De 27 a 31 de maio, o CineSolar, cinema itinerante movido a energia solar, chega a terras cearenses com exibições gratuitas.
Vindo do Rio Grande do Norte, a temporada cearense começa em Aracati, no dia 27 de maio, seguida por Beberibe, no dia 28, Amontada, no dia 29, Itarema, no dia 30, e se encerra em Paracuru, no dia 31.
A programação das sessões ainda não foi divulgada, mas, seguindo o padrão das demais sessões do mês, deverá começar com a primeira sessão de curta-metragens, seguida pela segunda sessão, com a exibição de filmes como “Moana 2”, “Elementos” e outras produções voltadas para o público infantil.
Atualmente, o projeto está circulando na versão Cine Solarzinho, em que a curadoria, o formato das cadeiras e as atividades complementares às sessões são pensados para crianças e adolescentes.
Além da entrada livre, os filmes contam com recursos de acessibilidade e há distribuição de pipoca.
Há mais de 10 anos na estrada, o projeto viaja pelo Brasil com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, levando, por meio da sustentabilidade, a sétima arte a localidades com acesso restrito à cultura.
Com dois furgões que captam a luz solar por meio de placas fotovoltaicas no teto, o projeto se responsabiliza por montar toda a produção: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, pipoca e a tela.
No interior do veículo, por meio de luzes coloridas, decoração com material reciclado e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma), o projeto também ensina, de forma lúdica, sobre o processo de transformação da luz solar em energia.
Com mais de 2.300 sessões realizadas em mais de 700 cidades atendidas, o projeto também tem caráter formativo, realizando oficinas sobre educação ambiental em escolas e instituições dos municípios por onde passa.