O filme cearense “Fluxos”, do diretor e animador Diego Akel, foi selecionado para compor a Mostra de Cinema de Ouro Preto de 2024.
O curta-metragem do cineasta mostra uma sequência de formatos que vão se misturando de forma fluída, formando novas formas e utiliza a técnica do "stop-motion" em seu formato.
Entre os dias 19 e 24, deste mês, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, acontecerá a 19ª edição da Mostra.
O evento, que encara o cinema como patrimônio histórico, contemplará sessões de filmes, debates, rodas de conversa, lançamentos de livros, shows musicais e mais.
Veja também: Sucesso em Cannes, ‘Motel Destino’ chega aos cinemas do Brasil
A abertura oficial da Mostra será na noite de quinta-feira, 20, e homenageará o cineasta e animador brasileiro Alê Abreu, indicado ao Oscar em 2016 com o longa-metragem “O Menino e o Mundo”.
O curta-metragem "Fluxos", de Diego Akel está disponível para ser assistido online, no site do Vimeo.
Os seis dias de programação serão totalmente gratuitos e contará com mais de 32 sessões de cinema com exibições para todas as idades, em dois cinemas instalados especialmente para o evento: o "Cine-Praça", ao ar livre na Praça Tiradentes, e o "Cine-Teatro", no Centro de Convenções da cidade.
Para além das sessões de cinema, as atividades oferecidas pelo festival incluem debates, masterclasses, rodas de conversas, oficinas, atrações musicais e mais.
18º Festival For Rainbow: veja filmes selecionados para mostras
A programação audiovisual do evento contemplará 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (são 15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens).
Além do Brasil, seis outros países participarão da Mostra, são eles: Angola, Argentina, Benin, Colômbia, França e Portugal. Além disso, 18 estados brasileiros serão contemplados ao todo.