Os cuidados rotineiros com a pele, ou skin care, vem entrando no dia a dia de muitos brasileiros e, para os que mergulham nesse universo, uma das mais famosas é a sul-coreana, que segue uma lista bem detalhada, feita para deixar a pele hidratada, protegida e com uma aparência saudável
Popularmente, é conhecido como K-Beauty, ou Korean Beauty: é o mercado da beleza da Coreia do Sul e os cuidados direcionados à pele, marcado por investimentos em produtos de qualidade — com uma parcela deles produzidos com ingredientes naturais e orgânicos.
São 10 passos a serem seguidos rotineiramente, divididos entre limpeza, hidratação e proteção. Os dois primeiros são como uma limpeza dupla: demaquilar — que é a retirada da maquiagem e resquícios de protetor solar — à base de óleo, usando, por exemplo, um cleasing oil.
Em seguida, lavar a pele utilizando um gel de limpeza ou sabonete facial, retirando as impurezas. O terceiro ainda é focado na limpeza: é a esfoliação. Esse processo garantirá uma limpeza mais profunda da derme, por isso deve ser feito com cuidado.
A tonificação, listada como a quarta etapa, é feita com o objetivo de preparar a pele para outros processos da rotina e ajudar no balanceamento do PH. O quinto passo entra na fase de hidratação e cuidado: é o uso de um produto chamado de essência — que possui uma textura aquosa, e tem como objetivo ajudar na hidratação e nutrição da pele.
O sexto, conhecido como tratamento, é a aplicação de produtos (sérum ou ampola facial) para agir em com cuidados específicos, como acne e antissinais. Já o sétimo tópico é a aplicação da máscara facial.
Chegando no final da lista, o oitavo passo é a aplicação de cremes para os olhos, desenvolvidos cuidados da pele delicada da região. O nono será o hidratante facial e o décimo, finalizando os métodos de cuidado, é o protetor solar — que vai ajudar a proteger a pele e reduzir os danos causados pelos raios UV.
Elisa, proprietária do Uri Mercado, enfatiza que "desde pequenos, eles [coreanos] cuidam muito da pele", para mantê-la saudável. Ela cita, ainda, que alguns dos clientes vão ao estabelecimento à procura de produtos, mas que são poucos que o comércio oferece, devido a dificuldade de importação deles.
"O pessoal que assiste dorama sabe que a [nossa] pele é boa e acaba tendo curiosidade", afirma a sul-coreana.