A harmonização facial tem sido motivo de debates, estudos, críticas e até memes nos últimos anos. Nesse contexto de renovação de procedimento, desponta agora a harmonização corporal. A novidade abre espaço para discussões acerca dos avanços do mercado de estética e saúde, mas também sobre autoimagem e pressão social.
Artistas e influenciadores digitais viralizaram nas redes sociais ao aderirem às técnicas da harmonização facial, seja recebendo comentários positivos ou negativos. A intervenção não cirúrgica corresponde a uma série de procedimentos estéticos que prometem dar mais equilíbrio ao rosto, impactando no volume, formato e ângulo. A toxina botulínica e o ácido hialurônico são algumas das substâncias que podem ser injetadas na pele.
Famosos de diferentes áreas chamaram a atenção nas redes sociais ao aderirem à harmonização. A cantora Kelly Key, o cantor Wesley Safadão e o ex-BBB Bill Araújo são alguns nomes que receberam elogios após o procedimento. Mas nem todos ficam satisfeitos com os resultados. O cantor Lucas Lucco, por exemplo, fez a harmonização facial em 2019, mas um ano depois afirmou que havia se arrependido do procedimento e fez a reversão em 2021. "Acho incrível esse trabalho, só não funcionou para mim", declarou na época.
O biomédico Vinicius Ferreira afirma que a harmonização facial começou a entrar em destaque há cinco anos e se popularizou ainda mais na pandemia. "Nós tivemos um aumento significativo, por incrível que pareça, na pandemia. Parece que as pessoas começaram a se ver mais nos vídeos, lives, fotos e aí começaram a se notar mais e a observar detalhes que não as agradavam, portanto, passaram a procurar por especialistas para saber quais procedimentos poderiam sanar esses incômodos", explica.
Para ele, os procedimentos estéticos são importantes para elevar a autoestima e destaca a vantagem de apresentar soluções não cirúrgicas. "Muitas pessoas não sabem que, por meio da harmonização, podem sanar suas dores, acham que só com cirurgia plástica. Muitas pessoas ainda não sabem que por meio desses procedimentos poderiam melhorar sua autoestima", conta.
Deborah Secco é uma das famosas que já aderiu à harmonização corporal. Anunciada em janeiro como embaixadora da Rennova, empresa brasileira no segmento de produtos para harmonização facial e corporal, a atriz já é adepta dos bioestimuladores de colágeno há três anos. "O colágeno, de fato, faz com que a nossa pele ganhe outra aparência, outro viço, deixa mais firme e consistente. Com toda certeza é o meu procedimento favorito, eu amo o resultado", declara a artista.
Giovanna Antonelli também é embaixadora da marca e adere aos procedimentos. "Me cuido desde sempre e sem excessos. Minha imagem faz parte da minha profissão. Gosto de pesquisar as novidades em produtos e tecnologias que ajudem a manter minha pele e meu corpo em harmonia. Curto a forma preventiva dos tratamentos e a tecnologia dos tratamentos injetáveis que cuidam da pele de dentro pra fora. Sempre com respaldo médico, claro. Amo realizar procedimentos que contribuem para o meu bem-estar", pontua a atriz.
Apesar de sofrerem com a pressão estética da sociedade em virtude da fama, elas ressaltam a importância de aderir aos procedimentos estéticos por vontade própria. "Cada um é muito dono de si, temos de olhar no espelho e gostar do que a gente vê. A gente tem que se cuidar para a gente mesma e este é o nosso poder de escolha", comenta Deborah. "Cada um é único, em todos os sentidos. Só eu posso dizer o que quero e como quero. E ninguém fala por mim. E a decisão sobre fazer ou não procedimentos estéticos também é extremamente pessoal. Uma boa dica é não fazer nada na vida, só porque todo mundo faz e sim escolher o que te faz sentir bem", complementa Giovanna.
Para o biomédico Vinicius Ferreira, a vantagem da harmonização corporal é não precisar recorrer a cirurgias plásticas. "Hoje a gente tem, principalmente com o advento da Rennova, que está sendo pioneira, produtos que conseguem harmonizar o corpo", destaca. "Hoje, a gente consegue, por exemplo, no bumbum, não só volumizar, mas promover a sustentação, aquela firmeza, tratar de forma eficiente a celulite, aquela flacidez corporal também, aquela gordura localizada", explica. "Eu costumo dizer que o corpo é a nova face. As pessoas passaram por aquela era do facial, não que essa tendência vá morrer, mas acredito que as pessoas já buscaram pela face e agora estão indo atrás do corpo", afirma.
O jornalista, influenciador e empresário cearense Edgel Joseph, conhecido como A Mulher do Futuro nas redes sociais, é adepto aos procedimentos estéticos há aproximadamente seis anos e fez a harmonização corporal neste ano. O trabalho com as redes sociais às vezes faz com que ele se sinta pressionado a atingir padrões estéticos, mas ressalta a importância de aderir aos procedimentos por vontade própria e não por pressão dos outros. "Tem um pouquinho de pressão nas redes sociais, sim. Acho que todo mundo se sente um pouco pressionado, mesmo para quem não liga, tem uma pressão psicológica externa, mas você também faz por vaidade, por você mesmo", declara. "Eu sou muito consciente de que não é só o procedimento estético. Eu já faço procedimentos estéticos desde que isso virou moda, mas tem que ter alimentação, rotina dos exercícios físicos, a estética é um a mais, não é milagre", afirma.
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui