Imagine sons que conseguem mesclar diversas referências musicais do Nordeste com brega e MPB, além do psicodelismo do rock dos anos 1960 e de toques de jazz. É assim que é montado o repertório da banda paraibana Seu Pereira e o Coletivo 401.
Unidos por um transporte coletivo em comum, o 401 - que atravessa a cidade de João Pessoa - a banda surgiu em 2009, e atualmente é um dos maiores expoentes da música no estado da Paraíba. Formado por Jonathas Pereira, Chico Correa, Thiago Sombra, Victor Rama, Daniel Lima e Felipe Gomes, o grupo vem a Fortaleza para se apresentar no Anfiteatro do Dragão do Mar, nesta sexta-feira, 19.
Marcada pelo hibridismo musical e regionalismo, a banda reflete o cotidiano, situações engraçadas e desilusões amorosas por meio de suas canções. De forma poética e original, as composições conseguem dialogar com uma variedade enorme de temas. Como é o caso da música "Love In Gotham City" que transporta o eu-lírico para a cidade fictícia do Batman, ao mesmo tempo que consegue fazer referência a Roberto Carlos e fazer uma crítica social.
O baterista Victor Rama destaca que o regionalismo acaba sendo muito presente por conta das afetividades musicais da equipe com o Nordeste. "Elas vão desde os cantadores de viola e emboladores de feiras do Nordeste, do blues preto, baião, carimbó, da música paraibana sem limites, do 'Jaguaribe Carne' até os improvisos são marcas do show" conta. Segundo ele, a mistura de diferentes ritmos acontece porque a banda é formada por músicos que já tinham uma carga musical antes de se unirem.
Com 14 anos de formação, a banda possui dois álbuns, o disco homônimo "Seu Pereira e o Coletivo 401", de 2013, e "Eu Não Sou Boa Influência Pra Você", lançado em 2017. O grupo já se apresentou em vários festivais regionais e nacionais, além de ter feito apresentações na África e
na Europa.
Com um público cativo na capital cearense, o show que acontece no Dragão do Mar nesta sexta, 13, já está com os ingressos esgotados, mas o músico Victor Rmara destaca que "nada impede" da banda retornar em breve, "já que é sempre um enorme prazer tocar no Ceará".
Neste momento a banda realiza shows da turnê de despedida do álbum "Eu Não Sou Boa Influência Pra Você". Isso porque em breve o grupo lançará um novo disco "O álbum está ficando lindo e traz muitos elementos do nosso jeito de tocar nos últimos trabalhos, porém vem com uma carga mais blues
e rock dessa vez", ressalta Victor.
O show na Capital promete trazer a diversidade musical que já é marca registrada do grupo. Victor diz que é até mesmo difícil conseguir definir o tipo de som que a banda toca, mas finaliza dizendo que "como diria Seu Pereira" a música que eles produzem é um "samba-rock, brega, nervoso Paraíba".
Serviço
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui