Logo O POVO+
José Guedes celebra 50 anos na arte com exposição inédita
Vida & Arte

José Guedes celebra 50 anos na arte com exposição inédita

Artista plástico José Guedes dá continuidade a mais de cinco décadas de trabalho com a exposição "José Guedes - 50 anos de arte". Mostra apresenta obras inéditas que dialogam com as múltiplas vertentes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Artista comemora meio século de trajetória artística com exposição
Foto: Arquivo pessoal Artista comemora meio século de trajetória artística com exposição "José Guedes - 50 anos de arte"

O artista plástico José Guedes ainda lembra do primeiro desenho guardado pela mãe: dois animais rabiscados por ele quando tinha por volta dos três anos de idade, numa brincadeira de menino que viria a se tornar o próprio ofício há mais de meio século. Ele entende que estes seriam os primeiros indícios de uma ampla interação artística, celebrada na exposição inédita "José Guedes - 50 anos de arte", disponível para visitação na Casa D'Álva.

"Eu coloco cinquenta anos, mas na verdade é bem mais", explica. Guedes enxerga como, de fato, uma vocação existente desde os primeiros anos de vida. O talento nas artes visuais pôde ser desenvolvido ainda na juventude a partir de experiências autodidatas guiadas pela convivência com artistas como Aldemir Martins (1922 - 2006), quem considera o "artista de maior importância do Ceará", e Eduardo Pamplona (1922 - 1991), quem lhe deu as primeiras telas. A "estreia" oficial veio em 1973 no Salão dos Novos, premiação realizada pela Prefeitura de Fortaleza.

De lá para cá, muitas foram as atuações de José. Referência no campo, o artista fez questão de ser múltiplo ao enveredar por diferentes linguagens. Teve formação em Direito pela Universidade de Fortaleza, área que não chegou a atuar, mas foi decisiva nos cargos de superintendência em equipamentos culturais como a Casa de Cultura Raimundo Cela e o Museu de Arte Contemporânea (MAC - CE). Em paralelo, decidiu investir nas vertentes da música e fotografia, por exemplo. Os trabalhos do artista se expandem e se conectam por meio de imagens, esculturas, versos e instalações há, pelo menos, 25 anos.

"Minha fotografia era muito pictórica, que expandia para pintura. Quando eu fazia as instalações, a pintura estava permeando. Eu sempre trabalhei com ideias que, de repente, suscitavam uma técnica para que ela se tornasse mais potente. Seria fotografia, pintura ou tudo junto", ri. Hoje, ele pontua que já passou por diversas fases - entre o minimalismo e o realismo - e afirma que preza pela autonomia. "A partir de um determinado momento, passei a ser refém apenas da minha liberdade criativa. Na carreira de artista, você tem alguns momentos que, para mim, são complicados. Eu sempre conciliei a crítica e o mercado".

Os anos de produção artística são celebrados na exposição "José Guedes - 50 anos de arte", que reúne cerca de 60 obras inéditas. Destas, 50 contém dimensão 50x50cm e dialogam com as diferentes frentes exploradas pelo artista ao longo das décadas. A mostra chega em Fortaleza após uma série de eventos realizados ao longo dos últimos meses em países como Equador e Polônia, além de uma homenagem na 22ª edição da Unifor Plástica. As efemérides seguem até fevereiro, mês de lançamento de um livro com autoria do equatoriano Hernán Pacurucu. Com, aproximadamente, 250 páginas, o escrito vai condensar os projetos mais recentes de Guedes.

"Eu optei por fazer trabalhos novos que mostram que o artista sempre está num processo. Quando você fala em retrospectiva, parece que você fala sobre uma carreira que já deixou seu recado, que já está pronta. Esta minha exposição mostra o meu pensamento hoje, de alguém que viveu cinquenta anos assimilando arte de tantas maneiras, com tantos universos", afirma. É a representação, também, de uma arte que "capta" e permeia a vida: "Eu vivo isso todo o meu tempo", arremata.

José Guedes - 50 anos de arte

  • Quando: a partir de quinta-feira, 30, das 18 às 23 horas
  • Onde: Galeria Casa D'alva (rua João Brígido, 948 - Joaquim Távora)
  • Gratuito
  • A mostra segue aberta ao público de segunda a sexta, das 10 às 19 horas; e aos sábados, das 10 às 14 horas

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?