Logo O POVO+
Flávio Paiva lança disco inspirado no livro "Que noite, Torito!"
Vida & Arte

Flávio Paiva lança disco inspirado no livro "Que noite, Torito!"

Gravação com composições derivadas do livro "Que noite, Torito!", de Flávio Paiva, estará disponível no próximo domingo, 1º, em diversas plataformas de streaming de música
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Escritor Flávio Paiva 
e a intérprete Luana Baptista (Foto: Renato Zerlotti/ Divulgação)
Foto: Renato Zerlotti/ Divulgação Escritor Flávio Paiva e a intérprete Luana Baptista

Imerso no desejo de expansão para outros idiomas, o escritor Flávio Paiva agora inclui mais uma língua no universo do seu personagem Torito. O jornalista e cronista do Vida&Arte lança o álbum “What a night, Torito!”, versão em inglês da obra já divulgada em português e espanhol. O projeto une literatura e música.

O disco tem dez composições e estará disponível nas plataformas digitais de música a partir do domingo, 1. A versão em inglês do livro “Que Noite, Torito!” também está sendo planejada e, segundo o autor, será lançada em breve pela editora Telos – também responsável pela publicação da obra em português e em espanhol no ano passado (2022).

A narrativa acompanha a história de um menino inquieto que dorme sozinho pela primeira vez enquanto brinca com os próprios pensamentos. Com o lançamento do álbum em uma nova língua, a expectativa é um alcance ainda maior do público, desde o infantil, passando pelo infantojuvenil e chegando a mães, pais, educadoras e educadores.

"Sou defensor da cogeracionalidade. Tudo o que faço carrega a vontade de transpor as questões etárias. A sociedade perde muito quando segrega as pessoas por idade, geração e tempo de vida. Seja qual for o público para o qual eu fale, estarei sempre na idade que eu estiver, me comunicando com pessoas na idade que elas estiverem" destaca Flávio.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

O contato das crianças com o idioma inglês por meio de artistas brasileiros é uma temática levantada pelo autor do álbum. Abordar a investigação dentro da "cultura da infância", através de conexões linguísticas, possibilita o encontro do público com o idioma na obra, mas em uma perspectiva nacional.

"No Brasil, o ensino de inglês é oferecido nas escolas desde a infância e é muito bom que, ao terem contato com esse outro idioma, essas crianças possam ter a opção de fazer isso também com obras de autores brasileiros" diz Flávio Paiva.

A necessidade de não fazer apenas uma versão, mas, sim, uma tradução, é contemplada na produção. Flávio Paiva explica a complexidade da tradução de composições que, embora tenham vida própria e sejam agradáveis de ouvir separadamente, integram uma história: "Normalmente se fazem versões de músicas, e não traduções. O versionista tem a liberdade de acrescentar ideias e situações não contempladas no original”, pondera o autor, ressaltando que “What a night, Torito!” não introduz “nada que pudesse alterar o sentido original da narrativa” e que isso “tornou mais complexo o trabalho de tradução”.

Ao falar dos seus projetos futuros, Flávio Paiva reforça o entusiasmo em trabalhar para e com o público infantil. "Nunca sei o que virá como resultado do que ando fazendo. Só sei dizer que transito nos campos da infância e da cidadania orgânica, por onde costumo encontrar pegadas de esperança. Nesse percurso, toda linguagem artística me atrai", declara.

O álbum conta com a voz de Luana Baptista e acompanhamento instrumental de Dani Zulu e André Hosoi, com produção de André Magalhães. A tradução para o inglês dez músicas para o inglês foi feita por Wander Nunes Frota.

Susan Linn (psicóloga norte-americana) também participou nessa construção e para a finalização desse trabalho, o autor contratou a assessoria da musicista londrina Lizzie Ogle. A imagem da capa do álbum mantém a ilustração de Canizales utilizada nos álbuns anteriores, o que muda é apenas o título e as informações de texto.

What a night, Torito!

  • De Flávio Paiva
  • Intérprete: Luana Baptista
  • Tempo de música do álbum: 31'12''
  • Disponível nas plataformas de streaming de música a partir deste domingo, 01/10

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?