Acontece em Fortaleza, de 2 a 15 de dezembro, o 21º Festival Nacional de Esquetes Bivar de Teatro. Com sessões sempre às 18 horas, o evento terá apresentações no Teatro Chico Anysio e no Teatro do Cuca Pici, com transmissões simultâneas pelo Facebook do festival.
A programação, inteiramente gratuita, contará com 32 novos espetáculos de esquetes, selecionados entre projetos de Fortaleza, Maranguape, Caucaia e São Paulo.
Esta edição marca os 21 anos de existência do festival e trará como novidades a Mostra Competitiva e a Mostra Paralela.
O evento, que teve suas origens na periferia de Fortaleza, é reconhecido por incentivar o teatro local e promover a inclusão social por meio de esquetes que abordam pautas minoritárias, muitas vezes negligenciadas nos palcos.
Nesta edição, Jader Soares - o Zebrina - será um dos homenageados por mais de 40 anos de atuação dedicados ao humor. Entre seus feitos, destaca-se a criação do Museu do Humor Cearense e do Teatro Chico Anysio.
No setor da dança, a atriz e bailarina Silvia Moura também receberá homenagens, em alusão à sua trajetória pioneira na expressão corporal no Ceará e aos seus 60 anos de idade.
Além disso, a atriz e diretora Jane Azeredo, que celebra 64 anos de carreira em 2024, irá receber a Comenda Leuda Bandeira, criada para homenagear a contribuição e relevância cultural das mulheres.
O Festival de Esquetes Bivar de Teatro é uma realização da Companhia Boca d'Cena Eventos & Produções e do Ateliê Monique La Rouge.
O evento conta com o patrocínio da APAS - Comércio e Serviços e apoio institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará.
21º Festival Nacional de Esquetes Bivar de Teatro
Quando: 2, 3, 4 e 6 de dezembro, às 18 horas
Onde: Teatro Chico Anysio (Avenida da Universidade, 2175 - Benfica)
Gratuito
Mostra Competitiva
Quando: 10, 11, 12 e 13 de dezembro, às 18 horas
Onde: Teatro do Cuca Pici (Avenida Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici)
Gratuito