Logo O POVO+
Mães do Iprede exibem coleção de artesanato com a Catarina Mina
Vida & Arte

Mães do Iprede exibem coleção de artesanato com a Catarina Mina

Catarina Mina e projeto Vai Maria, do Iprede, fazem coleção inspirada em alpendres cearenses
Edição Impressa
Tipo Opinião Por
Coleção Alpendre é uma colaboração entre Catarina Mina e o projeto Vai Maria 
 (Foto: IGOR DE MELO/divulgação)
Foto: IGOR DE MELO/divulgação Coleção Alpendre é uma colaboração entre Catarina Mina e o projeto Vai Maria

Neste sábado, 10, os alpendres cearenses ganham destaque como inspiração de moda em coleção lançada com a marca Catarina Mina em parceria com o projeto Vai Maria, do Instituto Primeira Infância (Iprede).

"No sertão do Ceará, o alpendre já é casa. É lá que se dão os encontros, o observar do céu de noite, a espera do tempo do vento, o assunto com o vizinho, sentadas numa cadeira nessa conexão bonita entre o de dentro e o de fora, as artesãs gostam de tecer", comunica a fundadora e proprietária da marca Catarina Mina, Celina Hissa, em divulgação à imprensa.

A ideia de ter alpendres como inspiração remete também, para a marca, à partilha de saberes e encontros simples, como uma pausa para o café. Essa leveza combinou com a delicadeza do "Vai Maria", projeto que capacita mães, tias ou avós com filhos atendidos pelo Iprede.

Cândida Lopes, estilista e apoiadora do Vai Maria, diz: "O nome Alpendre carrega tantas lembranças bonitas. Ele remete àquela cena de sentar com as amigas, trocar conversas, tomar um cafezinho, rezar, cuidar das plantinhas, ver os cachorros e as galinhas correndo pelo quintal… Enfim, toda aquela delícia que é o alpendre nordestino".

Vai Maria e Catarina Mina

Vai Maria é um projeto com corte e costura como foco, em formações que acontecem durante um ano, sendo estruturado em etapas de estudo e criação. Segundo Cândida, a iniciativa surgiu a partir da percepção de que "as mães também precisavam ser assistidas".

A estilista conta que o Vai Maria tem grande valor afetivo: "O mais bonito de tudo é que, além de capacitá-las, o projeto oferece a oportunidade de que essas mulheres vivam do trabalho que aprenderam a fazer. Muitas seguem produzindo para a marca Vai Maria mesmo após o curso, recebendo por cada peça confeccionada".

Suane Vieira, 36 anos, é uma das mulheres que participaram do projeto em 2023, o que representou uma mudança positiva, que até hoje segue vinculada à iniciativa. "Eu não tinha nenhuma noção de costura ou qualquer experiência com artesanato. Tudo o que sei hoje aprendi, como costurar, cortar, desenhar, modelar, foi no projeto", explica.

Além do impacto econômico, ela conta ter sido um momento bom para si mesma: "O Vai Maria me ajudou emocional e pessoalmente. Antes do projeto, eu só me via como mãe — a 'Suane mulher' estava esquecida, lá no fundo da gaveta. Com o projeto, consegui me reconectar comigo mesma, com minha identidade como mulher. Hoje, estou empreendendo, gero renda para minha família e consegui montar meu próprio ateliê em casa".

Suane compartilhou sua experiência com amigas do Iprede, que também tiveram impacto positivo no processo. Uma das pessoas que ela conheceu foi Elizabeth Ribeiro, que viu no curso a chance de se tornar bordadeira, assim como sua avó. "Ela sempre tentou me ensinar a bordar, mas na época eu não quis aprender. Depois que ela faleceu, isso mexeu muito comigo — e foi então que decidi iniciar o curso".

Ela destaca que o projeto foi um momento de amor e reconhecimento: "Nos nossos encontros, enquanto bordamos e conversamos, rimos e compartilhamos histórias". "Muitas mulheres chegam tristes, passando por dificuldades — e ali, uma apoia a outra. Criamos um espaço de acolhimento e força, onde ninguém se sente sozinha. A parceria com Catarina Mina veio para nos mostrar que podemos ir além", acrescenta.

O lançamento ocorre neste sábado, 10, na loja da Catarina Mina, às 10 horas. Na quinta-feira, 15, às 20h30min, um novo momento de apresentação da coleção é realizado durante o DFB Festival, no Centro de Eventos, quando as peças vão estar pela primeira vez na passarela.

 

Coleção Alpendre

Apresentação da coleção

  • Quando: sábado, 10, às 10 horas
  • Onde: Catarina Mina (Rua República do Líbano, 540 - Meireles)

Desfile Catarina Mina

  • Quando: quinta-feira, 15, às 20h30min
  • Onde: DFB Festival (Centro de Eventos do Ceará)
  • Mais informações: @catarinamina e @vaimaria.iprede
O que você achou desse conteúdo?