Logo O POVO+
É Cinema!: O POVO+ estreia programa com debates sobre cinema
Vida & Arte

É Cinema!: O POVO+ estreia programa com debates sobre cinema

Novo programa do O POVO+ promove discussões sobre a indústria cinematográfica a partir de lançamentos e festivais: Universo Marvel é o tema do programa de estreia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Reprodução "É Cinema", novo programa do O POVO+

A cada 15 dias, convidados se reúnem para conversar sobre cinema, com dicas e apresentando filmes que estão no foco do debate na semana: esse é o mote que guia o novo programa do O POVO+, plataforma multistreaming do O POVO. Intitulado “É Cinema”, o projeto se inicia neste domingo, 11.

Os episódios serão comandados por Arthur Gadelha, roteirista, crítico de cinema, jornalista e integrante do Núcleo de Audiovisual do O POVO. “O foco do programa são lançamentos no circuito comercial de salas e nos festivais de cinema, mas a curadoria segue aberta também para pensar especiais de diretores, gêneros ou nacionalidades. Como o assunto é Cinema, num recorte amplo que estampa o próprio nome do programa, poderemos falar de muita coisa”, indica.

Segundo Arthur, “o essencial do programa é a conversa” e estimular debates sobre cinema. Assim, o espectador irá conferir sempre “um diálogo franco e humorado sobre assuntos de cinema que estão em pauta no momento, compartilhados por um convidado diferente a cada novo episódio”. O primeiro capítulo colocará no centro do debate o tema “Guardiões da Galáxia e o futuro da Marvel”, com a presença de Jansen Lucas.

Designer do O POVO e crítico de cinema, ele e Arthur conversarão sobre como o rumo do Universo Cinematográfico da Marvel foi afetado com a estreia do terceiro filme de “Guardiões da Galáxia” - adicionando à discussão a polêmica iniciada pelo cineasta americano Martin Scorsese. Afinal, Marvel é ou não é cinema?

“Não quero dar spoilers, mas discutimos o que o novo ‘Guardiões da Galáxia’ representa para o momento da grande empresa no cinema e o legado que o criador dessa trilogia deixa ao sair da Marvel e ir para sua concorrente direta, a DC. Além, claro, de nos aprofundarmos nos acontecimentos do filme e no Universo Cinematográfico Marvel (UCM) em si”, compartilha Jansen Lucas.

Mas, afinal, o que virá na sequência? O segundo episódio terá como convidado o escritor, realizador audiovisual e editor do Núcleo Audiovisual do O POVO, Abdiel Anselmo, para falar sobre o Ceará nos Festivais de Cinema. Ambos alunos de escolas públicas de cinema, ele e Arthur debaterão sobre a intensa produção de cinema cearense nos últimos anos e como isso reverbera na presença dos festivais no Brasil e no mundo.

O capítulo irá ao ar em 25 de junho. Haverá espaço também para discutir sobre “Barbie”, que será lançado em julho nos cinemas brasileiros. Juliana Craveiro, produtora do Canal FDR, é a convidada da edição que será veiculada em 23 de julho para discutir sobre os efeitos da obra nas expectativas em torno dos blockbusters com figuras pop.

Para Arthur Gadelha, debater sobre as produções cinematográficas é falar de algo que ultrapassa as barreiras do “consumo”. “Debater sobre filmes, sejam eles quais forem, é tão importante quanto o próprio ato de vê-los, é uma forma de trazê-los para nós, fazer com que sejam nossos. Como proposto pelo formato dinâmico do programa, uma conversa que nunca encerra nada, mas que dá a largada”, aponta.

Jansen Lucas estende a explicação e acrescenta os ideais do programa: “Debater sobre cinema num todo é sempre importante, não importa qual seja o filme, sempre vai ter algo para se discutir. Talvez nem sempre pelo roteiro ou coisas do gênero, mas pelo que ele representa no momento da história ou da indústria. Essa é a ideia principal do programa: debater todas essas questões, sempre trazendo a pergunta ‘é cinema?’”.

Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz

É Cinema!

  • Quando: estreia no domingo, 11; novos episódios a cada duas semanas
  • Onde: O POVO+

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

 

O que você achou desse conteúdo?