Logo O POVO+
Panelada gigante é distribuída gratuitamente em festival no Ceará
Vida & Arte

Panelada gigante é distribuída gratuitamente em festival no Ceará

Festival Gastronômico São Sebastião acontece nesta sexta, 28, e sábado, 29, e busca recorde de maior panelada do mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No Sudeste, o pastel de feira, que imortalizou a careta enojada do "out" Dória segue firme, assim como a buchada, a panelada e o sarrabulho com cuscuz aqui nos mercados da vida. Comidas com emoção, diria o amigo Romeu Duarte (Foto: Luiz Alves)
Foto: Luiz Alves No Sudeste, o pastel de feira, que imortalizou a careta enojada do "out" Dória segue firme, assim como a buchada, a panelada e o sarrabulho com cuscuz aqui nos mercados da vida. Comidas com emoção, diria o amigo Romeu Duarte

Para os amantes de uma boa panelada e os mais diversos pratos da culinária cearense, o 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião acontece nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29. Após conquistar o título de maior buchada do mundo, em 2019, o mercado e seus chefs tentarão bater o recorde de maior panelada, fazendo 500 kg da iguaria.

“A ideia do Festival da Buchada, em 2019, buscava evidenciar essa culinária que é tão importante pro Mercado São Sebastião. Foi vendo que era uma realidade muito ‘esprimida’ e até mesmo presa, que decidimos resgatar o evento para evidenciar o que é tão importante para nossa história. Agora, com a ideia da panelada. É um produto gastronômico muito rico da região e foi no São Sebastião que, praticamente, surgiu a panelada”, afirma Firmo Bezerra, administrador do Mercado.

O recorde de maior buchada de bode já feita, foi conquistado com 135,25 kg da iguaria. Uma panela de barro gigante, até hoje exposta no mercado, foi utilizada para comportar o prato. Após a pesagem oficial pelo RankBrasil, sistema de homologação de recordes brasileiros, a buchada rendeu 1.500 porções e foi distribuída aos presentes. O tradicional prato regional é preparado com os rins, fígado e vísceras do bode.

Já a panelada, também receita típica do Nordeste, é feita com tripa e bucho de boi. Para Firmo Bezerra é de muita relevância conquistar novamente o recorde para que o mundo saiba dos sabores e da potência do mercado gastronômico regional. “O São Sebastião já vendeu frutas, carnes, e diversos artigos regionais, mas com certeza, a culinária é o nosso grande carimbo. Por isso temos tantas seguranças e garantias de poder falar disso, nos emociona por ser nossa história.”

Localizado atualmente na Rua General Clarindo de Queiroz, no Centro de Fortaleza, o Mercado São Sebastião é um equipamento público de valor histórico para a Cidade. Em seu início, o espaço estava situado onde hoje é a Praça Waldemar Falcão, também no Centro. Com o desmonte do então mercado de ferro, parte da estrutura foi montada no atual Mercado dos Pinhões. Outra parte foi para a Praça Paula Pessoa, conhecida também por Praça São Sebastião. Foi em 1997, que o projeto atual do mercado ganhou forma pelo arquiteto cearense Fausto Nilo.

Hoje, com mais de 400 boxes distribuídos em três blocos, o Mercado São Sebastião se consolidou como um dos principais centros de distribuição de alimentos de Fortaleza. O local é bastante procurado para a compra de frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, plantas, além, é claro, para saborear a comida regional.

Aberto ao público, o evento, no sábado, 29, será acompanhado por representantes do RankBrasil e, após a pesagem oficial, a panelada gigante será distribuída aos presentes, gratuitamente, por 11 chefs responsáveis pelo preparo do alimento.

Nos dois dias de festival, o Mercado São Sebastião também trará muita música, com atrações locais, comida típica cearense e 22 stands com vendas de produtos regionais, dos quais 11 são de permissionários de restaurantes do mercado. O prato de panelada nesses stands será comercializado por R$ 20. Já o estacionamento custará o valor único de R$ 10.

Para comer sem deixar de se divertir, o evento trará Chico Pessoa, voz de “Anjo Querubim”, e a banda de forró Chapéu de Couro, para animar o Festival com ritmos musicais característicos do Ceará. 

Programação

Sexta-feira, 28

  • Das 19 às 21 horas: Banda Chapéu de Couro
  • Das 21h20min às 23h30min: Banda Cacimba de Aluá

Sábado, 29

  • Das 19 às 21 horas: Joelma Rios
  • Das 21h30min às 23h30min: Chico Pessoa
  • Das 23h30min a 1 hora: Dedim Gouveia Jr.

Festival Gastronômico

  • Quando: sexta-feira, 28, e sábado, 29, a partir das 18 horas
  • Onde: Mercado São Sebastião (Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 - Centro)
  • Entrada gratuita

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui

 

O que você achou desse conteúdo?