Com a possibilidade de ser múltiplo em diferentes realidades, o novo filme da franquia do Homem-Aranha no Aranhaverso estreia nesta quinta-feira, 1, nos cinemas de todo o Brasil. A história que migrou dos quadrinhos para animação ganhou o público com 100% de aprovação e um Oscar de Melhor Filme da categoria em seu 1º filme. Agora, o segundo promete ainda mais representações do herói que voa sobre prédios com teia de aranha e com um humor que conquistou até os aracnofóbicos (indivíduos com medo extremo de aranhas).
Protagonizado por um jovem negro e latino do Brooklyn, o jovem Miles Morales contracena com diversas versões de si mesmo. Ao lado de Miles, Gwen Stacy a mulher-aranha, também entra em cena para descobrir novas realidades e enfrentar os vilões com a mesma força de uma viúva negra.
Desde o homem-aranha original, o famigerado Peter Parker, até o porco-aranha, a animação conta com seis realidades diferentes. Em cada uma delas há uma versão do herói aracnídeo do cinema. Exemplos curiosos dessas versões são o homem-aranha indiano, uma mulher-aranha grávida, um homem-aranha de 2099 e o homem-aranha punk. Todos com poderes originais, mas adaptados às suas realidades. A animação também desenvolve um design individual para cada mundo, segundo o diretor Kemp Powers foram mais de mil pessoas trabalhando, "a melhor equipe de animação de todos os tempos".
O "punk-aranha" da Terra-138 carrega consigo uma guitarra, que a partir das suas notas musicais enfrenta os arqui-inimigos. O visual do "punk-aranha" foi inspirado em obras de arte, quadrinhos e revistas da Inglaterra dos anos 70: "Usamos colagens, novas mídias e trabalhamos com máquinas Xerox para obter a degradação resultante da reprodução de mídia física repetidas vezes", diz o designer de produção Patrick O'Keefe.
O universo do homem-aranha indiano, Pavitr Prabhakar, possui toques da cultura tradicional indiana em contraste com seu povo. "Para alguns dos membros da equipe do filme que cresceram na Índia, essas foram as histórias em quadrinhos formativas com as quais cresceram, e essas histórias em quadrinhos moldaram nossas ideias de como seria este mundo", aponta o diretor Joaquim Dos Santos.
A realidade do homem-aranha de 2099, Miguel O'Hara da Terra-928, retrata uma Nova Iorque futurista inspirada pela arte conceitual de Syd Mead. No filme, Miguel O'Hara lidera a Equipe-Aranha (Spider-Society no original), um grupo de elite com os melhores heróis., incluindo a mulher-aranha grávida, a personagem Jessica Drew. A função da equipe parece ser investigar e lidar com vilões que ameaçam o Multiverso.
Para os cinéfilos ansiosos pela segunda parte da franquia, o filme deve entregar ainda mais do que o primeiro. Enquanto no primeiro filme era retratado apenas uma realidade, no segundo são apresentadas 6 realidades. "Já é favorito para o Oscar. As técnicas de animação usadas neste segundo filme devem superar o primeiro. Nesta versão, até balão de textos usam, são mais fiéis aos quadrinhos, trazem um maior gama de realidades. Os fãs devem esperar coisas boas por aí, comenta o editor-chefe da página de cultura pop "6 vezes 7", com mais de 15 mil seguidores.
A animação também traz referência ao meme viral de três versões do live-action do herói apontando o dedo um para o outro. O filme ainda perpassa o Universo Cinematográfico Marvel quando o Homem-Aranha de 2099, Miguel O'Hara, acaba mencionando um problema envolvendo o Doutor Estranho e "aquele nerd na Terra-199999". Embora muitos não saibam, esse é o "número oficial" da Terra do Universo Cinematográfico da Marvel.
Próximo live-action de Homem-Aranha
"Homem-Aranha 4" já foi confirmado pelo diretor Kevin Feige. O último filme da trilogia com Tom Holland, "Sem Volta Para Casa", lançado em 2021, foi essencial para a introdução do conceito de "Multiverso" nos filmes da Marvel.
Segundo Kevin, o filme continuará a jornada de Peter Parker no MCU, além de servir como pontapé para uma segunda trilogia do herói nos filmes da Marvel. O diretor afirmou em entrevista ao site EW que a história de Homem-Aranha 4 "já está definida", e que, no momento, os roteiristas do longa estão "colocando as ideias no papel".
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Salas e sessões disponíveis no Ingresso.com
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui