Logo O POVO+
Cearense compartilha trajetória como diretor musical de Fábio de Melo
Vida & Arte

Cearense compartilha trajetória como diretor musical de Fábio de Melo

Pianista cearense Rafael Maia compartilha trajetória na música, além da amizade com Fábio de Melo e sua atuação como diretor musical dos shows do padre
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pianista cearense Rafael Maia é diretor musical dos shows do padre Fábio de Melo (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Pianista cearense Rafael Maia é diretor musical dos shows do padre Fábio de Melo

Para muitos garotos brasileiros, o primeiro sonho de profissão é se tornar jogador de futebol. Esporte mais famoso do País, a modalidade move, há anos, paixões de pequenos e grandes torcedores. A ideia, por diversas vezes, comove a família: é preciso colocar a criança em uma escolinha de futebol para desenvolver as habilidades e, quem sabe, transformar o sonho em uma realidade.

Quando tinha sete anos de idade, o cearense Rafael Maia estava matriculado na escolinha de futsal do seu colégio. Entretanto, ele tinha certeza sobre o seu grande desejo. Em vez de seguir no espaço, ele pediu à sua mãe para fazer outro tipo de aula. Afinal, ele tinha ganhado um piano de brinquedo e havia se apaixonado de cara pelo instrumento.

“Pedi para fazer aula de piano. É até engraçado, não é? Uma criança pedir para sair do futebol para ter aula de piano. Comecei a estudar, fazer conservatório, aí veio a formação até começar a vida profissional com esse instrumento que tanto amo”, lembra o pianista.

Os anos se passaram e a paixão apenas aumentou - bem como cresceram as oportunidades no seu ramo. Hoje, Rafael é pianista e diretor musical do padre Fábio de Melo, e compartilha ao Vida&Arte as bênçãos das trajetórias que vive tanto na música quanto na amizade com o sacerdote.

O repertório de sua formação passa por diferentes artistas. “Desde muito cedo sempre ouvi muita coisa boa em casa, com meus pais e avós. Tom Jobim, Ivan Lins, Bill Evans, Chopin - uma grande referência, adoro música clássica -, Fagner e o próprio Fábio de Melo, já gostava de ouvir um pouco mais quando era adolescente daí começava um grande sonho”, afirma.

Um deles, aliás, era o de conhecer Fábio de Melo. Mais que isso, eles se tornaram amigos. “O padre Fábio de Melo foi um presente que Deus me deu. Costumo falar que ele tem o coração mais bonito que eu conheço”, inicia. Os primeiros contatos entre os dois aconteceram durante a pandemia. Em casa, “sem poder exercer seu ofício”, Rafael começou a gravar vídeos, sendo um deles uma das músicas do sacerdote.

A gravação acabou chegando ao conhecimento de Fábio de Melo a partir de um amigo, que viu a interpretação do cearense e compartilhou o vídeo. “Ele adicionou meu contato, começamos a conversar e combinamos de gravar algo juntos algum dia. Acabou que o primeiro show dele pós-pandemia foi em Fortaleza, e ele falou comigo para organizamos o show ‘Especial Mulheres’”.

“Aí, começou toda essa logística de escolher repertório, de fazer ensaio e pensar como seria a logística para o primeiro show. Tive a honra de poder escolher grandes os músicos, amigos. A gente costuma dizer que, como a gente se ama fora dos palcos, isso também passa para a música. A gente pode dizer que o conjunto do ‘Fabinho’ é só amor”, relata.

A ideia era promover apenas um show, mas quando os músicos se encontraram “foi como amor à primeira vista e não conseguiram se soltar mais”. Atualmente, a formação é composta por Robertinho Marçal (bateria), Daniel Ferrer (baixo), Rafael Magoo (guitarra), Thiago Rocha (saxofone), Ricardo Abreu (trompete) e Rômulo Santiago (trombone).

O evento contou ainda com as participações de Marcos Lessa, Ana Clara e Italo e Padre Antonio Furtado. A apresentação foi realizada em 5 de março de 2022, no estacionamento do Shopping Iguatemi Bosque. Foi por conta desse período, aliás, que Rafael Maia acabou se tornando diretor musical do padre Fábio de Melo.

Com esse cargo, o cearense é responsável pela escolha dos instrumentistas que acompanharão o sacerdote, além de escrever arranjos e administrar detalhes dos ensaios. A vida na estrada com o padre Fábio de Melo é, para Rafael, uma grande bênção - assim como é a relação entre eles.

O pianista considera o sacerdote uma pessoa de “coração enorme” e aponta a felicidade em poder compartilhar “palavras de conforto para o Brasil e para o mundo”. “Eu sou muito grato a Deus por poder viver de música e por poder ser realizado com a música. Sou totalmente realizado com minha profissão e meu grande sonho é continuar levando boa música, conforto e amor para as pessoas”.

Ele ainda destaca: “A gente vive em um mundo no qual as pessoas estão precisando muito de conforto e de uma palavra, (é muito bom) continuar nesse ministério do Fábio, que faz isso tão bem. Meu grande sonho é esse: levar a boa música e permanecer tocando corações”.

Lembranças marcantes

São várias as conquistas que acompanham a carreira de Rafael Maia e são muitas “histórias bacanas” para contar. Uma das mais marcantes foi quando ele alugou seu piano recém-comprado para o show do astro Paul McCartney em Fortaleza há dez anos.

“Eu recebi uma ligação da produtora pedindo para alocar esse piano, porque o Paul iria precisar. Na hora, achei que era um trote, mas foi um marco para mim. Hoje, tenho uma empresa de locação de instrumentos. Já atendi muitos artistas, como Jennifer Lopes, Pitbull, Ivan Lins e Vanessa da Mata”, compartilha.

Outro sonho realizado foi quando conseguiu rodar em turnê com um de seus grandes ídolos, o cantor e compositor cearense Fagner. O trabalho em conjunto ocorreu na turnê do artista de 2016 a 2018. “Sempre tive dois sonhos: um era o de tocar com o Fagner e outro de tocar com o padre Fábio”, recorda.

Presença no Halleluya

Rafael Maia também marcou presença no Festival Halleluya, promovido pela Comunidade Católica Shalom entre 19 e 23 de julho em Fortaleza. O festival, considerado o maior de música católica da América Latina, celebrou 25 anos com mais de 30 atrações, entre elas o Padre Fábio de Melo, que se apresentou no dia 21.

O evento misturou música, diversão e fé no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Além dele, compareceram as bandas Rosa de Saron, Missionário Shalom e Reale e nomes como Jake Trevisan, irmã Kelly Patrícia e Flávio Vitor Jr.

Acompanhe

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?