Logo O POVO+
Orquestra Jacques Klein realiza concerto gratuito no São Luiz
Vida & Arte

Orquestra Jacques Klein realiza concerto gratuito no São Luiz

Com atividade pedagógica e assistência psicossocial, o Instituto de Música Jacques Klein reúne seus alunos para uma das maiores apresentações do ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Coral Vozes de Iracema, do Instituto de Música Jacques Klein. (Foto: Foto: Larissa Nobre )
Foto: Foto: Larissa Nobre Coral Vozes de Iracema, do Instituto de Música Jacques Klein.

Finalizando a temporada de apresentações que se prolongou por todo o ano, o Coral Vozes de Iracema e a Orquestra do Instituto de Música Jacques Klein abrirão o mês de dezembro no Cineteatro São Luiz com um show gratuito. Unificando cerca de 90 alunos e professores do Instituto no palco do equipamento público, a apresentação iniciará às 18 horas, neste sábado, 2, com um repertório que mistura músicas populares e clássicas.

A violinista Thais Amâncio é aluna do Instituto Jacques Klein desde 2012, participando de aulas de violino e coral. Hoje, aos 20 anos, toca em conjunto com a Orquestra e atua como professora e aluna na instituição. Em entrevista dada ao Vida&Arte, a violinista compartilha que realizará um de seus grandes sonhos na apresentação de sábado.

"Nessa apresentação estarei realizando um sonho: solar um concerto para violino com a orquestra. Quando comecei a entender mais sobre o mundo do violino, tive um grande desejo, que se tornou sonho, que era solar com a orquestra. Hoje, vou conseguir realizar esse sonho com a ajuda de todos os meus professores", empolga-se a musicista.

O maestro Luis Maurício Carneiro conta que o concerto será um dos maiores da temporada. “Serão mais de 90 pessoas no palco tocando e cantando um repertório eclético, desde o popular ao clássico. Será um momento maravilhoso de consagração de tudo que vivemos durante o ano de 2023, então, estamos trabalhando com muito carinho pensando no público que nos assistirá”, alegra-se o maestro.

Além do Coral Vozes de Iracema e da Orquestra Jacques Klein, a apresentação abraçará todos os demais corais formados dentro do Instituto. Entre alguns dos obstáculos enfrentados na elaboração do espetáculo, a grande quantidade de músicos em cima do palco se mostra um desafio. Thais menciona que “os maiores desafios a serem enfrentados quando se divide palco com mais de 90 músicos são, sem dúvidas, fazer com que todo mundo toque junto exatamente no mesmo tempo e organizar a arrumação do palco, para que caibam todos os músicos.”

Ao fazer uma retrospectiva sobre as apresentações que o Instituto de Música Jacques Klein realizou no decorrer deste ano, Thais comenta sobre a qualidade das apresentações. "Todos os concertos deste ano foram incríveis. Em todos tivemos um nível musical bem alto, muita técnica desenvolvida. É sempre muito bom dividir palco com os meus colegas de orquestra”, celebra.

A iniciativa psicopedagógica do Instituto de Música Jacques Klein mostra, em contrapartida ao senso comum, que a música clássica é um gênero musical de apreciação popular, não apenas um “gênero elitista”. Thais explica que os públicos que frequentaram as apresentações da Instituição no decorrer do ano foram bem diversificados. “As músicas clássicas têm alcançado cada vez os diversos tipos de público. A cada concerto que passa temos vários tipos de pessoas indo a concertos, e se encantando com o tipo de espetáculo apresentado”, festeja.

Sobre o Instituto

O Instituto de Música Jacques Klein é uma instituição de incentivo ao ensino musical e artístico em áreas de alta vulnerabilidade em Fortaleza, comunidades com índices elevados de violência, bem como baixíssima renda. Ao todo, o Instituto abraça mais de 400 estudantes, a partir dos quatro anos de idade, que são introduzidos ao universo musical com acompanhamento psicossocial. Todas as apresentações do Instituto são realizadas de forma gratuita para o público.

Os alunos e suas respectivas famílias são acompanhados pela equipe interdisciplinar do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano (PEDH), formada por profissionais e estudantes de pedagogia, psicologia e serviço social, a fim de prestar auxílio direto a estas famílias para enfrentar as barreiras ligadas à desigualdade social.

O programa oferta cursos gratuitos de iniciação musical, canto, coral, piano e instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, contrabaixo acústico, violoncelo). Atuando de forma descentralizada em Fortaleza, as ações do programa acontecem em dois núcleos de ensino: na sede do Jardim União ll - Passaré, e na Casa de José de Alencar, no bairro José de Alencar, uma instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964.

Coral Vozes de Iracema e Concerto Orquestra Jacques Klein

  • Quando: sábado, 2, às 18 horas
  • Onde: Cineteatro São Luiz (r. Major Facundo, 500 - Centro)
  • Entrada gratuita. Retirada de ingressos no Sympla
  • Mais informações: (85) 98957.0348 ou info@imjk.org.br
  • Site: imjk.org.br

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?