Ao longo de três dias, o primeiro som ouvido pelos assinantes da Netflix quando é “dado o play” para reproduzir alguma produção da plataforma teve outro significado. Em São Paulo, o “Tudum” preencheu o Parque Ibirapuera em diferentes espaços para celebrar as obras mais queridas pelo público, anunciar novidades do catálogo do serviço e promover a aproximação entre grandes estrelas e seus fãs.
Chris Hemsworth, Gal Gadot, Arnold Schwarzenegger, Henry Cavill, Maisa e Maitreyi Ramakrishnan foram apenas algumas das celebridades presentes no evento. À convite da Netflix, o Vida&Arte acompanhou o Tudum in loco e registrou as atmosferas propostas tanto pelo festival quanto pelo show.
Sim, festival e show. O Tudum nasceu no Brasil em 2020 e já funcionou sob os formatos de live, almanaque e festival. Este, por sua vez, voltou a acontecer após a pandemia de 16 a 18 de junho, ocupando o Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera e proporcionando experiências imersivas, jogos e atrações sobre as séries e os filmes favoritos dos fãs. Em alguns momentos, também trouxe astros como Henry Cavill para interagir com o público.
O show, por sua vez, foi realizado na área externa do Auditório Ibirapuera e foi transmitido ao vivo para o mundo todo. O evento reuniu artistas para falarem sobre suas produções, como Arnold Schwarzenegger, que compartilhou com o público a renovação de “Fubar” para a segunda temporada. Novidades como os novos integrantes da segunda temporada de “Round Six” e a confirmação de “Round Six: O Desafio” também foram destaques.
Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de percorrer os espaços do Tudum, confraternizar a paixão pelas séries e filmes e reforçar a importância da volta dos eventos presenciais para estreitar laços em torno da cultura e do entretenimento. Vários pontos foram notórios no Tudum, e o Vida&Arte percorre alguns deles.
Chris Hemsworth: imparável
Sem dúvidas, Chris Hemsworth foi um dos principais - se não o principal - nomes do Tudum. Aclamado tanto no festival quanto no show, era difícil ouvi-lo falar diante da euforia dos fãs, que gritavam sem parar. Aliás, é possível estender isso ao próprio ator, que pareceu estar “imparável” - bem como seu personagem mais recente.
Depois de anos interpretando Thor para o Universo Cinematográfico da Marvel, o ator australiano Chris Hemsworth passa a consolidar seu novo personagem: o mercenário Tyler Rake, de volta em “Resgate 2”. A continuação do filme de 2020 chegou à Netflix no último dia 16 e elevou o reconhecimento de Hemsworth como um astro de ação.
Se no primeiro filme ele protagonizou um plano-sequência de tirar o fôlego, no segundo o patamar ficou ainda mais elevado: o ator gravou um plano-sequência de 21 minutos. Foram necessárias seis semanas para filmar a cena. Questionado por este repórter como foi avançar na complexidade do personagem nesta continuação, ele falou sobre a importância de a equipe do filme observar o lado pessoal de Tyler Rake.
“Era importante, para nós, entender quem o personagem era - e isso veio muito de nossas próprias discussões, até na preparação para o primeiro filme, estivesse em cena ou não. Agora, era importante tornar pessoal também e não apenas sentir como se estivéssemos introduzindo um novo vilão que não estivesse conectado ao protagonista em um nível pessoal”, afirmou.
Netflix: Série sobre Ayrton Senna revela atriz que viverá Xuxa
Emoção
Além das novidades relacionadas às obras da Netflix, os fãs puderam sentir a emoção de quem estava no palco do show Tudum. Um dos casos mais emblemáticos foi o da atriz Aria Mia Loberti, que ficou comovida diante do carinho da plateia. Ela faz sua estreia na atuação na minissérie “Toda Luz Que Não Podemos Ver”.
A produção adapta o livro homônimo de Anthony Doerr, vencedor do prêmio Pulitzer, e tem previsão de estreia para 2 de novembro. No elenco também há nomes como Louis Hofmann e Mark Ruffalo. Na obra, uma garota cega de origem francesa chamada Marie-Laure conhece Werner, jovem soldado alemão, durante a Segunda Guerra Mundial.
Aria Loberti interpreta a protagonista - e também é cega. No Tudum, ela se emocionou com a recepção do público. “A minissérie tem sido resultado de um trabalho de amor desde o momento em que começamos e estamos ansiosos para compartilhá-lo com cada um de vocês”, disse a atriz.
Maisa: a voz brasileira para o mundo
Não tem como falar da atmosfera do Tudum sem citar o nome de Maisa. A apresentadora e atriz de “De Volta Aos 15” foi um dos grandes destaques do show. Ao comandar as atrações ao lado de Chase Stokes (“Outer Banks”) e Maitreyi Ramakrishnan (Eu Nunca…), aliou seu carisma ao seu talento comunicativo para se tornar “a voz brasileira” para o mundo que acompanhava a transmissão pelo YouTube.
Alternando entre português e inglês ao longo do show, Maisa ouviu o público gritar seu nome também em apoio à personalidade brasileira que se destacava entre as inúmeras estrelas internacionais que ali estavam. A apresentadora também esteve sob os holofotes ao falar sobre a nova temporada de “De Volta aos 15”, que estreia em 5 de julho.
Vini Jr. na Netflix: plataforma anuncia documentário sobre a carreira do jogador
Primeiras imagens
Quem acompanhou o Tudum - presencialmente ou por meio do YouTube - sentiu o “gostinho” de ver primeiras imagens de séries aguardadas pelo grande público, como no caso de “Avatar: O Último Mestre do Ar”, live-action que será lançado em 2024.
Outro live-action contemplado foi “One Piece”, que teve seu primeiro vislumbre descoberto pelo público com a caracterização dos personagens do famoso anime. A obra estará disponível na Netflix em 31 de agosto.
Foi o caso também da série de mistério e suspense “O Problema dos Três Corpos”, dos mesmos criadores de Game Of Thrones. A produção será lançada em 2024 e é baseada na trilogia literária de Cixin Liu.
Nicola Coughlan se juntou à celebração do Tudum e mostrou as primeiras imagens de Penelope e Colin na terceira temporada de “Bridgerton”.
Novas produções e datas
Nem só de filmes e séries já disponíveis no catálogo da Netflix foram os anúncios do Tudum. No evento, foram divulgados detalhes sobre novas produções da plataforma, como no caso da série “Berlim”, derivada de “La Casa de Papel” e com foco no personagem Berlim. A obra estreia em dezembro e, nela, ele terá que roubar € 44 milhões em uma tarde.
Sábado, 17, também foi dia de conhecer a prévia do filme “Clonaram Tyrone!”, com elenco formado por John Boyega e Teyonah Parris e prevista para ser lançado em 21 de julho. Foi apresentado o trailer do live-action musical “The Archies”. A obra ambientada na Índia dos anos 1960 é uma releitura dos personagens da Archie Comics e ainda não teve data de estreia revelada - diferentemente de “Lupin”.
A terceira temporada da série francesa estreará em 5 de outubro e os fãs conferiram cenas iniciais da nova parte. Omar Sy voltará a dar vida ao personagem Assane Diop em mais uma trama repleta de aventuras e perigos. A série mexicana “O Eleito”, baseada na trilogia de histórias em quadrinhos American Jesus, foi apresentada e estreia em 16 de agosto.
Por falar em novidades, os fãs de “O Gambito da Rainha” terão a oportunidade de se aproximar ainda mais do mundo da série e receber dicas da protagonista Beth Harmon para jogar xadrez. O Tudum mostrou uma prévia do jogo da série, que estará disponível em 25 de julho. "Rebel Moon", de Zack Snyder, foi também apresentada à plateia.
Imersões imperdíveis
Foram três dias de possibilidades de imersão nas produções da Netflix. Os fãs das obras originais e disponíveis no catálogo da plataforma de streaming se divertiram com mais de 20 ativações e espaços para tirar fotos.
Quem foi ao Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera não viu apenas Wandinha tocando violino ou a Max, de Stranger Things, ouvindo sua música para fugir do vilão Vecna.
Afinal, ao longo do Tudum, o público teve a oportunidade de participar de desafios de dojos da série “Cobra Kai”, visitar a “KoreaTown” (espaço dedicado às produções coreanas da Netflix), conhecer o pomar da “Rainha Charlotte”, jogar críquete como em “Bridgerton”, entrar nas cabines de “Casamento Às Cegas” e brincar de batalha naval no imponente navio Going Merry, de “One Piece”. Teve até rinque de patinação inspirado no cenário de “Stranger Things”.
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui