Logo O POVO+
"Ainda Estou Aqui" está em cartaz; veja outros filmes de Walter Salles
Vida & Arte

"Ainda Estou Aqui" está em cartaz; veja outros filmes de Walter Salles

"Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, desponta como um dos favoritos da temporada; confira outros filmes do diretor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Alile Dara Onawale/divulgação "Ainda Estou Aqui" é protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello

O diretor Walter Salles revive o fantasma da ditadura militar com "Ainda Estou Aqui", estreia do dia 7 de dezembro, que é sobretudo uma homenagem à mulher de Rubens Paiva, engenheiro e político desaparecido em 1971.

Paiva foi deputado de esquerda até que a ascensão dos militares em 1964 o levou ao exílio. Retornou inesperadamente ao país, onde retomou a carreira de engenheiro, sem abandonar os contatos com a clandestinidade.

Quando a situação se agravou no Brasil, com ataques e sequestros de grupos de extrema esquerda e uma sangrenta repressão militar, Paiva foi preso, em janeiro de 1971. Um grupo de homens armados o tirou de sua casa no Rio e ele nunca mais reapareceu.

Sua esposa, Eunice, também foi detida juntamente com uma de suas filhas e passou 12 dias sob interrogatórios. Interpretada por Fernanda Torres, e depois por sua mãe Fernanda Montenegro na velhice, Eunice é a mulher que não desiste da busca por seu marido, sem abandonar a educação dos filhos.

"A história de Eunice se confunde com a do Brasil naqueles anos horríveis que vivemos", lembrou Salles em coletiva de imprensa durante a primeira exibição do filme no Festival de Veneza, ainda em setembro.

O filme é baseado no livro escrito por um dos filhos do casal, Marcelo Rubens Paiva, em homenagem à mãe incansável, que se reconstruiu como advogada e que posava diante da imprensa sem perder o sorriso.

O mesmo sorriso que mostrou quando finalmente conseguiu, 25 anos depois do desaparecimento do marido, obter a certidão de óbito oficial. "Foi muito importante escrever esse livro nesse momento porque a democracia está em perigo em todo o mundo", acrescentou o escritor e colunista. 

O filme "Ainda Estou Aqui", também protagonizado por Selton Mello, além de ser um dos principais lançamentos nacionais do ano, vem se destacando internacionalmente em festivais.

A obra já foi exibida em cidades como Toronto e Nova York, além da participação no Hollywood Brazillian Film Festival e no Festival de Veneza — onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro e foi ovacionado por quase 10 minutos.

A imprensa internacional vem destacando a atuação de Fernanda Torres e a coloca como uma das possíveis indicações ao Oscar 2025

 

Filme
Filme "Central do Brasil", de Walter Salles

Conheça Walter Salles

"Central do Brasil (1998)"

Essa lista não poderia começar se não por esse marcante e premiado filme do cinema brasileiro. "Central do Brasil" é estrelado por Fernanda Montenegro, que interpreta Dora, uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação que nomeia o longa, localizada no Rio de Janeiro. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas.

Um dia, Josué (Vinicius de Oliveira), o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Onde assistir: Netflix e Globoplay

"Na Estrada" (2012)

Com Kristen Stewart, Sam Riley e Garret Hedlund no elenco, "Na Estrada" é baseado no livro homônimo do escritor norte-americano Jack Kerouac (1922-1969). O longa se passa no fim da década de 1940, em Nova York. Após a morte de seu pai, Sal Paradise, um jovem de 24 anos aspirante a escritor, conhece Dean Moriarty, um ex-detento de 20 anos com moral duvidosa, e sua jovem e bela esposa Marylou. Dean se fascina com a obsessão de Sal em escrever e Sal fica fascinado pela liberdade irrestrita de Dean. Eles passam noites intensas, calibradas com álcool, sonhando com um outro mundo e construindo uma amizade que os levará a pôr o pé na estrada.

Onde assistir: Globoplay, Max e Telecine Play (via Prime Video)

"Terra Estrangeira" (1996)

Com co-direção de Daniela Thomas, o filme acompanha Paco (Fernando Alves Pinto), que sem perspectiva de vida no Brasil, decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Lá, ele conhece a brasileira Alex (Fernanda Torres) e seu namorado Miguel (Alexandre Borges). Todos se envolvem em um esquema de contrabando e suas vidas viram um pesadelo.

Onde assistir: Netflix e Globoplay

"Linha de Passe" (2008)

Quatro irmãos são criados pela mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida de pai desconhecido. Com a ausência do pai, lutam por seus sonhos e um deles vê seu talento como jogador de futebol a esperança de uma vida melhor.

Onde assistir: Prime Video, Apple TV e Claro Video

 

O que você achou desse conteúdo?