Logo O POVO+
Cine Vida & Arte
Vida & Arte

Cine Vida & Arte

.
Edição Impressa
Tipo Notícia

No dia 28 de setembro, o Canal FDR realizou um encontro com produtores independentes associados a CEAVI (Ceará Audiovisual Independente). A reunião tinha como objetivo reforçar uma parceria entre o canal, a plataforma O POVO+ e as produtoras, mas também anunciava o Cine Vida&Arte, projeto que exibirá obras de realizadores do Estado.

Marcos Tardin, gerente-geral da FDR, explica que o projeto reúne obras que foram licenciadas pelo canal e produzidas por produtoras independentes cearenses. A primeira edição do Cine tem previsão para acontecer em dezembro deste ano, com oito obras, divididas entre "ficção, documentários e animações". Já a segunda está sendo estimada para ocorrer no primeiro semestre de 2025, também com oito produções.

A maioria delas "nasceram" em editais do Fundo Setorial do Audiovisual. "O primeiro, o maior que fizemos, começou em 2016, era o antigo Prodav 2. O Canal FDR fez uma proposta de grade a Ancine e ela aprovou. Abrimos um edital para recebermos projetos das produtoras e selcionamos os que achamos mais indicados dentro da grade que tínhamos aprovado com a Ancine", detalha o processo.

Após o processo seletivo, o canal educativo informou a Agência que as produtoras haviam sido escolhidas com os projetos. O recurso para a realização das obras foi enviado pelo órgão e o lincenciamento para a exibição "em primeira mão" foi pago pela FDR.

"Depois teve outro edital da Ancine em 2018 e algumas produções são frutos dele. Igualmente, selecionamos algumas obras", continua. Para além desses, há produtos elaborados a partir "de um edital da Secult-CE e outro de uma coprodução (com o canal)".

Tardin enxerga que o "campo das TVs públicas" — referindo-se às que são matidas pelo poder público, as educativas, universitárias e comunitárias — é pouco aproveitado, mas que tem "papel importante para a formação de público e propagação das obras produzidas no Ceará".

"O momento é próspero (para o audiovisual cearense). Temos muitas obras sendo veiculadas e fazendo sucesso no País, algumas até com repercussão internacional. Acho que é uma época muito promissora, mas ainda temos muito o que fazer", arremata.

Com o Cine Vida&Arte, a projeção é que as obras do Estado circulem e ganhem visibilidade entre o púbico. "Queremos também que estimule novas parcerias com as produções independentes do Ceará, para criarmos um círculo virtuoso, e que possamos ter outras edições mostrando obras do Estado", conclui.

O que você achou desse conteúdo?