O diretor Walter Salles revive o fantasma da ditadura militar com "Ainda Estou Aqui", estreia do dia 7 de dezembro, que é sobretudo uma homenagem à mulher de Rubens Paiva, engenheiro e político desaparecido em 1971.
Paiva foi deputado de esquerda até que a ascensão dos militares em 1964 o levou ao exílio. Retornou inesperadamente ao país, onde retomou a carreira de engenheiro, sem abandonar os contatos com a clandestinidade.
Quando a situação se agravou no Brasil, com ataques e sequestros de grupos de extrema esquerda e uma sangrenta repressão militar, Paiva foi preso, em janeiro de 1971. Um grupo de homens armados o tirou de sua casa no Rio e ele nunca mais reapareceu.
Sua esposa, Eunice, também foi detida juntamente com uma de suas filhas e passou 12 dias sob interrogatórios. Interpretada por Fernanda Torres, e depois por sua mãe Fernanda Montenegro na velhice, Eunice é a mulher que não desiste da busca por seu marido, sem abandonar a educação dos filhos.
"A história de Eunice se confunde com a do Brasil naqueles anos horríveis que vivemos", lembrou Salles em coletiva de imprensa durante a primeira exibição do filme no Festival de Veneza, ainda em setembro.
O filme é baseado no livro escrito por um dos filhos do casal, Marcelo Rubens Paiva, em homenagem à mãe incansável, que se reconstruiu como advogada e que posava diante da imprensa sem perder o sorriso.
O mesmo sorriso que mostrou quando finalmente conseguiu, 25 anos depois do desaparecimento do marido, obter a certidão de óbito oficial. "Foi muito importante escrever esse livro nesse momento porque a democracia está em perigo em todo o mundo", acrescentou o escritor e colunista.
O filme "Ainda Estou Aqui", também protagonizado por Selton Mello, além de ser um dos principais lançamentos nacionais do ano, vem se destacando internacionalmente em festivais.
A obra já foi exibida em cidades como Toronto e Nova York, além da participação no Hollywood Brazillian Film Festival e no Festival de Veneza — onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro e foi ovacionado por quase 10 minutos.
A imprensa internacional vem destacando a atuação de Fernanda Torres e a coloca como uma das possíveis indicações ao Oscar 2025.
Conheça Walter Salles
Essa lista não poderia começar se não por esse marcante e premiado filme do cinema brasileiro. "Central do Brasil" é estrelado por Fernanda Montenegro, que interpreta Dora, uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação que nomeia o longa, localizada no Rio de Janeiro. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas.
Um dia, Josué (Vinicius de Oliveira), o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
Onde assistir: Netflix e Globoplay
Com Kristen Stewart, Sam Riley e Garret Hedlund no elenco, "Na Estrada" é baseado no livro homônimo do escritor norte-americano Jack Kerouac (1922-1969). O longa se passa no fim da década de 1940, em Nova York. Após a morte de seu pai, Sal Paradise, um jovem de 24 anos aspirante a escritor, conhece Dean Moriarty, um ex-detento de 20 anos com moral duvidosa, e sua jovem e bela esposa Marylou. Dean se fascina com a obsessão de Sal em escrever e Sal fica fascinado pela liberdade irrestrita de Dean. Eles passam noites intensas, calibradas com álcool, sonhando com um outro mundo e construindo uma amizade que os levará a pôr o pé na estrada.
Onde assistir: Globoplay, Max e Telecine Play (via Prime Video)
Com co-direção de Daniela Thomas, o filme acompanha Paco (Fernando Alves Pinto), que sem perspectiva de vida no Brasil, decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Lá, ele conhece a brasileira Alex (Fernanda Torres) e seu namorado Miguel (Alexandre Borges). Todos se envolvem em um esquema de contrabando e suas vidas viram um pesadelo.
Onde assistir: Netflix e Globoplay
Quatro irmãos são criados pela mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida de pai desconhecido. Com a ausência do pai, lutam por seus sonhos e um deles vê seu talento como jogador de futebol a esperança de uma vida melhor.
Onde assistir: Prime Video, Apple TV e Claro Video