Logo O POVO+
Seminário debate a valorização do patrimônio cultural nesta sexta, 8
Vida & Arte

Seminário debate a valorização do patrimônio cultural nesta sexta, 8

Seminário discute a relevância da conscientização sobre diversidade do patrimônio cultural na cidade.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Projeto Patrimônio Para Todos 
realiza atividades pela Cidade
 (Foto: Jeny Sousa/Divulgação)
Foto: Jeny Sousa/Divulgação Projeto Patrimônio Para Todos realiza atividades pela Cidade

O auditório da Escola Porto Iracema das Artes, na Praia de Iracema, recebe o Seminário “Patrimônio para Todos: educação, democracia e cidadania” na manhã desta sexta-feira, 8. O evento, aberto ao público, debate o reconhecimento e valorização da diversidade do patrimônio cultural, utilizando como referência a experiência adquirida com o projeto “Patrimônio Para Todos (PPT): Uma Aventura Através das Memórias”.

A ação é uma iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) que percorre territórios no Estado, promovendo oficinas de educação patrimonial com a juventude e identificando, de forma participativa, referências e bens culturais nas localidades visitadas.

A programação terá, entre os seus convidados, a Professora Martír Silva, secretária-executiva da Igualdade Racial do Governo do Ceará; Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS; João Paulo Vieira, idealizador do projeto Patrimônio Para Todos; Hannah Mariah, historiadora e coordenadora da PPT; e Léia Ávila, articuladora do PPT.

Jean dos Anjos, antropólogo e consultor para patrimônio cultural da EAOTPS, explica a importância de se debater o patrimônio cultural com a população da Cidade. "Quando a gente discute o patrimônio cultural, a gente está discutindo a nossa própria existência na cidade de Fortaleza. A nossa vivência, os nossos modos de ser, os nossos modos de nos relacionar com as nossas coisas aqui do Ceará, a nossa vida cearense. E isso quer dizer muito sobre a nossa memória. É sobre os nossos bens culturais, sobre os nossos jeitos de ser aqui no Ceará", explica.

O antropólogo também fala sobre a importância da democratização desses espaços, e relembra quais são nossos patrimônios culturais a serem preservados e exaltados. "Quando a gente vai, por exemplo, às periferias da cidade, nós encontramos patrimônios culturais muito importantes. A gente vai falar das pracinhas, a gente vai falar das pessoas, da senhora que faz tapioca na esquina da praça há 30 anos, da senhora que faz o pratinho ali, que vende lá na praça há 20 anos", explica.

O projeto Patrimônio Para Todos tem como fundamental papel, segundo Jean Souza, o de ensinar os conceitos de patrimônio cultural para a população, como: o que é patrimônio material e imaterial? E também fomentar a importância da proteção e conservação desses patrimônios e ensinar para a população medidas para salvaguardar aquele bem.

"Então, assim, essas pessoas, esses lugares, esses territórios, também são nossos. São patrimônios de afeto daquele território. Ou seja, a gente tá falando de patrimônios que não são devidamente registrados ou tombados, mas também são patrimônios nossos. Isso é uma maneira da gente democratizar isso que a gente chama de patrimônio cultural", conclui Jean.

Programação

  • 8h30min - Abertura do Seminário: Maninha Morais
  • 9 horas - Conferência com prof.ª Martír Silva, secretária-executiva da Igualdade Racial do Governo do Ceará
  • 10h30min - Mesa Redonda com João Paulo Vieira, idealizador do Projeto Patrimônio Para Todos; Hannah Mariah, coordenadora do Projeto Patrimônio Para Todos; Léia Ávila, articuladora do Projeto Patrimônio Para Todos 
  • 12 horas - Encerramento

Seminário Patrimônio Para Todos: Educação, Democracia e Cidadania

  • Quando: sexta, 8, de 8h30min às 12 horas
  • Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)
  • Gratuito e aberto ao público

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

 

O que você achou desse conteúdo?