Dos anseios de um amor mal resolvido na dramaturgia surge a segunda versão do filme “O Melhor Amigo”, de Allan Deberton. Lançado em 2013, o curta-metragem, protagonizado por Jesuíta Barbosa, retrata a história de um quase-romance entre dois amigos.
Dez anos depois, a trama é ampliada e ganha novos personagens com direito a participação especial de Gretchen, Mateus Carrieri, Claudia Ohana e Diego Montez. O diretor da obra, o cearense Allan Deberton, explica que o desejo por um “final feliz” ou um “novo fim” dos espectadores do filme foi uma das motivações para a construção do longa.
“Recebi muitos feedbacks de que a história do curta não estava “completa”, faltando ‘um desfecho’. Ao mesmo tempo, percebi muita empatia dos espectadores com os personagens, pois, de certa maneira, viam-se em tela. Encarei isso como um desejo das pessoas em ver mais. O curta teve ótima carreira e logo percebi que a história poderia também servir como um longa-metragem. Com isso, precisei, com a ajuda de uma incrível equipe de roteiristas, criar outros universos, novos personagens”, explica o cineasta também diretor do premiado “Pacarrete” (2019).
“Eu diria que podem esperar um novo fim”, sustenta o cineasta. Lucas (agora interpretado por Vinícius Teixeira) e Felipe (este vivido por Gabriel Fuentes) terão um um novo final. O reencontro é o mesmo, Lucas viaja sozinho a Canoa Quebrada, onde revê um antigo amigo de faculdade, Felipe. Desta vez, o rapaz tímido com antigos desejos pelo até então amigo heterossexual ganha novas camadas. “No longa, nossos personagens estão mais complexos e há muito mais a se falar. O filme faz uma crítica à busca pelo padrão de beleza”, revela o diretor.
Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz
O ator Gabriel Fuentes, que já participou da novela teen Malhação, ressalta as descobertas em terras cearenses. “Tive o privilégio de ficar em Fortaleza e Canoa Quebrada, onde se passa a história. Tive workshop com bugueiros, troquei muito com eles, aprendendo a cada dia mais sobre o sotaque cearense. E o Felipe tem muitas coisas conectadas comigo”, diz.
Já o ator Vinícius Teixeira explica que a investigação dos personagens durou pelo menos um mês, mas com muita intensidade. “Esse caminho foi essencial e muito especial. Foi um período de muito foco e estudo pra dar conta de tudo, cuidando da saúde e mergulhando de cabeça e com muito amor para conseguir dar o meu melhor em todos os dias do processo”, comenta.
A nova versão do filme gravado em 2013 perpassará pautas que, à época, não eram tão difundidas. Segundo Deberton, outros personagens devem compor a história para exemplificar novas perspectivas da comunidade LGBTQIA+. “Tentei trazer novos temas, falar de corpos. Existem outros personagens e novas histórias para além da dupla romântica protagonista. Como trata-se de uma comédia musical, os temas são levados de forma sutil, mas sem perder o foco e força dos debates”, ressalta.
A passagem do tempo também é acompanhada pela nova versão. A era das redes sociais pode ser percebida no filme, mas com tons de nostalgia. “Estamos caminhando com o tempo, os personagens acompanham os movimentos tecnológicos e fazem uso dele, nas cenas. Há no filme uma certa nostalgia de décadas atrás, quando a comunicação romântica acontecia de outra maneira, à luz de velas. Tentamos explorar isso em tela para, delicadamente, dar um recado. As pessoas reais, o papo físico entre elas, são muito mais interessantes que as das relações virtuais”, defende.
As locações variam entre Fortaleza e Canoa Quebrada. “Amo a ideia de nosso Ceará ser visto internacionalmente como um lugar colorido e cheio de vida, de personalidade. Somos calorosos e afetuosos”, afirma Deberton.
Um espaço que ganhou destaque na produção foi a boate Valentina Club, casa de show de arte drag localizada na Capital. Quem esteve por lá foi a cantora Gretchen. Artistas como Denis Lacerda, Souma, Muriel Cruz, Rodrigo Ferrera, Solange Teixeira, Adna Oliveira e Walmick de Holanda também estarão presentes na produção.
Com mais de 150 pessoas na equipe e pelo menos cinco semanas de gravação, o romance “O Melhor Amigo” deve chegar às telas de cinema no segundo semestre de 2024.
Elenco
Artistas como Denis Lacerda, Souma, Muriel Cruz, Rodrigo Ferrera, Solange Teixeira, Adna Oliveira e Walmick de Holanda também estarão presentes no longa "O Melhor Amigo"