Logo O POVO+
Fernanda Montenegro estrela filme baseado em história real
Comentar
Vida & Arte

Fernanda Montenegro estrela filme baseado em história real

Aos 95 anos, atriz fará novo filme de Andrucha Waddington, baseado em história real
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Atriz  Fernanda Montenegro ganhará novo documentário em 2026 (Foto: EDUARDO NICOLAU/AE)
Foto: EDUARDO NICOLAU/AE Atriz Fernanda Montenegro ganhará novo documentário em 2026

Fernanda Montenegro, que completou 95 anos na semana passada, tem um novo filme a caminho dos cinemas - além do tão aguardado "Ainda Estou Aqui". A atriz estrela "Vitória", baseado em uma história real, que acaba de ganhar trailer. A estreia está programada para 13 de março de 2025.

Fernanda Montenegro interpreta Dona Nina, uma senhora solitária. Aflita com a violência em sua vizinhança, ela passa a documentar os crimes do tráfico por conta própria, durante meses, em imagens registradas em fitas VHS. Nina acaba chamando a atenção de um jornalista, que tenta ajudá-la na missão de denúncia.

A trama é baseada na história real de Joana da Paz, a mulher responsável por desmascarar uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na década de 2000. Aos 80 anos, da janela de sua casa, filmou toda a movimentação, a fim de denunciar às autoridades.

Quando o caso ganhou repercussão na mídia, em 2005, ela se tornou Dona Vitória, nome escolhido pelo programa de proteção a testemunhas. Viveu escondida até a sua morte, em 2023.

A narrativa é construída a partir das reportagens originalmente publicadas pelo jornalista Fabio Gusmão no Extra. No filme, ele é interpretado pelo ator Alan Rocha. O elenco conta ainda com Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas.

A direção de "Vitória" foi assumida por Andrucha Waddington após a morte do amigo, o cineasta Breno Silveira, que sofreu um ataque cardíaco na época do início das filmagens. Waddington é casado com a atriz Fernanda Torres, filha de Montenegro. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?