A onda coreana conquistou diversos locais do mundo com os produtos culturais do país, sendo o k-pop o mais difundido entre eles. Assim como o cantor Psy, grupos como BTS, Blackpink, Exo e 2NE1, espalharam a sonoridade do gênero e os videoclipes bem produzidos e com bastante coreografia.
Os fãs, embarcando no conceito proposto, montaram equipes de dança para fazerem apresentações covers dos artistas que seguiam. Mas os sul-coreanos também foram embalados por ritmos de fora, inclusive do Brasil.
Assim surgiu o grupo Tell a Tale. Foi formado inicialmente por três integrantes - Kim Wontae, Do Jung Hong e Sebeen - percussionistas que estudavam e ouviam música latina. Em suas pesquisas, conheceram e se conectaram com o ritmo pagode.
Por e-mail, o grupo respondeu como foi o início da carreira: “Um de nós praticava cavaquinho e o outro praticava canto em português. Compartilhamos [um cover] da nossa música favorita no YouTube e os brasileiros adoraram”.
Ver essa foto no Instagram
Os covers foram de canções dos mesmos artistas que os inspiram em seus trabalhos: nomes como Péricles, Thiaguinho e Pixote, e algumas bandas como Turma do Pagode e Grupo Revelação. Em 2022, eles estiveram no Brasil e foram convidados por de seus ídolos, o cantor Péricles, para participar de um show do cantor.
Atualmente com apenas dois integrantes, Do Jung Hong e Sebeen, Tell a Tale tem 5 singles e 1 álbum lançados de pagode romântico. Eles afirmam que o ritmo não é tão conhecido na Coreia do Sul, mas eles desejam mudar isso “fazendo o melhor para promovê-lo”.
“Na Coreia, quando se trata de ritmos brasileiros, a Bossa Nova é a mais representativa. Por isso a amamos”, explica. “Mas também queremos ouvir e amar [outros] ritmos e músicas brasileiras”, finaliza.
Onde encontrar: Instagram