A Caixa Cultural Fortaleza apresenta a exposição "Vivências do couro cearense: possibilidades de inclusão, arte e criação", em cartaz de 7 de outubro a 16 de novembro. A mostra celebra os 60 anos de ofício do Mestre Chico Belo, referência na arte em couro e na tradição sertaneja. Com programação gratuita e experiências imersivas, o público poderá conhecer selas, gibões, chicotes e arreios, além de participar de oficinas, rodas de conversa e exibição de documentário sobre a trajetória do artista.
Retrato de um Certo Oriente
O Cinema do Dragão relança nesta terça-feira, 14, às 19h40min, o longa "Retrato de um Certo Oriente", de Marcelo Gomes. Inspirado no livro homônimo de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, o filme acompanha a jornada de dois irmãos libaneses que deixam o Líbano em busca de um novo começo em Manaus, explorando temas como imigração, memória e afetos. A produção foi exibida em festivais como Rotterdam, Festival do Rio, Olhar de Cinema e Mostra SP.
Edital aberto
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está com inscrições abertas para o Edital de Cinema 2025 - Seleção Pública de Projetos para Patrocínio Cultural nº 01/2025. A chamada seleciona propostas de ocupação e circulação de ações artísticas em equipamentos culturais do Banco do Nordeste e em espaços parceiros em 2026. O valor total destinado é de R$ 6,2 milhões. Podem participar produtoras brasileiras, independentes ou não, desde que devidamente registradas na ANCINE.
Mostra de Artes da Maturidade
A partir desta terça-feira, 14, Fortaleza recebe a 1ª Mostra de Artes da Maturidade. O evento acontece até 16 de outubro no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e celebra os talentos artísticos de pessoas com mais de 60 anos, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. A programação é gratuita e reúne diversas linguagens artísticas, como teatro, música, dança, artes circenses, moda, performance e humor.