Além de "Oppenheimer", "Barbie" estreia nos cinemas nesta quinta-feira. É raro duas grandes produções cinematográficas estrearem no mesmo dia, mas aconteceu, gerando memes, engajamento e até um nome próprio para o acontecimento: "Barbieheimer".
Enquanto "Barbie", de Greta Gerwig, retrata o mundo de uma das bonecas mais populares do mundo, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, é sobre o inventor da bomba atômica. "Barbie" apresenta um mundo majoritariamente rosa, mas também com presença de outras cores vibrantes, além de um trailer que aponta enredo divertido e descontraído. Já "Oppenheimer" aborda assunto mais sério e com uma fotografia mais sombria. São propostas completamente diferentes e provavelmente direcionadas a públicos distintos, que têm disputado nas redes sociais qual obra terá melhor bilheteria.
Apesar das diferenças, também há semelhanças entre os filmes, além da data de estreia. Ambos têm diretores renomados da indústria e que já foram indicados ao Oscar: Greta Gerwig, por "Lady Bird", em 2018; e Christopher Nolan, por "Dunkirk", de 2017.
As duas produções também contam com elenco cheio de celebridades aclamadas. "Barbie" tem Margot Robbie, Ryan Gosling e Dua Lipa. "Oppenheimer" tem Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt.
Apesar de parte dos fãs criarem uma rivalidade entre os dois longas, há quem incentive o oposto. O movimento "Barbieheimer" estimula mais pessoas a irem aos cinemas conferir as produções.
Os próprios atores têm aderido ao movimento. "Estou ansioso para ver 'Barbie'. Adoro Margot Robbie e amo Ryan Gosling, quero vê-los agora! Meu conselho seria que as pessoas fossem ver os dois, no mesmo dia. Se são bons filmes, quem ganha é o cinema", ressaltou Cillian Murphy.
Margot Robbie apareceu em uma foto na frente do cartaz de divulgação de "Oppenheimer" com um ingresso para assistir ao filme. A atriz também chegou a assinar uma camisa de um fã que reforçava o movimento "Barbieheimer". "Eu acho que você deveria começar o dia com 'Barbie', ir direto para 'Oppenheimer' e terminar com 'Barbie'", declarou. (Flávia Marques)
Barbiecore
Para além das telonas, o filme da Barbie tem impulsionado setores diversos a surfar na onda cor de rosa que o longa criou. Desde o ano passado, a tendência Barbiecore ganhou destaque nas redes sociais e nos últimos meses impulsionou lançamentos na indústria da moda.
O Barbiecore consiste em usar peças de roupa em tons de rosa. Geralmente, os looks são monocromáticos ou têm o rosa como a cor predominante. A tendência surgiu em meio às gravações de "Barbie" e foi ganhando força à medida que estreia do filme se aproximava, rendendo virais nas redes sociais.
A atriz Margot Robbie, a protagonista de "Barbie", teve um papel fundamental no fortalecimento do Barbiecore na indústria da moda. Durante entrevistas, premiéres e viagens para divulgar o filme ao redor do mundo, a atriz fez referências a diversas versões da boneca, usando looks quase idênticos. A Barbie Original (1959), Barbie Sparkling Pink (1964) e Barbie Day to Night (1985) foram algumas das edições homenageadas pela atriz.
Com o crescimento do Barbiecore nas redes sociais, marcas aproveitaram para lançar coleções inspiradas na boneca. A Zara lançou uma coleção que inclui roupas semelhantes às usadas pelos personagens no filme, além de acessórios, sapatos, chapéus, bolsas, itens para cabelo e mais.
A C&A também lançou uma colaboração com a Mattel inspirada na Barbie. O projeto inclui itens para crianças e adultos que vão desde camisetas até squeezes e almofadas. "A Barbie é um ícone que acompanhou a evolução da moda e da sociedade, nunca deixando de ser independente com seu estilo próprio. Nossa colaboração busca capturar essa essência, e estamos felizes em trazer essa inspiração para os nossos clientes", afirma Mariana Moraes, diretora de marketing da C&A.
Greve dos atores
Após o fracasso nas negociações com estúdios e serviços de streaming, o Sindicato dos Atores e Federação Americana de Artistas de Televisão (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists) entrou em greve no dia 13 de julho. Além do movimento paralisar gravações, também impacta obras que serão lançadas nas próximas semanas, incluindo Barbie, já que atores não poderão divulgar filmes em que participaram, seja presencial ou virtualmente.
Margot Robbie declarou ser a favor da greve da SAG-AFTRA. "Eu apoio totalmente todos os sindicatos e faço parte do SAG, então eu os apoiaria absolutamente", disse a atriz. No dia do anúncio da greve, acontecia a estreia de "Oppenheimer" no Reino Unido. Ao saberem da decisão, o elenco do filme deixou o evento em apoio à greve.