Biblioteca Pública Estadual do Ceará
A nova estrutura da Biblioteca Pública Estadual do Ceará foi inaugurada em 2021, dividindo seu acervo em Obras Raras, Obras Gerais, Periódicos, Microfilmagem, Coleção Ceará, Artes e Iconografia e Atualidades. O equipamento também oferece área dedicada ao público infantil, com espaço recreativo. Os livros, revistas e jornais do acervo estão disponíveis para consultas no local. Em caso de empréstimo de livros, é necessário realizar um cadastro antes, apresentando RG e um comprovante de residência. Os títulos, de clássicos a obras recentes, podem ficar com o leitor por 15 dias, com direito a renovação por mais um quinzena. Em caso de não devolução dentro do prazo, uma multa no valor de R$ 1 será cobrada por dia e por livro.
Livro Livre Curió
O projeto é inspirado em outro de nome parecido que incentiva o "esquecimento" de livros em espaços públicos, para que pessoas encontrem e levem consigo. A Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária surgiu para proporcionar à comunidade do bairro Curió, local apontado como um dos menores índices de desenvolvimento humano do Ceará, o acesso a literatura e cultura.
Fundada e gerida pelo escritor Talles Azigon e sua família, o equipamento cultural promove ações com os moradores da comunidade, como a colônia de férias, atividades formativas, clube do livro e o jornal comunitário
Folha Curió.
No acervo da biblioteca, o público tem acesso a livros de variados gêneros, revistas, jogos, CDs, DVDs e jornais. Os materiais estão disponíveis para consulta no local, como também para empréstimos, sem necessidade de cadastro. Além disso, as acomodações do equipamento podem ser usadas para reuniões e outras atividades.
Além do acervo físico, a Livro Livre disponibiliza em seu site um link que direciona para uma estante digital, trazendo obras da literatura de cordel e clássicos nacionais, literatura de povos originários, infanto juvenil, entre outros.
Biblioteca Centro Cultural Banco do Nordeste
Levando o nome de Biblioteca Inspiração Nordestina, a sede do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza oferece espaço para leitura e estudo com livre acesso à população.
Em seu acervo, os livros são diversos, abordando temas como desenvolvimento regional, arte e obras literárias. Há também mapas, jornais, revistas, dicionários, enciclopédias e DVDs, bem como um setor voltado apenas para as crianças.
A consulta presencial é livre, mas para empréstimos é necessário a realização de cadastro apresentando RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e número de telefone de uma pessoa próxima como referência. O leitor só pode ficar com o livro por 15 dias, tendo direito a duas renovações.
Biblioteca Centro Cultural Bom Jardim
A biblioteca do Centro Cultural do Bom Jardim é voltada para atender alunos e colaboradores do equipamento cultural, como também moradores das comunidades do entorno.
Os interessados podem acessar o local gratuitamente, consultando o acervo que disponibiliza livros, revistas, cordéis, DVDs e CDs, com obras nacionais e internacionais nas mais diversas áreas e gêneros.
Para empréstimos, apenas os livros estão disponíveis e somente para aqueles que possuem vínculo com o CCBJ — funcionários, alunos e voluntários. É necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, e-mail e número de telefone. Crianças a partir de 7 anos podem ter seu próprio cadastro, mas realizado pelo responsável.
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Com um acervo de mais de 20 mil obras, com literatura cearense, infantil, infanto juvenil e vários outros títulos, a Biblioteca Dolor Barreira oferece um vasto leque de oportunidades de leituras. O equipamento conta também com uma gibiteca e espaço para contação de histórias e oficinas.
Localizada no bairro Benfica, próxima ao Restaurante Universitário da Universidade Federal do Ceará, a biblioteca também oferece uma agenda de cursos, palestras e feiras. O acesso é livre e a inscrição para realizar empréstimo de livros exige um documento oficial com foto, uma foto 3x4 e comprovante de residência atual.