" (2018) e teve a música "Peixe Voador" incorporada à trilha sonora do jogo Fifa 20.
Há três anos, lançou "Inteiro Metade", seu primeiro disco. Com "Tanto", o artista busca abordar diferentes sensações e sentimentos: "'Tanto' fala sobre encontros sob diferentes perspectivas. É um álbum sobre se apaixonar pela sensação de como esses encontros mexem com a gente e podem mudar o rumo das coisas. Uma grande fantasia sobre sentir e ser atravessado".
Ele elenca as diferenças entre os trabalhos: "O 'Inteiro Metade' é um álbum com várias camadas, tanto nas letras como na sonoridade e na produção. Tem diferentes moods, é eufórico, mas denso, é dinâmico, porém melancólico, fluido, mas introspectivo. Já o 'Tanto' apenas flutua em uma mesma coisa, um álbum que me parece que tem a mesma vibe do início ao final. Gosto desse contraste, acho que acaba retratando o que as letras querem dizer".
O álbum começou a ser apresentado ao público a partir dos singles "Tanto", "Pra Trás" e "Colors". Esse, por sinal, foi uma das últimas músicas a serem criadas, e remete à nostalgia de um amor vivido no qual diferentes colorações surgem diante da vivência do sentimento. "Eu só quis que você voltasse / Eu só quis que você notasse / Eu só quis que você soubesse de mim / Dei voltas sem saber / Vi cores, vi você", explicita na canção.
O disco "brinca" com as cores para além do título da oitava canção: a identidade visual e o caleidoscópio sonoro de "Tanto" passeiam por diferentes sensações, dominadas pelo neo soul, mas também atingidas pelo R&B, pelo dream pop e pelo indie rock. Ele encara como "natural" a reunião de estilos diversos para transmitir as mensagens propostas pelo álbum.
"Eu gosto de todos esses estilos e escuto muitas coisas assim, então me permiti criar sem barreiras, apenas curtindo o processo. Até por esse fator eu chamo de 'neo soul', pois tem um pouco de soul ali, mas não é um soul raiz, é uma grande mistura que proporciona encontrar uma sonoridade única", afirma.
"Sigo ouvindo o soul tanto americano como brasileiro da década de 1970: Shuggie Otis, Marvin Gaye, Al Green, Tim Maia, Cassiano, Hyldon. E junto disso também coisas super atuais como Sharon Jones, Lady Wray, Aaron Frazer, Stevie Lacey, Daniel Caesar e por aí vai, uma grande mistura de coisas", elenca a respeito das influências para "Tanto".
Quanto à arte do projeto, feita por João Lauro Fonte, houve a ideia de se diferenciar do maximalismo percebido no primeiro álbum. O intuito era perseguir uma proposta minimalista que fosse "curiosa" e "misteriosa", mas que ao mesmo tempo "trouxesse alguma sensualidade".
Depois de passar por um processo de composição e produção "bastante solitário", recorrendo ao uso de um estúdio em casa, Tagua Tagua sente o caráter único do novo trabalho. "Queria que soasse diferente do 'Inteiro Metade' e que tivesse alguma coisa única como álbum. Acho que isso rolou, consegui encontrar um lugar no 'Tanto' que é só dele", defende.
Em abril, o cantor fará turnê nacional apresentando o projeto. O giro começará no dia 28, em Recife (PE)." Minha expectativa é passar a vibe do álbum pro palco de uma maneira que as pessoas se conectem com o show e sintam essa energia. Quero muito tocar o 'Tanto' ao vivo e cantar isso junto do público. Espero ter Fortaleza na rota da turnê o quanto antes", conclui.
Faixas de "Tanto"
Pra Trás
Tanto
Me Leva
Brisa
Barcelona
Starbucks
OODH
Colors
Cada Passo
Te Dizer
Ficha técnica "Tanto"
Produzido, composto e arranjado por Felipe Puperi
Mixado por Tiago Abrahão
Masterizado por Ryan Smith, no Sterling Sound.
Leo Mattos - bateria em todas as faixas e percussão nas faixas 1,2,5,8,9,10
João Augusto Lopes - guitarra nas faixas 2,3 e baixo na faixa 2
Daniel Pires da Silva - viola nas faixas 1,8
Ricardo Takahashi - violino nas faixas 1,8
Tiago Paganini - violino nas faixas 1,8
Jonas Moncaio - violoncelo nas faixas 1,8,10
Alessandra Romero - violino na faixa 10
Kassio Tonelo - violino na faixa 10
Cristiano Florindo - viola na faixa 10
Agenda de shows Tagua Tagua
"Tanto"
Onde escutar: plataformas digitais de música como Spotify, Apple Music, Deezer e YouTube
Acompanhe o artista: @tagua.tagua no Instagram
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui