Filas quilométricas, WhatsApps congestionados e vídeos que ultrapassam a casa dos milhões de visualizações foram situações vivenciadas por diversas confeitarias em Fortaleza, desde a última segunda-feira, 21.
Leia no O POVO | Confira mais notícias e opiniões sobre cinema
O motivo foi um fruto híbrido, coberto por brigadeiro branco de leite em pó e banhado em açúcar cristalizado, conhecido como Morango do Amor.
Desde o início desta semana, a versão gourmetizada da fruta se tornou febre nas redes sociais, com chefs de renome nacional apresentando suas receitas e influenciadores divulgando versões caseiras. A novidade rapidamente ultrapassou as telas dos celulares e passou a fazer parte do cardápio de diversas confeitarias no Brasil, que viram a demanda disparar.
Embora sua origem específica não seja documentada, tudo indica que a ideia nasceu da vontade de adaptar o clássico das festas juninas, a maçã do amor, para uma fruta menor, mais prática e igualmente deliciosa.
Criada nos Estados Unidos, a maçã do amor surgiu na década de 1950, quando um funcionário da Kraft Foods, chamado Dan Walker, descobriu a receita ao experimentar com os caramelos excedentes das vendas de Halloween. Ele derreteu os caramelos, mergulhou as maçãs, e a partir daí criou-se a tradição americana de caramelizar frutas.
Para Gabriela Portugal, uma das sócias-proprietárias da empresa familiar Dolce Divino, o motivo por trás da volta da tendência, anos depois, reside no sabor e na possibilidade de reprodução em casa que a receita apresenta.
"Ele tem uma mistura do crocante com o cremoso e esse 'barulhinho' gera desejo, sem falar no apelo visual sem igual", afirma Gabriela.
Fundada em 2016, há 9 anos, a confeitaria é especialista no ramo de morangos trufados em Fortaleza. "Estamos triplicando as vendas. Na segunda, vendemos 500 unidades, na terça, quase 1.500, e nesta quarta não temos ideia da quantidade ainda. Com a linha de produção que adotamos, conseguiremos produzir até dois mil morangos por dia", projeta.
Para Diogo Batista, um dos sócios-proprietários da Tortelê, para um bom Morango do Amor, o segredo reside justamente na gramatura e no padrão da fruta.
"A cobertura do morango é cristalizada, o que é algo já comum no mercado. Então, o nosso diferencial é a qualidade do brigadeiro branco que a gente faz, com ingredientes de primeira qualidade. Os nossos morangos também são selecionados por sua gramatura, criando-se um padrão", explica.
Nas redes sociais, o sabor cítrico da fruta que se funde com o caramelo é intensificado pela performance social que ronda o consumo. Além de pagar os valores que variam entre R$15 a R$20, é preciso filmar a mordida em câmera lenta, mostrar a crocância da crosta e capturar a textura do brigadeiro em preparo. Com diversos influenciadores compartilhando suas reações provando a iguaria, o fruto deixa de ser apenas um alimento e passa a ser identificado como um objeto de desejo coletivo.
Fundada há 17 anos por uma família apaixonada por confeitaria, a Tortelê segue no mercado há anos, indo em busca de acompanhar as diferentes tendências que surgem. Anualmente, eles realizam o Festival do Morango na época da safra da fruta, que, no Nordeste, costuma ter seu pico entre junho e agosto. Na ocasião, eles apresentam de 7 a 10 produtos novos com a fruta, tornando a empresa conhecida por ter morangos em diversos formatos em sua variedade de vitrine.
"O boom pegou agora, mas, na minha opinião, é algo temporário, que deve passar. Além disso, o preço do morango subiu 25% desde segunda-feira, 21, até esta quarta-feira, 23, com projeção de aumentar devido à alta procura. Esse aumento repentino deve chegar ao bolso do consumidor, o que, daqui a alguns dias, vai frear o consumo também", explica.
Em meio às diversas opções na cidade, o Vida&Arte apresenta confeitarias que entraram na corrida de produção da iguaria, além de oferecer o passo a passo secreto para aqueles que queiram driblar as filas e se aventurar na produção caseira do fruto caramelizado.
Faça o seu Morango do Amor
Ingredientes
Modo de preparo
1. Prepare o brigadeiro branco:
Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo até ferver. Continue mexendo por cerca de 10 minutos, até atingir o ponto de brigadeiro mole. Transfira para um refratário e deixe esfriar em temperatura ambiente por 4 horas, até estar totalmente moldável.
2. Prepare os morangos:
Lave os morangos e seque. Com as mãos untadas com manteiga, envolva cada morango com uma porção do brigadeiro, moldando para formar uma camada. Espete um palito de madeira na base de cada morango e leve ao freezer por cerca de 30 minutos, até ficarem firmes.
3. Faça a calda crocante:
Em uma panela, misture o açúcar, a água, o vinagre e o corante alimentício vermelho. Misture apenas no início, antes de ligar o fogo. Leve ao fogo baixo e deixe ferver sem mexer por 20 minutos, até atingir o ponto de bala dura. Para verificar o ponto, pingue um pouco da calda em um copo com água e gelo: se endurecer imediatamente e quebrar como vidro, está pronta.
4. Banhe os morangos:
Retire os morangos do freezer. Mergulhe um a um na calda ainda quente, girando para cobrir bem toda a superfície. Escorra o excesso e coloque sobre uma superfície untada com manteiga. Deixe esfriar até a calda endurecer.
Tortelê
Choko Brownie
Dolce Divino