Plataforma multistreaming de jornalismo e cultura, OPOVO+ lança, nesta quarta-feira, 31, série especial de reportagens sobre equipamentos culturais do Ceará. Intitulado “Raio-X dos Espaços Culturais”, o conteúdo mergulha na memória do Estado e apresenta atualizações sobre o status desses locais de fruição, formação e gestão das artes cearenses.
"A proposta da série 'Raio-X dos Espaços Culturais' é documentar informações sobre os nossos equipamentos culturais e conseguir mapear a situação de cada um deles. Ao longo dessa primeira temporada de reportagens, abordaremos seis locais que têm importância fundamental para as políticas públicas no Estado", destaca Renato Abê, editor-chefe de Cultura e Entretenimento do O POVO.
O Museu do Ceará, primeira instituição museológica do Estado, marca o início das reportagens. Com uma trajetória de mais de 90 anos, o equipamento reúne mais de 13 mil itens no acervo que guarda a memória cearense, desde o movimento abolicionista a movimentos literários, a exemplo da “Padaria Espiritual”. O espaço encontra-se fechado desde 2019 para uma obra de restauro, requalificação e modernização.
A repórter Lara Montezuma, responsável pelo texto sobre o Museu do Ceará, explora a questão com detalhes, através de uma pesquisa imersiva no acervo de matérias do O POVO. Nos registros, foi possível encontrar datas e até as primeiras obras recebidas pelo museu.
“Quis trazer uma perspectiva histórica sobre o Museu do Ceará para compreender a linha do tempo de um equipamento que existe há mais de 90 anos. O acervo de matérias do O POVO também foi muito importante para a construção da reportagem, assim como o catálogo do Museu do Ceará de 2012, desenvolvido para coleção do Banco Safra e cedido para o Vida&Arte pela historiadora Cristina Holanda, ex-gestora do Museu e atual diretora do Museu Ferroviário do Ceará”, explica a jornalista.
As problemáticas enfrentadas pelo equipamento ao longo da história também foram mapeadas através do levantamento feito pela reportagem. De furtos a pequenas rachaduras, o museu carrega além dos fatos históricos do Estado, a memória de sua própria resistência. "A dimensão histórica também será abordada por meio de mergulho nos arquivos do O POVO, que, ao longo de 95 anos de trajetória, registrou os movimentos culturais e também denunciou os momentos de descaso e falta de investimento em espaços culturais", ressalta Renato.
A partir desse entrave entre pioneirismo e conservação, a reportagem faz convite à reflexão sobre a relevância desses equipamentos na fomentação da cultura local. A repórter explica que “o papel de formação social do equipamento foi evidenciado pelos entrevistados, que reforçaram a necessidade de um olhar mais atento para a primeira instituição museológica do Estado”. Ao final da reportagem, será possível encontrar o relato da historiadora e multiartista cearense Sy Gomes Barbosa que lamentou com duras palavras a história a ser contada sobre o Museu do Ceará.
Com episódios mensais, a série de reportagens “Raio-X dos Espaços Culturais” é uma produção exclusiva OPOVO+. O projeto ainda contará a história de cinco equipamentos culturais das terras alencarinas, esmiuçando os fatos e os entraves da cultura por trás das cortinas.
O POVO+
A série de reportagens especiais promove mapeamento de equipamentos culturais do Estado, trazendo histórico e atualizado status dos espaços. Confira na plataforma O POVO+
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui