Logo O POVO+
Medalha da Abolição: reflexões e aplausos
Vida & Arte

Medalha da Abolição: reflexões e aplausos

.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eudoro Santana, Kátia Magalhães, Elmano e Lia de Freitas, dom José Aparecido Tosi Marques e Vilmar Ferreira (Foto: JOÃO FILHO TAVARES/OPOVO)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES/OPOVO Eudoro Santana, Kátia Magalhães, Elmano e Lia de Freitas, dom José Aparecido Tosi Marques e Vilmar Ferreira

A entrega da Medalha da Abolição, noite da última sexta-feira, foi enriquecida com os discursos dos homenageados destacando-se do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, ressaltando o quanto é feliz sendo adotado filho do Ceará, nestes longos anos aqui desenvolvendo uma pastoral focada na defesa da justiça social. As palavras de Eudoro Santana começaram com a linguagem sentimental, revelando: "Tenho dedicado parte da minha vida à construção de um Ceará, um mundo melhor, com a participação fundamental de minha querida companheira Ermengarda, com quem há mais de 60 anos partilho essa comunhão de sonhos".

Eudoro prosseguiu seu discurso, lembrando que seus quatro mandatos de deputado estadual: "Priorizei, entre vários temas, planejamento público com visão de futuro, semiárido e recursos hídricos e reforma agrária, inspirando-se no grande governador Virgílio Távora, para pensar o Ceará com visão de futuro. E ajudando na formatação de planos de longo prazo, dois importantes documentos estão à disposição dos governantes: o Fortaleza 2040, gestado na administração de Roberto Cláudio e o Ceará 2050, construído no Governo Camilo Santana".

MINISTRA KÁTIA MAGALHÃES...

...Arruda embalou a plateia com um discurso poético: "Não quero usar palavras rebuscadas. Quero ser como o beija-flor cujo espaço do corpo é ocupado 70% pelo coração. Quero falar sobre sonhos. Sonhos que nos alimentam, que nos revigoram, que nos transformam. Quero falar dos sonhos de uma garotinha que saiu lá de Ipaumirim, junto com seus pais e seus irmãos, cresceu em Fortaleza e queria ser juíza".

"E a garotinha que sonhava ser juíza, chegou até onde nunca imaginou", continuou a homenageada. É ministra do TST, o Tribunal da Justiça Social. E hoje recebe a mais alta honraria do seu Estado, a Medalha da Abolição, símbolo de um povo altaneiro, forte e libertador. Quero falar de um sonho que já não é individual, mas coletivo e social: o de construir um país onde todos os meninos e meninas tenham acesso à educação, onde crianças não sejam exploradas, um Brasil rico em oportunidades e desenvolvimento. Um país digno e feliz para todos..."

TUDO AZUL

Em Brasília a programação cultural é extensa e permanente, acrescentando mais riqueza aos que vivem ou passam na cidade criada por Oscar Niemeyer e abençoada por dom Bosco.

No Centro Cultural Banco do Brasil é possível apreciar duas mostras importantes:

1. Fotógrafos Italianos no florescer da fotografia brasileira apresentando mais de 90 fotografias em reprodução, reunindo registros de monumentos históricos desde a vida urbana até as profundezas da Amazônia, feitos entre o fim do século XIX e início do XX, por grandes profissionais que aqui chegaram com seu conhecimento em fotografia e espírito de aventura para desbravar uma terra de dimensões continentais e pouca conhecida. A exposição presenteia seus visitantes com um catálogo espetacular.

2. Walter Firmo - no verbo do silêncio a síntese do grito. Os trabalhos permitem acompanhar inúmeras regiões do País, enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da Música Popular Brasileira. Nesse contexto, Firmo construiu sua obra. P&B e cores se entrecruzando na trajetória em busca de construções imagéticas, trabalhando o tema central de sua obra - a sua negra cor.

PASSARELA

Também em Brasília, a empresária Janete Vaz, Laboratórios Sabin, recebeu homenagem na Embaixada da Índia, emocionada. "Prezado embaixador Sureche e embaixatriz Esnêrra, gostaria de expressar minha profunda gratidão e apreço pelo carinho com esta homenagem. A gentileza e a generosidade de vocês em relação a mim não têm limites. Sinto uma enorme gratidão por tê-los como amigos e parceiros no Grupo de Mulheres Brasil-Índia, presidido por Mônica Monteiro e Marianne Feldmann. Que possamos trabalhar juntos, em prol do bem comum", concluiu Janete sob aplausos. Depois dela, falou o embaixador Sureche, mantendo a linguagem carinhosa para a homenageada. E lembrou para todos os presentes que "o Brasil não conhece a Índia, e a Índia não conhece o Brasil; daí a necessidade de abrir espaços para a cultura, a arte, os intercâmbios e as transações comerciais".

abrir

MAIS, MAIS

MAIO, 30, acontece a melhor promoção para as mulheres inteligentes, mais um especial evento direcionado a informar e debater sobre o empreendedorismo e os caminhos da felicidade que todas nós construímos ou devemos construir dentro dessa realidade tão mutante, atraindo transformações nem sempre fáceis ao aprendizado profissional. Acompanhe a divulgação e inscreva-se. Tarde do dia 30, no auditório do Sebrae-CE com grandes palestrantes.

O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, é um dos convidados para a entrega do Prêmio "Sim à Igualdade Racial 2023 - Origens e Raízes", do Instituto Identidades do Brasil, com o objetivo de premiar os principais nomes que atuam em prol da igualdade racial no País, nas áreas de empregabilidade, educação e cultura.

E AQUELE jovem empresário e promotor de grandes festas circulando novamente solteiro? É impossível acreditar, diante da benquerença que dominava o casal.

COLUNISTA Lúcio Brasileiro comemorando além-mar sua nova e bem vivida idade.

Wagner Lima, Edgard Junior e Filipe Segantini, representaram o Ceará(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Wagner Lima, Edgard Junior e Filipe Segantini, representaram o Ceará

SORVETANDO e provando o potencial do Ceará. Quando da realização do Trends Day, organizado pelo Duas Rodas, em Florianópolis, reunindo o empresariado do setor de sorvetes para palestras com diversos profissionais sobre a temática de hábitos de consumo, pesquisas de mercado, tendências de marketplace, tecnologia para o segmento e outros, os cearenses da Sorvetes Frosty estiveram entre os 200 maiores sorveteiros de todo o país. "Foram momentos de muita aprendizagem, troca de experiências e adesão de novos conhecimentos e movimentação de mercado", destacou Filipe Segantini, diretor, "saboreando" a programação ao lado do CEO Edgard Segantini Júnior e o analista de BI Wagner Lima.

Ana Márcia Diógenes, jornalista e escritora lança, próximo 3 de junho, seu livro de poesia Rosa dos Ventos. A partir das 11 horas, no Café Passeio (Praça dos Mártires, Centro) os autógrafos e boa música. São 80 poemas que enfocam os elementos da natureza: água, fogo, terra e mar.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

O que você achou desse conteúdo?