Um ônibus repleto de artistas passa por diversas cidades brasileiras para mostrar que a arte drag pode ter tudo a ver com as expressões culturais nacionais. Essa é a premissa do novo reality show "Caravana das Drags" que estreia nesta sexta-feira, 14 de abril, no Prime Video.
O ônibus parte do Rio de Janeiro (RJ) e passa por Goiânia (GO), Diamantina (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Belém (PA). Em cada parada, as competidoras enfrentam desafios inspirados em tradições culturais de cada local. A vencedora do programa receberá o título de "Drag Soberana" e o prêmio de R$ 150 mil.
O programa conta com 8 episódios de 45 minutos, além de um episódio especial com a reunião das participantes, apresentados por Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi, que também serão responsáveis por treinar e julgar as performances. Ao final de cada episódio, uma drag é eliminada até que restem as finalistas.
Em coletiva de imprensa, Xuxa afirmou que sonha em fazer um programa relacionado ao mundo drag há anos, mas não tinha a aprovação de emissoras de televisão. "Eu estou realizando meu grande sonho. Não digo de infância, mas de uma vida toda. Eu acho que sempre fui um pouquinho drag", declara.
Para a apresentadora, o que mais chama atenção no mundo das drags são as roupas e o processo de transformação. "Elas são artistas completas. Vocês vão ver através do programa, que os desafios mostram isso. Não só costuram a roupa, não só se maquiam, não só fazem seus cabelos, mas elas também cantam, sapateiam, dançam, dublam. É uma mistura de tudo que deixa uma artista completa", comenta.
Xuxa acredita que o reality também permitirá que o público mergulhe nas histórias de cada artista. "Será a oportunidade de humanizar a trajetórias de pessoas drags e mostrá-las para além da performance", ressalta. Ikaro concorda. "Ter um programa em que a gente possa mostrar a nossa arte através dos nossos olhos ou conhecer cultura brasileira através do olhar dessas competidoras é umas das coisas mais lindas que eu já sonhei. É entender o ser humano por trás do artista e o Brasil pelo olhar do artista", comenta.
O reality show também terá jurados convidados a cada episódio, como Daniela Mercury, Fabiana Karla, Fafá de Belém, Gretchen, Ingrid Guimarães, Juliette, Lázaro Ramos e Lellê.
Elenco
Dez drag queens foram selecionadas para participar do programa. São elas: Chandelly Kidman, DesiRée Beck, Enme Paixão, Frimes, Gaia do Brasil, Hellena Borgys, Morgante, Ravena Creole, Robytt Moon e Slovakia.
A baiana DesiRée celebra a inclusão de drags do Nordeste e acredita que o programa dará mais visibilidade para artistas do segmento que são de fora do Sudeste. "Para quem é do Nordeste, era muito difícil ter oportunidade. Quando veio o 'Caravana das Drags', eu não pensei só na minha experiência de conhecer outras culturas, mas a minha maior expectativa em relação às pessoas do Brasil inteiro poder conhecer a nossa cultura e a nossa diversidade. É um cast muito diverso", declara.
A maranhense Frimes revela que ficou muito surpresa com a recepção positiva do público por onde a caravana passou. "Muitas das meninas vieram da internet, inclusive eu, então não temos noção de onde nosso trabalho está chegando", explica.
"Eu acho que o programa deu a oportunidade de humanizar nós, artistas drags. A caravana fala sobre arte, cultura, mas ela também fala de pessoas, fala sobre identidades, transformações e isso mudou muito minha vida", afirma a paulista Gaia.
As participantes ainda ressaltam que as drag queens podem pertencer a qualquer gênero e orientação sexual.
Caravana das Drags
Quando: 14 de abril
Onde: Prime Video
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui