Com rimas e histórias de amor, o som de Wiu tem conquistado o público brasileiro. São mais de nove milhões de ouvintes mensais somente no Spotify, além de duas músicas no Top 50 da plataforma: "Coração de Gelo" e "Felina". O artista é uma das atrações do Plantão Festival, evento que ocorre nesta quinta-feira, 20, no Marina Park Hotel.
Wiu cresceu sob a influência musical do pai, que ouvia black music, principalmente artistas como Akon, Chris Brown e Michael Jackson. O irmão do artista também impactou seus gostos musicais ao formar a própria banda e composições, inspirado no som de artistas brasileiros como Charlie Brown Jr., Fresno e NX Zero. "Com o tempo fui conhecendo o rap e me apaixonei sem volta", afirma.
Foi ainda na adolescência, por volta dos 15 anos, que começou a produzir as primeiras rimas e beats. Por meio das redes sociais, começou a compartilhar o que produzia, além de fazer contato com outros artistas, como o rapper cearense Matuê. A amizade rendeu diversos frutos profissionais, como feats e a entrada de Wiu para a 30PRAUM, produtora musical cearense de rap e trap brasileiro fundada por Matuê.
Traçar uma carreira no rap não foi um caminho fácil. Por ter nascido no Ceará, Wiu conta ter enfrentado os estereótipos e preconceitos atribuídos ao Estado e ao Nordeste. "Eu sinto que até hoje foi uma série de marteladas que a cena do Nordeste teve que dar para realmente começar a ser enxergada e ter a atenção que merece. Sinto que até hoje ainda é mais difícil pra um artista do Nordeste receber a mesma atenção, a mesma exposição", pontua.
Apesar dos desafios, Wiu tem se movimentado para mudar um mercado ainda centrada no Sudeste. No ano passado, o rapper lançou o primeiro álbum da carreira: "Manual de Como Amar Errado". Foi desse projeto que saiu o hit "Coração de Gelo", acumulando mais de 100 milhões de plays no Spotify.
O disco reúne histórias de relacionamentos amorosos do artista e de pessoas do seu convívio. "Sempre gostei de pegar experiências de amigos meus, de pessoas que eu convivi em algum momento, várias experiências minhas, muito do que eu vivi, e transformar isso em música porque eu sei que as pessoas se identificam", reflete.
O projeto também inclui parcerias com João Gomes, Arthuzim, Pedro Scooby, Matuê e Teto. Ao todo, são 15 faixas, que para ele revelam que não há jeito certo de amar. "Não existe a maneira certa de amar, você só ama de verdade quando você vive justamente aquilo que você achou que era mais errado", declara.
Com vários hits emplacados, Wiu celebra o sucesso da carreira. "Sou o terceiro artista do rap nacional mais escutado no Spotify no momento. Não poderia tá mais grato em relação a isso", comemora.
Trap em Fortal
Wiu se junta a Matuê, Teto, Marcelo D2, L7nnon, Welisson, Arthurzim, Djonga e Major RD no line-up do Plantão Festival, evento de trap em Fortaleza. O evento acontece nesta quinta-feira, 20 de abril, no Marina Park Hotel, e a expectativa é receber 30 mil pessoas.
O Festival contou com curadoria de Matuê, que vê o evento como meio de garantir a independência dos artistas do rap e trap. "Existe um movimento do rap em relação a nossa independência, principalmente a nossa autonomia financeira e sobre as nossas escolhas dentro do segmento, onde a gente tenta desenvolver nossos próprios festivais, justamente pra tirar as mãos de outros empresários, pessoas que às vezes não tem contato com a cultura do rap de uma forma tão íntima quanto nós artistas e produtores que estamos dia após dia lançando música, conectando com nossos fãs", explica.
Além do evento trazer destaque para rappers, também coloca a Nordeste em foco, mostrando que o rap e trap têm artistas e fãs do segmento na região. O line-up também coloca em evidência cantores de Fortaleza, como Wiu, Welisson, Arthuzim, West Reis e outros. "Esses moleques que já estão ganhando expressividade dentro da cena de Fortal a gente fez questão de colocar no nosso Festival, dar o momento deles de destaque", conta Matuê.
O artista ainda afirma que o Festival deve seguir para outros estados, principalmente com foco no Nordeste. A abertura dos portões acontece às 22 horas de hoje e os ingressos podem ser comprados online no site da Efolia e nas lojas físicas da Greenish por a partir de R$ 70. O evento será dividido em três setores: Arena, Front e Lounge, sendo este último uma área Open Bar com direito a água, refrigerante, cerveja, vodka, gin, e whisky a vontade (apenas para maiores de 18 anos). Todos os setores também terão acesso a área gastronômica, além de experiências espalhadas no espaço.
Plantão Festival
Quando: hoje, 20, às 22 horas
Onde: Marina Park Hotel (Av. Presidente Castelo Branco, 400 - Moura Brasil)
Quantos: a partir de R$70 (compra online no site da Efolia e nas lojas físicas da Greenish)
Mais informações: linktr.ee/plantaofestival
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui