A rua Tibúrcio Cavalcante, no bairro Meireles, se viu nos últimos dois meses como endereço para diferentes possibilidades na arquitetura e no design de interiores. O terreno de 5 mil m² projetado e construído pelo engenheiro Pedro Natale Rossi em 1977 abrigou a nova edição da CasaCor Ceará, que completa 25 anos e chega agora ao último fim de semana.
Inspirados no tema "Corpo & Morada", os 37 ambientes projetados por 54 arquitetos, designers de interiores e paisagistas abordaram tendências de comportamento que influenciam o estilo de vida atual.
O processo criativo desta edição se baseou em quatro macro pilares, sendo eles a casa como um lugar de subjetividade, a casa como um lugar maternal, a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento.
Entre os espaços elaborados para este ano, destacam-se também aqueles que percorrem caminhos "para além da casa", como o ambiente que propõe a suíte de um hotel ou o local perfeito para apreciadores de vinhos se "refugiarem".
Abaixo, o Vida&Arte lista alguns desses ambientes. Eles podem ser visitados até este domingo, 29, quando será encerrada a CasaCor Ceará.
Hotel Serendipity
"Acaso feliz", "coincidência bacana" ou "algo bom": escolha alguma dessas expressões - todas levam ao mesmo lugar. Na suíte do Hotel Serendipity, 2º lugar na categoria "Melhor Ambiente" do Prêmio CasaCor Ceará 2023, a regra é ser preenchido pelo "aconchego" e pela "surpresa", como encara o designer de interiores Ramiro Mendes.
A suíte de 42 metros quadrados no sótão da CasaCor combina "o conforto hoteleiro com o aconchego de casa". O hotel propõe uma fuga da padronização tradicional da hotelaria e convida os hóspedes a reviverem momentos longe da cidade.
"Não mexi na parte arquitetônica da casa. Vi o espaço nesse formato de sótão, gosto muito desse tipo de ambiente e ele me remeteu a muitas lembranças boas. Queria criar um espaço de hotel que fosse um 'acaso feliz' para as pessoas, em que elas estivessem viajando e tivessem uma grande surpresa ao encontrar o local", afirma o designer.
Nele, a decoração valoriza elementos originais da residência, incluindo móveis de brasileiros como Campana e Rodrigues. O banheiro é preenchido com quartzito Perla Santana. Ele mantém a "atmosfera íntima com iluminação indireta".
Um dos destaques é o trio de fotografias da atriz e modelo americana Marilyn Monroe - essas, por sinal, "originais do seu último ensaio", segundo Ramiro Mendes. Do espaço construído, o designer aponta que alguns elementos podem ser incorporados ao ambiente da casa.
"Quis trazer um quarto que fosse multiuso, onde as pessoas pudessem jantar, almoçar, trabalhar e estudar — isso é muito proposta de hotel. Há executivos que viajam, curtem as férias e precisam de um local para isso. Não vejo nada que seja impossível de se ter em casa, muito da linguagem do meu trabalho é trazer a simplicidade nas coisas, mas de uma forma bem disposta, pensada e sofisticada", acrescenta.
Refúgio do Vinho
O nome logo indica: ao entrar neste espaço de sótão, o apreciador de vinho se sentirá acolhido. O ambiente é preenchido ainda com música para gerar "momentos agradáveis". O "Refúgio do Vinho" é localizado na casa e o espaço foi transformado a partir da estrutura do sótão, demolindo paredes e aproveitando uma viga invertida para a criação de um jardim.
O projeto elaborado por Cibele Parreiras apresenta aos interessados até uma fonte com vinho, levando o aroma característico. As paredes são revestidas de pedra "que evocam uma sensação de caverna" e, junto com os outros elementos, a paleta de cores quentes contribui para estimular "memórias agradáveis e uma atmosfera convidativa".
"Quando vi esse espaço, que era um sótão, achei muito aconchegante pelo pé direito e pela inclinação da laje existente. No mesmo momento, veio a vontade de fazer algo como uma adega, mas uma adega diferente, não só aquele em que você guarda os vinhos, vai pegar e é aquela coisa fria, mas uma adega na qual a pessoa interagisse com o espaço e a adega a abraçasse. Não só uma pessoa, mas que pudesse ter uma família, ou dois casais conversando, ouvindo música e tomando vinho. Um local de degustação e relaxamento", explica Cibele.
Restaurante Mayú
Encabeçado por Neide Barbosa e Denise Bessa, o projeto do Mayú - Restaurante Escola de comida brasileira contemporânea - reúne elementos da arquitetura brasileira e busca proporcionar ao visitante um ambiente "para estar e dividir com amigos e família". No espaço, cobogós, concreto e luz natural são alguns dos elementos que preenchem a atmosfera.
"Buscamos trazer conforto e permitir que a pessoa se sentisse bem no restaurante, que ele fosse um convite a você desfrutá-lo, o que é uma característica dos nossos projetos", pontua Denise Bessa. O projeto agrega materiais como barro, palha e madeira na decoração com o objetivo de exaltar a cultura cearense.
Outro destaque é o aproveitamento da árvore preexistente no centro do salão. Ela foi incorporada ao décor de forma orgânica. O ambiente conta também com uma varanda que conecta os ambientes externo e interno. Nela, os clientes têm a oportunidade de se sentar para aproveitar o ar livre. O Restaurante Mayú conquistou o 3º lugar no Prêmio CasaCor Ceará na categoria Uso Público e Comercial.
Aprochegue-se
Um carro 100% elétrico chama a atenção do visitante que adentra no espaço "Aprochegue-se", de Marçal Barros. Entretanto, não é o único elemento que se destaca no ambiente. O local foi idealizado inicialmente para ser uma garagem, mas acabou agregando ao espaço uma sala de estar e cozinha para refeições informais.
Sofisticado e multifacetado, o projeto busca celebrar a família que aprecia a arte. Seu nome é "derivado da ideia de acolher e criar", bem como "reflete a versatilidade do espaço". Segundo lugar na categoria Artesanato do Ceará no Prêmio CasaCor Ceará 2023, "Aprochegue-se" tem desde cozinha para refeições informais a uma pista de dança íntima. Ele concentra obras provenientes do Estado e a arte regional se encontra com o moderno, a exemplo do painel cerâmico do artista plástico Junne Fontenele.
Vim do Areial Sala Lounge
Roberto Pamplona Jr. assina o espaço Vim do Areial Sala Lounge, em homenagem a Manoel Machado e sua família. O título não é por acaso: foi da cidade localizada no sertão cearense que veio Manoel. Inspirada em Areial, a ambiência apresenta cores terrosas e elementos que narram a história do homenageado.
O projeto reúne espelhos circulares, colunas de pedra conectadas a prateleiras expansivas, lustre em madeira e tapete imponente. O local se relaciona à ideia de um "clube privado de cavalheiros com uma atmosfera austera e elegante, ideal para leitura, conversas, uísque e música".
A homenagem a Manoel Machado ganhou reconhecimento da edição: "Vim do Areial" Sala Lounge conquistou o terceiro lugar no Prêmio CasaCor Ceará na categoria Artista Cearense.
CasaCor Ceará 2023