Uma praia para lá de universal. Carregando os títulos de "uma das praias mais bonitas do mundo" e "melhor praia da Terra", dados por publicações internacionais há décadas, Jericoacoara e região mantém, com louvor, os diversos adjetivos que a qualificam como um dos lugares indispensáveis para se conhecer no Ceará.
No litoral oeste do Estado, a praia, antes apontada como uma simples vila de pescadores que atraiu turistas devido suas belezas naturais, hoje agrega grandes empreendimentos, complexos residenciais, hotéis de luxo e restaurantes sofisticados.
Construções essas que se integram com o meio ambiente, já que, o que encantou os visitantes - sejam eles vindos de cidades rodeadas de prédios, serras e até mesmo com praias próximas - foi a aproximação e conexão com a natureza.
Localizado a pouco mais de 20 minutos do Aeroporto de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa e cerca de 4 horas de Fortaleza, a praia de Jericoacoara - situada no município de Jijoca de Jericoacoara - no entanto, não deve ser o único território para se conhecer na localidade.
Em Cruz, município vizinho, a praia do Preá se destaca na região por sua orla de areia branca com conchas, ventos fortes e constantes
e um mar possível de nadar e pescar.
Mantendo-se como uma vila aberta à livre visitação, é possível se conectar espontaneamente com os moradores e compreender os motivos que levaram muitos residentes de cidades do Sul e Sudeste, e até aqueles vindos de Fortaleza, a deixarem suas casas e fazerem do Preá seu novo lar.
Não se limitando a ser chamado de uma "praia vizinha à Jeri", o Preá retoma o orgulho de assumir seu nome - fato detalhado por um dos habitantes em conversa descontraída durante um almoço feito a base dos ingredientes da própria terra - e conquistar seu espaço entre as belas e aconchegantes praias do Ceará.
A repórter viajou a convite da Casa Siará.
Na beira-mar do Preá, uma residência com varandas direcionadas para a orla e estruturas montadas para lembrar escamas de peixe se destaca entre as construções adjacentes. Aberta oficialmente em junho de 2023, a Casa Siará se põe timidamente na lista de hotéis para conhecer, hospedar e admirar de todo o Estado.
Com oito suítes, o número considerado reduzido para hospedagens localizadas em cidades turísticas é suficiente para oferecer aos visitantes inúmeras experiências que vão ficar marcadas. Da piscina à ampla sala de TV, o hóspede pode se sentir em casa e aproveitar com a família a academia, brinquedoteca, spa e as quadras de tênis e beach tennis.
Um detalhe para quem curte tranquilidade, são as redes levantadas entre as carnaúbas do jardim que possuem vista privilegiada durante o pôr do sol. Outro destaque disponibilizado aos hóspedes é a adega da Cellar e as refeições planejadas e produzidas pelo chef Lucas Figueiredo.
Intimamente conectada ao Preá e a toda região do litoral oeste, a Casa Siará também viabiliza experiências junto a serviços de residentes do município. Na própria acomodação, os hóspedes podem usufruir de equipamentos e acompanhamento para a realização do kitesurf - principal modalidade esportiva da região.
Já entre os parceiros, o Sertões Experience (empresa que realiza expedições de turismo de aventura com a devida segurança e capacitação) proporciona passeios às dunas e praias vizinhas em veículos off-road.
A poucos minutos do Aeroporto de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, uma das rotas para chegar ao Preá é de avião. Com voos diretos, o visitante pode optar por embarcar pelos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, ou de Confins, em Belo Horizonte.
Já quem sai de Fortaleza, a melhor opção é contratar um transfer - carro ou ônibus - para chegar ao litoral oeste do Estado. O traslado dura cerca de 4 horas, pegando o trajeto via CE-085.
Alguns pontos turísticos, estabelecimentos e passeios são essenciais para se ter a experiência completa de visitar o litoral oeste do Ceará. Ainda no município, o destaque vai para os restaurantes da região que levam no cardápio os sabores do Nordeste.
Parada obrigatória é o Quintal do Denis, restaurante que ganhou popularidade após participar do programa "Domingão", da TV Globo, apresentado por Luciano Huck, que se tornou cliente cativo do estabelecimento. No menu regional: camarões, lagostas, frutas da estação, drinks autorais e vista para a cozinha comandada por Denis Dias.
No Acaraú, município que faz fronteira ao Preá, a indicação é curtir o pôr do sol sob as dunas de Barrinhas. Vale fazer o passeio de quadriciclo para aproveitar a vista e o vento da maneira mais livre possível.
Indo na direção contrária, passando pela reserva do Parque Nacional de Jericoacoara e alcançando o município de Camocim, a dica é atravessar o Mangue Seco e pegar uma balsa até o distrito de Guriú. No trajeto, é possível fazer uma parada e encontrar alguns cavalos-marinhos para aproveitar o momento.
Chegando a Guriú, restaurantes, barracas, lojas com artigos de praia e objetos artesanais convidam o visitante a conhecer a pé o povoado. Sem esquecer de citar Jijoca de Jericoacoara, município que agrega os muitos pontos turísticos famosos da região. Vale desde a parada na Árvore da Preguiça para tirar algumas fotos à visita na Pedra Furada e ver de perto a rocha esculpida pelas ondas do mar.
Na descida de Jijoca, a Lagoa do Paraíso é parada imprescindível para aqueles que desejam aprofundar a experiência nos diversos pontos da região. Com água cristalina e tranquila, a lagoa possui diversas barracas com mesas e bancos instalados dentro da água.
Na área, destaque para a Casa B&B, restaurante e pousada que dá acesso adequado ao ambiente da lagoa, e The Alchymist Beach Club, clube famoso por suas instalações dentro da água.