Logo O POVO+
Com programação gratuita, mostra VERBO acontece na Pinacoteca do Ceará
Vida & Arte

Com programação gratuita, mostra VERBO acontece na Pinacoteca do Ceará

Festival de arte contemporânea realiza ações na Pinacoteca do Ceará até o dia 30 de julho. Projeto também tem passagens pelas cidades de São Luís e São Paulo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Breno de Lacerda/divulgação "No Barraco da Constância Tem!" apresenta "A"

"A performance se transformou no Brasil", opina o diretor artístico Marcos Gallon ao falar sobre a evolução da VERBO - Mostra de Performance desde o nascimento, em 2005, até a décima sétima edição, concretizada em 2023. "No começo, as pessoas achavam que a performance era uma coisa para entreter o público em aberturas. Hoje as pessoas já estão adaptadas para absorver as dinâmicas, as práticas, as ideias políticas e sociais que a linguagem atende", analisa.

Um dos maiores festivais de arte contemporânea chega a Fortaleza nesta quinta-feira, 27, onde permanece até domingo, 30, após passagem pela cidade de São Luís entre os dias 19 e 21 de julho para seguir em São Paulo nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Promovida pela Galeria Vermelho, a programação reúne 36 atividades de artistas nacionais e internacionais a partir de recorte curatorial de Marcos, Samantha Moreira (Chão SLZ) e Carolina Vieira (Pinacoteca do Ceará). "A questão do espalhamento da ação, do trânsito dos artistas, sempre fez parte da mostra, no sentido de criar uma plataforma de apresentações e encontros", acrescenta o curador.

A expansão proporcionou a parceria com o equipamento cultural do Ceará numa aproximação considerada natural. "Aconteceu pelo desejo mútuo entre as partes. Da Pinacoteca em se aproximar da performance e da VERBO se aproximar dos artistas do Nordeste", aponta Carolina. Ela informa que a seleção foi feita de forma colaborativa a partir de critérios que envolviam "criação, execução e proposição conceitual em diálogo com as questões afirmativas que norteiam as políticas culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE)".

O formato também foi pensado para destacar personalidades atuantes no campo artístico. Além dos nomes mencionados no quadro ao lado, as ações na capital cearense envolvem performances de Fabiana Faleiros (São Paulo), Elilson (Recife), Ton Bezerra (São Luís), Boris Nikitin (Basiléia) e Lilibeth Cuenca Rasmussen (Copenhage).

A oficina "Performance-escrita", ministrada pela artista e pesquisadora Érica Zingano, compõe todos os dias do painel de ações. De acordo com a ministrante, o objetivo é desenvolver textos críticos para os trabalhos apresentados na VERBO. Com inspiração em escritos como "E Se Eu Fosse Uma Máquina" (2022), de Suene Honorato, ela apresenta metodologia processual. "Nós vamos fazer vários exercícios de percepção de si e de outras subjetividades no trabalho, que vai do individual ao coletivo, pensando questões contemporâneas", desenvolve Érica.

A abertura do evento fica por conta da performance inédita "A", desenvolvida pelo grupo "No Barraco da Constância Tem!" como desdobramento do trabalho coreógrafo "Delirantes e Malsãs" (2020) e da instalação "Ô" (2023). O grupo foi o único entre os selecionados que irá percorrer as três localidades do festival. "O 'No Barraco da Constância Tem!' ultrapassa campos marcados por uma assimetria irreparável, promovendo, por meio da intervenção artística, uma ação vibratória de chamamento da bonança, do brilho, da resplandecência diante da finitude", afirma a artista Sarah Nastroyanni, integrante do coletivo.

A apresentação em Fortaleza, assegura a artista, reverbera o desejo de que artistas e coletivos cearenses ocupem cada vez mais os circuitos curatoriais e culturais, com a presença de toda a cadeia produtiva na composição das obras. "Que cada vez mais a Pinacoteca do Ceará esteja receptiva a intervenções que evidenciem os aspectos sociais e antropológicos em que o equipamento está situado. Que ultrapassemos a predominância da temporalidade sudestina sobre o norte-nordeste brasileiro trabalhando na dura matéria do tempo e da impermanência. Estamos presentes. Sentimo-nos presentes", destaca Sarah.

Cearenses na VERBO

  • Eduardo Bruno e Waldirio Castro (Fortaleza)
  • Isadora Ravena (Fortaleza)
  • No Barraco da Constância Tem! (Fortaleza)
  • Pablo Assumpção (Fortaleza)
  • Ruy Cézar Campos (Fortaleza)
  • Sy Gomes (Eusébio)
  • Yuri Firmeza (Fortaleza)
  • Érica Zingano (Fortaleza)

 

VERBO - Mostra de Performance Arte 2023

Quando: quinta-feira, 27, das 12h às 19 horas; sexta-feira, 28, das 12h às 18 horas; sábado, 29, das 12h às 18h30min; domingo, das 10h às 17h30min
Onde: Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n - Centro)
Gratuito

Veja a programação completa no site

O que você achou desse conteúdo?