Logo O POVO+
Retrospectiva 2024: grandes turnês e retorno de grupos marcam ano na música
Vida & Arte

Retrospectiva 2024: grandes turnês e retorno de grupos marcam ano na música

Vida&Arte inicia série de retrospectiva com os destaques na música em 2024
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza, CE, BR 16.11.24  Show de Acaetano Veloso e Maria Betânia no Arena Castelão  (AURÉLIO ALVES/O POVO) (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Fortaleza, CE, BR 16.11.24 Show de Acaetano Veloso e Maria Betânia no Arena Castelão (AURÉLIO ALVES/O POVO)

Em casa, no trabalho, na corrida e durante as refeições. A música pode ser a companhia perfeita para os variados momentos de um único dia. É com ela, inclusive, que o Vida&Arte dá início a uma série de retrospectivas que serão publicadas diariamente esta semana. De acontecimentos internacionais a grandes sucessos nacionais, essa forma artística acompanhou e impactou cada ser de maneira diferente.

A predominância do funk e do sertanejo entre as músicas mais ouvidas do País, de certa forma mostra que os brasileiros se mantêm fiéis aos artistas nacionais. O orgulho brasileiro pode ser acompanhado na confirmação de que Marília Mendonça (1995-2021) é a artista mais ouvida nos últimos dez anos, segundo dados do Spotify.

O mesmo pode ser visto, e ouvido, com as novas transformações de músicas já "antigas", como foi o caso de "Quem não quer sou eu" (2011), de Seu Jorge. A canção conquistou as paradas musicais e os ouvidos dos jovens da geração atual ao ganhar um remix em MTG (subgênero do funk).

Cheios de "beijos, blues e poesia", diversos momentos, casos e acontecimentos marcaram o ano de 2024 na música e ganharam destaque dentro e fora de suas próprias bolhas. A seguir, os fatos da área neste ano, segundo curadoria do Vida&Arte.

Madonna fez show histórico na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Madonna fez show histórico na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

A volta do Pop

Se 2024 foi o ano do retorno das tendências dos anos 2000, a música pop, que dominou as paradas no início do século, também fez o seu retorno triunfante. Em maio, quando Madonna desembarcou no Brasil para um show gratuito na orla de Copacabana, no Rio, os brasileiros puderam presenciar um momento histórico, que, claro, agradou muitos e aborreceu outros. Além da "Madame X", nomes novos se projetaram: Chapell Roan, Sabrina Carpenter e Rosé, artista conhecida pelos fãs de k-pop com o grupo BlackPink. A cantora, que lançou o hit "Apt." com Bruno Mars, surpreendeu ao aparecer, sem levantar suspeitas, no País para curtir ao lado do "Bruninho" (este que, inclusive, quase conquistou um CPF).

 

Maria Bethânia e Caetano Velos encantaram o público que lotou a Arena Castelão
Maria Bethânia e Caetano Velos encantaram o público que lotou a Arena Castelão

Turnês memoráveis

Além de Bruno Mars, com seus 14 grandiosos shows no País, quem também abalou as estruturas de estádios e arenas nas cinco regiões foram os irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso. Emocionando gerações, os artistas cantaram sucessos de suas trajetórias, homenagearam músicos dos locais por onde passaram. Com ingressos esgotados, Liniker surpreende a cada nova data da turnê "Caju". Lançado em agosto, o álbum homônimo rendeu não só o topo das paradas musicais, mas uma intensa demanda por shows. O destaque, sem dúvidas, foi a apresentação gratuita de Liniker em Fortaleza, realizada na Praia de Iracema, durante o Festival Elos, que reuniu cerca de 50 mil pessoas.

 

Ludmilla apresentou o show da turnê
Ludmilla apresentou o show da turnê "Numanice" em Fortaleza no mês de outubro

Mulheres no topo

Com três álbuns lançados (2020, 2022 e 2024), "Numanice" se preserva como um dos trabalhos de maior destaque na carreira de Ludmilla. A produção, que celebra o pagode e samba, é uma das turnês mais rentável do País, comprovando a força de Lud para além do funk. Falando no ritmo, Anitta, ao lado do astro The Weeknd com "São Paulo", confirmou: o funk é nova trend da música urbana mundial. Já Iza, que teve sua vida pessoal recebendo mais atenção do que seu trabalho, foi capaz de se reconstruir aos olhos do público e marcou a edição de 2024 do Rock In Rio com uma das apresentações mais emocionantes do festival (realizada poucos dias antes do nascimento da primeira filha, Nala).

 

Com nova formação, banda Linkin Park retornou ao Brasil após sete anos em novembro de 2024
Com nova formação, banda Linkin Park retornou ao Brasil após sete anos em novembro de 2024

Ano do Rock

Popular nos anos 2000, a banda Linkin Park teve seu retorno triunfal em setembro, após sete anos em pausa. Com novo álbum e nova vocalista, a banda desembarcou no Brasil para dois shows que lotaram estádio em São Paulo. Quem também voltou, para a surpresa dos fãs, foi a banda Oasis - formada pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, que, até então, estão em trégua. Para além de shows solos, o Brasil recebeu inúmeras bandas e grupos nos festivais. No Rock in Rio, o "Dia do Rock" emocionou com as apresentações de Avenged Sevenfold e Evanescence. Em março, o Lollapalooza foi responsável por trazer Blink-182, The Offspring, Limp Bizkit, Nothing But Thieves, Phoenix e Pierce the Veil.

 

Cearense Vitoriano compartilha seus destaques na música em 2024
Cearense Vitoriano compartilha seus destaques na música em 2024

Luzes do Ceará

Destaco os grupos: Marimbanda, Nazirê – banda de reggae do Cariri –, e o Cheiro do Queijo, que mistura rap e palhaçaria. Alice Davi, uma artista promissora da cena cearense, e Mona Gadelha, que realizou o projeto “Mulheres Cantam Massafeira”.

Uma novidade no forró é a banda Brizeira, formada por mim, Nayra Costa e Juruviara, onde ano que vem iremos continuar firmes e fortes, pois o forró das antigas continua atual.

Um álbum que considero ter marcado 2024 foi “Songs of a Lost World”, do The Cure. O disco foi lançado de forma inédita pela banda após 16 anos em hiato.

Vanessa, A Cantora compartilha seus destaques na música em 2024
Vanessa, A Cantora compartilha seus destaques na música em 2024

Rap e forró

Este ano descobri a Duquesa, cantora de rap baiana. Estou mergulhando no universo de músicas autorais, trabalhando no meu álbum, e gosto da maneira como ela escreve e conta histórias. Quero passar essa mesma vibe para os meus fãs. Nisso, o álbum “Big D!!!!! Pt. 2”, da rapper, foi o que me chamou atenção em 2024.

Tive a honra de compartilhar a programação de três shows com Iara Pâmela, e sempre foi um sonho cantar com ela. Outro momento marcante nas apresentações foi no Festival Elos, do qual pude participar representando o forró e cantar ao lado de divas de gerações: Iara Pâmela, Bete Nascimento e Daniella Campelo.

O que você achou desse conteúdo?