Logo O POVO+
Grafite é arte, expressão e sociedade
Comentar
Vida & Arte

Grafite é arte, expressão e sociedade

Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

O grafite carrega consigo diversos atributos relacionados não apenas ao artista que o produz, mas também à sociedade e ao público que o observa nos muros, paredes e estruturas das zonas urbanas. Essa técnica é um meio de expressão de quem a pratica e, sobretudo, um instrumento de visibilidade social.

Para os grafiteiros, o grafite é uma oportunidade de mostrar ao mundo suas expressões e sentimentos mais genuínos por meio dos traços, cores e formas estampados no concreto das cidades. Emoções, desejos, identidades e lutas são exemplos de elementos transmitidos por meio desta arte, a partir do olhar do artista e do impacto gerado no público.

Para além das mãos que sacodem as latas de tinta, os olhos através dos quais o grafite é visto são parte importante nos processos dessa criação. O público consome o que está nos muros e é impactado pelas mensagens transmitidas pelos grafiteiros, mesmo que não queira, em um primeiro momento. Assim, o grafite ganha uma "releitura" a cada vez que é visto e interpretado por algum transeunte.

Em entrevista ao O POVO, feita em Libras, Odrus explica que é possível evidenciar narrativas e lutas sociais por meio do grafite. As causas pelas quais ele batalha e leva para as ruas das cidades são as da comunidade surda e da periferia.

"Lá no início, eu pensei comigo mesmo: 'eu sou surdo, e posso expressar por meio do grafite a causa da minha comunidade'. Foi aí que eu passei a adaptar minhas artes para aspectos que remetessem tanto a essa luta quanto a características da periferia", diz Odrus.Mãos, sinais da língua brasileira de sinais (Libras), letras, pessoas e animais são alguns dos elementos que predominam nos grafites de Odrus. Ele utiliza da técnica para mostrar ao público a presença de indivíduos surdos e periféricos em diversos espaços na cidade e na arte.

 

O que você achou desse conteúdo?