Logo O POVO+
Eduardo Diatahy lança livro em que analisa a literatura de Cordel
Vida & Arte

Eduardo Diatahy lança livro em que analisa a literatura de Cordel

Pesquisador da UFC apresenta leitura profunda sobre a literatura de cordel
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13-05-2015: Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, sociólogo, professor e escritor. Páginas Azuis - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes. (Foto: Fábio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA, CE, BRASIL, 13-05-2015: Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, sociólogo, professor e escritor. Páginas Azuis - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes. (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Professor aposentado e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes lança nesta quarta-feira, 29, a partir das 19 horas, o livro "O enigma do Jano caboclo: para uma leitura antropossemiológica da narrativa popular em verso", em evento na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc).

Membro da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Diatahy apresenta uma leitura da produção cordelística nordestina, examinando-a sob duplo olhar: o da antropologia e o da semiótica, articuladas para fins de análise cerrada.

Desse encontro produtivo de disciplinas, o pesquisador extrai conclusões e sugere caminhos a partir de um amplo conjunto de peças do gênero, desde seus aspectos semânticos até os mais formais, identificando motivos e constantes nessas composições que marcam a tradição regional.

Especialista em psicologia e epistemologia genética pela Université Paris (Sorbonne, Paris IV) e em pesquisa educacional pela Universidade de São Paulo (USP), Diatahy é também doutor em Sociologia do Conhecimento pela Université François Rabelais (França), onde foi orientado por Jean Duvignaud.

O trabalho agora apresentado - publicado em 2012, mas de elaboração anterior - é marcado por uma rica combinação de repertórios, em hábil costura do erudito com o popular, ambos operando como espécie de dobradiça analítica na tarefa de apreensão desse fenômeno.

Na obra, Diatahy percorre as linhas dos cordéis, retraçando sua genealogia, mapeando categorias e dando a ver aspectos relevantes da "narrativa popular em verso". Nessa operação, também decalca as marcas em relevo por trás dessa escrita tão profundamente enraizada na região.

Aos 88 anos, o pesquisador foi um dos primeiros integrantes do recém-criado Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da UFC, ainda na década de 1960, com o Brasil prestes a mergulhar em um torvelinho político.

Dali a alguns anos, em 1968, com a fundação do curso de licenciatura em Ciências Sociais, Diatahy estará entre os membros do quadro docente da mesma instituição.

Intelectual fecundo, com dezenas de artigos publicados e colaboração com outros tantos trabalhos acadêmicos em revistas nacionais e estrangeiras, o professor Diatahy, como ainda é chamado por seus ex-alunos e ex-alunas, participa da cerimônia de lançamento da obra ao lado da professora Juraci Maia Cavalcante (Faculdade de Educação/UFC), a quem caberá a apresentação do volume.

Lançamento de "O enigma do Jano caboclo"

  • Quando: quarta-feira, 29, às 19 horas
  • Onde: Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc)
  • Programação gratuita 

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?