Logo O POVO+
Jota Quest celebra 25 anos de carreira em show especial em Fortaleza
Vida & Arte

Jota Quest celebra 25 anos de carreira em show especial em Fortaleza

Em dia de show do Jota Quest em Fortaleza, Rogério Flausino recorda momentos marcantes de mais de duas décadas da banda
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jota Quest faz show em Fortaleza para celebrar 25 anos de banda (Foto: Rapha Garcia/Divulgação)
Foto: Rapha Garcia/Divulgação Jota Quest faz show em Fortaleza para celebrar 25 anos de banda

Música em parceria com Anitta, participação em trilha sonora de filmes da Disney e coleção de momentos especiais no Rock In Rio: essas são algumas das particularidades envolvidas na trajetória de mais de 25 anos da banda mineira Jota Quest. O grupo se apresenta no estacionamento do Shopping Iguatemi Bosque neste sábado, 8.

A apresentação reúne grandes sucessos, como as faixas “Só Hoje”, “Dias Melhores”, “Fácil”, “Amor Maior” e “Do Seu Lado”, além de singles recentes como “A Voz do Coração” e “Imprevisível”. Em entrevista ao Vida&Arte, o vocalista Rogério Flausino relembra episódios marcantes na carreira do Jota Quest.

A turnê seria realizada anteriormente em 2020, mas precisou ser adiada devido à pandemia. A crise sanitária foi, sem dúvidas, um período de muitos desafios para a banda, já que as apresentações precisaram ser interrompidas. As alternativas encontradas para enfrentar os tempos de isolamento foram as lives e uma maior presença nas redes sociais.

Hoje, as mensagens propostas pela turnê se intensificam: para além de celebrar os 25 anos de carreira do Jota Quest, ela vem para celebrar a amizade dos músicos, que estão juntos desde o início do grupo. “É celebrar nossa união e nossa amizade”, aponta. Para Flausino, o giro pelo Brasil tem sido uma experiência marcante.

“Nós estamos vivendo emoções absurdamente maravilhosas desde que a turnê começou, passando inclusive pela gravação de um DVD em Porto Alegre, em estádio lotado - uma coisa inédita na nossa carreira, nunca tínhamos feito um show sozinhos lotado daquele jeito. Foi uma coisa maravilhosa. Isso enche a gente de esperança, de energia e de vontade de seguir em frente e dar continuidade a essa caminhada”, revela.

Nessa leva de apresentações da turnê, o Jota Quest marcou presença também no evento de lançamento do Ceará Music, em outubro. Um mês antes, um outro show especial: a quarta aparição no Rock In Rio, substituindo o Migos após o trio de rap cancelar. “A gente aceitou na mesma hora. Não tivemos dúvida”, elabora.

O cantor prossegue: “É preciso que as pessoas entendam o quão importante é estar no Palco Mundo do Rock in Rio. Todas as vezes em que nos apresentamos foram experiências transformadoras, tanto artisticamente quanto pessoalmente, pelo que se sente ali em cima”.

Um fato interessante é como o Jota Quest conseguiu, ao longo da carreira, transmitir sua musicalidade para outras frentes. Um exemplo é a “incursão” do grupo no cinema, quando participou da trilha sonora de “Planeta do Tesouro”, animação da Disney, com a música “Estou Aqui”. As aparições não se encerraram no filme.

Rogério Flausino lembra também de uma participação recente, dessa vez na animação “Viva - A Vida É Uma Festa”, quando cantou a canção “Lembre de Mim”. Em 2004, a banda foi a única seleciona de centenas de grupos da América Latina para uma versão do tema de "Homem-Aranha", que esteve na trilha do segundo filme da franquia estrelada por Tobey Maguire.

Filmes como “Muita Calma Nessa Hora” e “Assalto Ao Banco Central” são outros exemplos de longas com toques do Jota Quest na trilha sonora. “A gente é muito grato a essas oportunidades de se envolver com esse olhar da sétima arte”, compartilha.

De participações em trilhas de filmes a parcerias com grandes nomes do cenário musical: a bagagem de 25 anos de carreira do Jota Quest acumula experiências gratificantes para os seus músicos. Em 2015, a banda mineira fez parceria com Anitta e Nile Rodgers na música "Blecaute", encontro de mundos potentes da música.

A faixa integra o disco “Pancadélico” (2015), álbum cujo título representa a junção dos termos “pancadão” e “psicodélico”. Lendário guitarrista e produtor musical americano, Nile Rodgers trabalhou também no álbum “Funky Funky Boom Boom”, do Jota Quest. “Foi um marco artístico na nossa carreira. Trabalhar com um dos grandes nomes da música mundial e que te inspirou foi um divisor de águas”, relata.

Na época, Anitta se destacaria com “Bang!”. “A gente olhava para ‘Blecaute’ e falava: precisa de uma menina que para o baile. Quem? A Anitta! Ela veio para Belo Horizonte, gravou com a gente, foi extremamente profissional e bacana. Fizemos a música, lançamos, foi um grande sucesso e ganhamos o prêmio de ‘Hit do Ano’ no Multishow”, lembra Flausino.

A música e o álbum valorizaram ainda mais a trajetória do Jota Quest, na opinião do cantor. Veio depois a oportunidade de lançar o primeiro álbum acústico da banda, com três anos de turnê. “Isso coloca o trabalho da banda em uma posição de destaque e isso é muito importante, porque é muito difícil continuar fazendo coisas que chamem atenção da banda e coloque ela em posição de destaque depois de tanto tempo. É uma soma de coisas muito boas”, enfatiza.

Jota Quest em Fortaleza

Quando: sábado, 8, das 19 horas às 21 horas

Onde: estacionamento do Shopping Iguatemi (av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)

Quanto: a partir de R$ 100 (meia); ingressos à venda no site Bilheteria Virtual e presencial na loja Jef, no Iguatemi

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui


O que você achou desse conteúdo?