Na passarela da beleza e da valorização do que é nosso, mulheres lindas e investidoras em seu potencial criativo ampliam a moda cearense. Algumas herdaram lições de suas mães e avós, vocacionadas aos bordados, às tramas e aos desenhos do belo, e agora dão continuidade e expansão a essa herança. Outras se lançam, refugiando-se no silêncio da pesquisa, para emergirem abastecidas de conteúdo e inspiração, criando uma moda que combina sonhos e tendências, linguagem e símbolos, tradição e inovação. É nesse encontro entre negócios e passarelas que a moda do Ceará atravessa fronteiras, veste mulheres de todas as idades e estilos, e celebra a beleza de ser única.
Foi nesse universo que encontramos Camila Arrais, criadora da marca Randá, que produz preciosidades com bordados manuais, renda renascença, rechilieu e outras técnicas artesanais. Ela afirma: “São peças diferenciadas, exclusivas. Não fazemos moda, mas arte. Peças especiais, aliadas a uma modelagem moderna e perfeita. As mulheres amam esse trabalho, essa nossa dedicação. Por isso aderem e adquirem peças para os mais diversos momentos e para valorizar o corpo feminino.”
Na área da saúde, a médica e professora Erotildes Honório participou do Congresso sobre o Cérebro, reunindo profissionais de todo o Brasil e de diversos países da América Latina. Com uma presença marcante de especialistas — neuropsiquiatras, psiquiatras, ortopedistas, entre outros — o evento destacou o uso do canabidiol (CBD) no tratamento de inúmeras patologias. Segundo Erotildes, o canabidiol já vem sendo usado com resultados promissores em casos de depressão, ansiedade, autismo, Alzheimer, Parkinson e dor crônica. Ela ressalta que muitos pacientes dependem de medicamentos químicos que causam efeitos colaterais, e que o CBD representa uma alternativa mais leve e natural. Ainda assim, revela, há muito preconceito, tanto entre médicos quanto na sociedade em geral, por se tratar de uma substância derivada da maconha. “É uma janela de oportunidades para um tratamento mais eficaz e praticamente sem efeitos colaterais, que pode até substituir o uso de medicamentos químicos”, afirmou a médica.
No campo das memórias inesquecíveis, a empresária Celina de Castro Alves compartilhou sua experiência marcante no Hotel Belmond La Samanna, na ilha de Saint Martin. Segundo ela, o mar do Caribe com sua tonalidade azul-turquesa, as águas mornas e a areia branca criam um cenário que acolhe as emoções e desperta o romantismo. O serviço impecável, a gastronomia de alto padrão e a estrutura do hotel em meio a uma natureza deslumbrante fizeram desse lugar uma lembrança eterna.
O Rotary Club também ganha protagonismo com a eleição da cearense Milena Feitosa Souto como presidente do Rotary Club de Burgos, na Espanha (RC Burgos Evolución, Distrito 2201). Psicóloga de formação, Milena rompe barreiras ao ser uma das poucas mulheres a ocupar essa posição na história centenária da instituição, e também por ser brasileira entre uma maioria de representantes de outras nacionalidades europeias. Sua jornada no Rotary começou cedo, em 1994, quando fundou e presidiu o grupo Rotaract no Rotary Club Fortaleza Planalto. Filha de Lêda Maria Souto, a primeira mulher a ingressar no Rotary no Ceará, em 1990, Milena seguiu os passos da mãe, com uma trajetória marcada por liderança e compromisso social. A cerimônia de posse foi devidamente registrada, simbolizando a força de uma trajetória que une Fortaleza e Burgos, tradição e renovação.